Plantas

Frutas do inverno: conheça as frutas típicas da estação

Você sabe quais são as frutas do inverno? Os alimentos típicos dessa estação do ano são saborosos e podem ser um incremento para a sua horta. As opções são nutritivas e ricas em vitaminas, oferecendo diversos benefícios à saúde, como fortalecimento do sistema imunológico e equilíbrio do sistema digestivo.

Por isso, qualquer dieta deve incluir frutas. Neste conteúdo, apresentamos algumas das frutas típicas do inverno. Também oferecemos dicas de cultivo para plantá-las em casa e ter um cardápio mais saudável no dia a dia. Ficou interessado? Então, continue a leitura para descobrir mais!

Quais são as frutas do inverno?

Em cada estação do ano, algumas frutas se desenvolvem mais, crescem em grandes quantidades, absorvem melhor os nutrientes do solo e são mais saborosas.

Por isso, costumamos dizer que essa é a “época delas”, quando são encontradas nos mercados e nas feiras em abundância, por preços mais atrativos.

Por ser a estação mais fria, é possível até pensar que a lista das frutas que dão no inverno não é muito grande. Porém, não é bem assim. A seguir, descubra quais são as frutas do inverno e saiba como cultivá-las em casa para ter uma safra saborosa à sua disposição nos meses de junho a agosto!

Morango

Este alimento queridinho nos lares brasileiros está entre as frutas do inverno mais populares. Ele se dá melhor com temperaturas mais frias e começa a brotar nas plantações entre julho e agosto.

O morango é rico em vitaminas A e C. Ele pode ser consumido tanto in natura quanto em preparações, como vitaminas, sucos, doces, bolos e outras sobremesas. Para plantar essa fruta em casa, você pode utilizar a parte da casca que contém as sementes. É recomendado utilizar morangos orgânicos, viu?

Basta colocar as lasquinhas de morango em um vaso cheio de terra enriquecida com húmus de minhoca. Em seguida, borrife água até o solo ficar úmido e repita esse passo todo dia. Em pouco tempo, você vai ter frutos fresquinhos para consumir em casa.

Goiaba

A goiaba é uma fruta riquíssima em vitamina C. Apesar de não ser tão famosa por essa característica quanto as frutas cítricas, a verdade é que ela conta com concentrações mais altas desse nutriente do que a laranja, por exemplo. Ela também possui boas dosagens de fibras e vitamina A.

Perfeita para fazer sucos, vitaminas e sorvetes, a goiaba é docinha e deliciosa para o consumo in natura. O melhor é que não é tão difícil cultivá-la em casa. Você pode retirar as sementes de uma fruta madura e utilizá-las para plantar um pé de goiabeira.

Para isso, encha um vaso com uma camada de solo poroso enriquecido com calcário e matéria orgânica. Depois, faça buracos na terra e posicione as sementes. Em seguida, cubra com um pouco mais de terra. A goiaba precisa de regas diárias e meia-sombra para se desenvolver.

Abacate

O abacate está entre as frutas do inverno cada vez mais populares nas dietas. Rico em gorduras boas, ele ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue. No Brasil, essa opção é muito consumida na forma doce. Contudo, vale experimentar receitas salgadas, como o guacamole mexicano.

Se você se pergunta o que plantar no inverno, aposte no abacate sem medo e tenha a fruta fresquinha no quintal de casa. O primeiro passo é tirar o caroço de um fruto maduro e espetar três palitos nele. Submerja-o em um copo de água parcialmente para dar início à germinação.

Em seguida, deixe o copo descansar perto de uma janela até o broto surgir, o que deve levar entre duas e quatro semanas. Quando atingir cerca de 15 cm de altura, leve a muda para um vaso com terra. Com o tempo, os primeiros frutos de abacate vão aparecer.

Tangerina

Entre as frutas do inverno, a tangerina (conhecida como bergamota ou mexerica) está no topo do ranking das mais amadas pelos brasileiros. Ela está presente durante todo o ano. Porém, as safras atingem o ápice de sabor e nutrição na estação mais fria do ano.

A tangerina é rica em substâncias antioxidantes, além de melhorar a absorção de ferro pelo organismo e conter fibras que regulam o trânsito intestinal. Por isso, ter um pé de mexerica em casa é uma ótima ideia para consumi-la fresquinha!

Confira o passo a passo de como plantá-la: retire as sementes de uma tangerina e deixe-as secando ao sol. Em seguida, plante a muda em um vaso com terra adubada, com uma profundidade de 2 dedos. Cubra com um pouquinho de terra e espere. Entre 10 e 15 dias, o pé deve começar a germinar.

Gostou de descobrir mais sobre as frutas do inverno? Além dos exemplos acima, outras opções abundantes nessa estação do ano são: maçã, banana, caju, kiwi, maracujá e uva. Acesse o site da Petz e encontre todos os materiais necessários para iniciar o cultivo e saborear alimentos frescos e deliciosos nos meses mais frios. Conheça!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Como o Eucafluff® torna o tapete higiênico do seu pet mais sustentável?

Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…

9 horas ago

Mundo dos roedores: conheça os tipos de camundongos

Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…

13 horas ago

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

2 dias ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

3 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

4 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

4 dias ago