A estação mais florida do ano também oferece alimentos naturais deliciosos, possibilitando combinar uma dieta leve e nutritiva com o clima ameno dessa época. As frutas da primavera são ótimas opções para uma alimentação equilibrada e muito saborosa.
A boa notícia é que muitas das frutas da primavera podem ser cultivadas em casa! Afinal, nada melhor do que ingerir um alimento fresquinho, não é mesmo? Para ajudar você a ter essas maravilhas no seu quintal ou no seu jardim, o blog Petz preparou um conteúdo exclusivo sobre o tema. Confira a seguir.
A estação que mais nos faz lembrar de frutas é o verão, pois as altas temperaturas combinam com o frescor oferecido por esses alimentos. Porém, saiba que as demais estações do ano também oferecem opções maravilhosas e que não podem faltar na sua fruteira.
Pensando nisso, você sabe quais são as frutas da primavera no Brasil e quais delas podem ser cultivadas em casa? Confira a listinha que separamos com algumas das opções oferecidas pela estação das flores!
A ameixa é uma das opções de frutas da estação. Fonte de vitaminas e minerais indispensáveis para nos mantermos saudáveis, como o complexo B, ela é um poderoso antioxidante para o nosso organismo. Além disso, é uma grande aliada para a saúde dos sistemas digestivo e neurológico.
Muito saborosa, essa pequena fruta é a estrela de receitas incríveis, além de ser consumida como um lanche da tarde, já que oferece sensação de saciedade rapidamente. Sabe qual é a melhor notícia? Ela pode ser cultivada em um vasinho de plantas e mantida no seu jardim!
Para isso, basta envolver a raiz da muda com um pano úmido e deixá-la assim por alguns dias, até o início do plantio. Após esse período, prepare um vaso com uma camada fina de cascalho e terra de envasamento. Atenção: é importante que a terra não tenha sido adubada ou fertilizada recentemente.
Depois, é só retirar o pano úmido da muda, separar gentilmente os fios mais jovens da raiz e empurrá-los profundamente na terra. Agora, é só manter uma frequência constante de rega para as frutas se desenvolverem bonitas.
Entre as frutas da estação, também temos o abacaxi pérola. Docinho, ele é perfeito para ser consumido puro ou em receitas refrescantes, como sucos, bolos e afins. Fonte de vitamina A, B e C, além de fósforo, sódio, cálcio e ferro, esse alimento é um grande aliado para a nossa saúde, especialmente no aumento da imunidade.
Com essa fruta da primavera, você pode preparar a sua saúde para as estações seguintes, que costumam afetar o sistema imunológico por serem mais frias. Então, que tal plantar o abacaxi em casa e ter essa fruta sempre à mão?
Para isso, é muito simples: retire a coroa de um abacaxi e deixe-a secar por uma semana. Depois, coloque-a em um recipiente com água e espere as raízes crescerem. Passe-as para um vaso de 15 cm e cubra-as com terra e 30% de adubo.
Pronto! Você já tem o seu pezinho de abacaxi. Agora, é só manter o vaso em um ambiente quente (acima de 18ºC) e regá-lo com frequência. Você pode deixá-lo ao sol por alguns dias, mas o ideal é posicioná-lo em um local com incidência de luz indireta.
O abacate é outro grande aliado à saúde presente na lista de frutas da primavera. Poderoso antioxidante, ele conta com vitaminas e minerais que protegem, principalmente, os olhos. Além disso, ele possui ácido graxo monoinsaturado oleico, que contribui para a sensação de saciedade.
Já pensou em fazer guacamole ou vitamina com o abacate do seu jardim? É possível cultivá-lo em um vaso. O processo de plantio é bem semelhante ao do abacaxi: é preciso deixar o caroço na água até ele desenvolver raízes. Para isso, espete alguns palitos ao redor dele, impedindo-o de afundar no líquido.
Com a raiz desenvolvida, plante-o em um vaso grande e mantenha parte do caroço fora da terra. É importante contar com uma manta para proporcionar uma boa drenagem da água. Além disso, a terra deve ser rica em matéria orgânica.
A tangerina é outra fruta muito fácil de encontrar na primavera. Ela é rica em água, vitamina C e minerais, como fósforo, cálcio e magnésio. Além de ajudar na reposição de líquidos, ela é muito utilizada para solucionar a prisão de ventre e aumentar a imunidade.
Para tê-la em casa, utilize pedras para forrar um vaso com furos no fundo, impossibilitando o acúmulo de água. Em seguida, coloque a terra adubada e enterre as sementes. Atenção: elas precisam ser lavadas, sem a película que as envolvem, e plantadas com as pontas para cima.
Para ter um bom resultado, escolha um local ensolarado para o vaso e faça a poda dos botões que brotam ao longo do caule, além de retirar galhos mortos e quebrados. Por fim, não deixe de regar, mas tenha cautela com o volume de água.
Então, que tal aproveitar essa época do ano para plantar verduras, legumes e frutas da primavera? Para mais conteúdos como este, confira as nossas outras publicações no nosso blog!
Agora, se estiver precisando de algumas sementes e utensílios de jardinagem, confira o site da Petz. Lá, você encontra diversos produtos por precinhos interessantes à distância de um clique!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…