O outono finalmente chegou! Essa época do ano, diferentemente do que muitas pessoas pensam, é perfeita para o cultivo de plantas específicas. Por mais que não seja como na primavera, garantimos que é possível encontrar flores de outono para embelezar o jardim ou ambientes internos da sua casa.
Afinal de contas, assim como no Reino Animal, as espécies plantas se adaptam a diferentes temperaturas e territórios. Por isso, é completamente natural que algumas prefiram períodos de sol mais curtos e noites mais longas — que é justamente o que ocorre no outono.
Logicamente, os cuidados com as flores para plantar no outono são diferentes daqueles que surgem durante o verão ou a primavera. Desse modo, é importante se inteirar sobre as características das espécies em questão se quiser ter um jardim sempre vivo e bonito.
Para ajudar você a lidar com as plantas nessa época do ano, o blog da Petz preparou uma lista com algumas das principais flores de outono. Dessa forma, você poderá conhecê-las ao máximo e oferecer todos os cuidados necessários para seu desenvolvimento sadio.
Antes de qualquer coisa, é importante conhecer algumas características gerais das flores de outono. Para isso, deve-se considerar que essa é a época do ano em que o sol aquece de maneira gradual e os ventos são constantes. Além disso, as temperaturas ao longo do dia são bastante variáveis.
O outono costuma durar do final de maio até o final de junho. Muitas plantas, inclusive, costumam poupar energia durante essa época como um preparo para o inverno. Não é o caso, porém, das flores de outono, que você conhecerá nos tópicos a seguir:
A margarida certamente é uma flor bastante popular entre os jardineiros. Caracterizada por pétalas brancas e um miolo vermelho, ela é cultivada aos montes em jardins e canteiros. Além das suas cores alegres, a margarida preenche qualquer espaço com um aroma bastante agradável.
Por se tratar de uma plantinha bastante delicada, a margarida costuma apreciar temperaturas amenas (como as do outono). Afinal de contas, suas pétalas podem ressecar com muita facilidade se forem expostas ao sol intenso. Por esse motivo, deve-se cultivar a flor em um local sombreado do jardim.
Outro ponto importante diz respeito à adubação. A margarida precisa receber nutrientes de forma contínua. Por isso, faça a reposição de adubo regularmente. As regas não devem ser exageradas, pois a flor não gosta de solo encharcado. Aliás, é necessário que a terra seja bem drenada.
De nome meigo, essa pequena espécie também tem uma alta capacidade de embelezar qualquer ambiente. A flor beijinho é uma planta ornamental cultivada em muitos lugares do mundo. Ela pode ser cultivada tanto em jardins quanto em vasos ou canteiros.
Essa flor é conhecida por suas diversas cores, dentre as quais podemos destacar: rosa, roxo, vermelho, laranjas, branco e muito mais. Seu florescimento é anual e costuma surgir no início do outono em regiões mais frias. Ela deve ser replantada frequentemente a partir de caules antigos.
Além disso, vale destacar que essa flor é comestível e muito usada na gastronomia. Suas folhas não devem ser ingeridas, mas as pétalas sim. A planta costuma complementar saladas, sobremesas e muitas outras receitas. Sendo assim, essa é uma ótima opção para seu jardim de outono.
Outra planta perfeita para o cultivo no outono é a calêndula amarela. Ela deve ser plantada em meses mais frios, pois são mais resistentes a baixas temperaturas (incluindo geadas, que são muito comuns nessa época do ano). A calêndula se destaca por sua cor amarelada e muito vibrante.
No que diz respeito ao solo, essa é uma planta que precisa de muita matéria orgânica para se desenvolver, principalmente em locais arenosos. Solos secos, inclusive, devem ser irrigados profundamente. Isso deve ocorrer, principalmente, nos primeiros dias após o plantio.
Depois que a flor tiver se estabilizado no solo, basta irrigar a terra de modo que os dois ou três primeiros centímetros estejam úmidos. Além disso, é importante remover pétalas secas ou outras partes mortas da planta. Assim, você consegue mantê-la bonita por mais tempo.
O cravo também está entre as flores da estação outono mais populares. Essa planta adora as temperaturas amenas e o clima seco da estação aqui no Brasil. Além disso, qualquer jardineiro se beneficiará bastante da grande variedade de cores oferecida por essa flor.
Você poderá cultivar seus cravos tanto em jardins quanto dentro de casa, em vasos ou canteiros. Isso porque a flor não gosta de tomar sol de forma exagerada. Sendo assim, as sombras são sempre bem-vindas para o desenvolvimento desta planta.
Também é importante não irrigar o solo em que os cravos estiverem plantados com muita frequência. A terra deverá estar sempre úmida, mas nunca encharcada. Do contrário, as flores podem não crescer como o esperado.
Sabendo quais são as principais flores de outono, temos certeza de que será muito mais fácil dar vida ao seu jardim nessa época do ano. Fique de olho no blog da Petz para mais conteúdos sobre paisagismo e jardinagem!
Muitos tutores adoram pegar no pé (literalmente) de seus cães para sentir seu cheiro. Essa…
Ouvir o canto dos pássaros após uma longa noite de descanso é saber que o…
Ao decidir adotar um gato, é normal ficar muito empolgado, mas indeciso na hora de…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…