Curiosidades

Floriografia: uma forma de comunicação vitoriana

Publicado em 27 de julho de 2024

Tempo de leitura: 5min

Com tantos emojis, avatares e figuras usados na atualidade para descrever sentimentos, quem diria que as flores já foram usadas para tal objetivo? Essa forma de comunicação recebeu até um nome: floriografia!

Rosas brancas no jardim.

Em uma época em que algumas palavras eram socialmente proibidas de dizer, a linguagem das flores veio salvar os casais apaixonados, principalmente para aqueles cujo namoro não era permitido — em verdadeiro estilo Romeu e Julieta.

História da floriografia

O que é floriografia? É a arte de comunicar-se por meio de flores. Apesar de ser muito antiga, foi em meados do século XVII que o Rei Carlos II da Inglaterra levou a linguagem secreta da Pérsia para a Europa.

No reinado da Rainha Vitória da Inglaterra, foram instituídas várias regras sociais. Dentre elas, destaca-se a de não falar ou expressar qualquer ideia que levasse ao romance, principalmente de casais de famílias inimigas.

Assim, para fugir da proibição, algumas pessoas começaram a utilizar a floriografia para se comunicar e para revelar sentimentos em segredo. Em 1818, foi publicado o primeiro dicionário sobre o assunto, o Le Langage de Fleurs. Depois dele, vieram muitos outros.

Como acertar na hora de dar flores para alguém

Quem assistiu ao desenho animado Emoji: o filme, viu a confusão que dá ao trocar um desses símbolos por outro com significado totalmente diferente. Isso também acontece com as flores!

Para não cair em uma cilada ao dar esse tipo de presente para alguém, é melhor conhecer o significado de cada flor. Algumas são bastante conhecidas, como as rosas vermelhas. Outras, no entanto, não têm significados tão explícitos. Veja os símbolos mais comuns a seguir.

Rosa

Não teria como começar a falar sobre floriografia sem citar as rosas vermelhas. O significado delas é o mais conhecido: amor, paixão, sedução, desejo. Elas são as mais tradicionais como presente para a pessoa amada.

Porém, a rosa vermelha, em algumas religiões, está ligada ao sangue derramado pelos profetas. No Cristianismo, ela é o cálice que recolheu o sangue de Cristo enquanto ele estava crucificado. No Islamismo, é o sangue do Profeta Maomé e de seus filhos.

Existem muitas outras cores de rosas, cada uma com um significado. A branca simboliza pureza, inocência e humildade; a amarela significa alegria, amizade e lealdade; a rosa representa carinho e simpatia; por fim, a laranja exprime felicidade e encanto.

Orquídea roxa.

Orquídea

Sobre a orquídea, a linguagem secreta das flores diz que ela simboliza a fecundação, a sexualidade e a virilidade. O nome em latim é orchis que, traduzindo para o português, significa testículo.

Na antiga Grécia, a simbologia era tão forte que os homens costumavam comer orquídeas com raízes grandes para serem mais viris. Supostamente, isso aumentaria as chances de eles terem filhos também do sexo masculino.

A planta também é símbolo de beleza, delicadeza e elegância. A perfeição das pétalas é extremamente chamativa. Por isso, a flor é clássica na simbologia da feminilidade e da sedução.

Assim como ocorre com as rosas, dependendo da cor, há diferentes significados das flores: a orquídea rosa significa sensualidade aflorada; a amarela representa felicidade, alegria e prosperidade; a branca simboliza amizade sincera; e a lilás exprime espiritualidade e dignidade.

Violeta

A violeta é uma das plantinhas mais versáteis na floriografia. Ela é dada como lembranças em casamentos e outras festas. Além disso, surpreende com a grande capacidade de manter as flores mesmo quando o tempo/clima não é favorável.

Assim, a violeta é símbolo da resistência, da capacidade de adaptação e da resiliência. Ela demonstra tudo isso com flores delicadas e coloridas, representando suavidade mesmo nas adversidades.

Tulipa

Esse exemplar é famoso na história da Holanda, mas tem origem no Oriente Médio, onde foi o símbolo do Império Otomano. Nesse momento, ocorreu a “Era da Tulipa”, período de grande prosperidade desse domínio. Assim, a flor significa prosperidade, nobreza e riqueza.

No entanto, para os holandeses, que difundiram a tulipa pelo mundo, o significado é bem diferente. Quando ela chegou à Holanda, teve um sucesso estrondoso e passou a ser extremamente cara, a ponto de custar mais do que dez vezes o salário anual de um artesão!

Contudo, como era inviável manter esse preço, logo os valores da flor despencaram. Os produtores tiveram um grande prejuízo, o que levou a uma enorme recessão na época. Por isso, nessa cultura, a tulipa simboliza a brevidade das coisas: tudo um dia passa.

Cravo

O cravo talvez seja a flor com a simbologia mais diferente conforme as variadas cores. A flor vermelha significa paixão, amor profundo, afetuosidade e fascínio. Inclusive, diz a lenda que se alguém presenteia a pessoa amada com esse exemplar e recebe um amarelo de volta, teve o pedido amoroso negado.

Além disso, a flor amarela também é chamada de “cravo de defunto”, pois é muito usada nos velórios para espantar moscas. O cheiro é extremamente ruim para os insetos.

Cravo recebendo a luz do sol.

Sem sombra de dúvidas, a floriografia é um assunto muito interessante! Se você ficou animado e deseja produzir alguma (ou algumas!) dessas flores em casa, conte com as lojas da Petz nessa empreitada! Nas unidades, você encontra tudo para jardinagem. Confira!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog