como plantar coqueiro no vaso meio
A flor amor-perfeito é uma planta da família Violaceae. Esse nome lhe parece familiar? Se sim, você acertou! Ela é parente das violetas e também tem cores bem exuberantes.
como calcular pedras para jardim interna
Essa semelhança vai além da coloração das pétalas, pois a facilidade de cuidados também é parecida. Com as dicas abaixo, você terá uma planta florida o ano todo. Confira!
Conta uma lenda grega que a flor amor-perfeito foi um presente de Zeus para uma amante. Ela havia sido transformada em uma novilha para evitar o ciúme de Hera, a esposa do deus.
Sendo um animal, a amante poderia ficar sempre ao lado do amado sem despertar a ira da esposa. Para melhorar a dieta da amante, Zeus resolveu criar as flores mais belas e coloridas, dando a elas o nome de amor-perfeito.
Já na Inglaterra, a planta era usada para fazer uma poção do amor. Acreditava-se que, ao colocar o líquido nos olhos de alguém que estivesse dormindo, essa pessoa se apaixonaria por quem visse primeiro ao acordar. Muitos acreditam que essa foi a inspiração de Shakespeare para a obra Sonhos de uma noite de verão.
O nome da flor amor-perfeito já diz muito sobre o que ela significa. Além de ser perfeito, o amor de quem presenteia com a planta é romântico e com desejos de que seja duradouro.
A flor do amor ainda é um símbolo da glorificação no trabalho. Na mitologia grega, ela também foi associada a Atena (ou Minerva), deusa da sabedoria, das artes e da estratégia militar.
Em francês, o nome dessa linda flor significa pensamento. Os homens davam a planta às amantes quando saiam para longas jornadas como forma de garantir que o amor não caísse no esquecimento. Romântico, não é?
Para ter uma flor amor-perfeito exuberante, você precisa conhecer o habitat natural da planta. Ela vem de regiões da Europa e da Ásia com climas amenos, nem muito quentes, nem muito frias. Por isso, ela se dá muito bem em algumas partes do Brasil.
Sabendo a origem da planta, você deve ter notado que ela não gosta de extremos. Por isso, o equilíbrio nos cuidados é a chave para o sucesso do plantio e para que a floração seja perene.
O solo ideal para o amor-perfeito é levemente ácido, com pH entre 5,5 e 6,0. Além disso, ele deve ser bem-drenado, permitindo um bom escoamento do excesso de água das regas, além de fértil e rico em matéria orgânica.
Por falar em água, regue regularmente o amor-perfeito, porque ele é muito sensível à falta de umidade. A temperatura ideal é entre 15 °C e 25 °C. Caso sua região não se encaixe nesse padrão, considere manter a planta dentro de casa.
Com relação à luminosidade, essa colorida planta adora a luz solar, mas não suporta o calor excessivo. Por isso, procure manter o vaso em um local que receba a luz do sol de forma indireta.
A torênia, ou amor-perfeito-de-verão, é uma variedade mais resistente ao calor. Por isso, ela pode ser cultivada no Norte do país, por exemplo, sem sucumbir nos dias mais quentes.
A planta amor-perfeito-de-verão tem flores aveludadas com cores intensas que variam do roxo ao creme, passando pelo lilás, pelo amarelo e até pelo azul. Ela chega a 30 cm de altura e prefere ficar em meia sombra.
O amor-perfeito não é uma planta muito exigente. Com os cuidados simples citados, ele vai se desenvolver e florir, embelezando sua casa e alegrando toda a família!
Caso opte por plantá-lo em casa, você vai precisar de alguns itens básicos, como um vaso ou uma jardineira, as sementes da flor da cor que desejar e o solo, que deve ter as características descritas acima.
Os vasinhos de amor-perfeito e os demais itens, você encontra em lojas especializadas em produtos para jardinagem, como a Petz. Após adquiri-los, é hora de colocar a mão na massa — ou melhor, na terra!
O amor-perfeito não cresce muito, atingindo no máximo 30 cm de altura. No entanto, assim como todas as plantas da família Violaceae, ele costuma ser largo, com muitas folhas e flores para todos os lados.
Por isso, o espaçamento entre as sementes de amor-perfeito deve ser considerado em relação à largura. Sendo assim, não se espante, pois a distância entre elas deve ser de 20 cm a 30 cm.
Lembre-se de que a planta gosta de luminosidade; então, deixe as sementes em um local bem iluminado. Regue sempre para manter o substrato úmido, mas com cuidado para não encharcá-lo. Em três ou quatro semanas, as sementes germinarão e as novas mudas aparecerão com todo o vigor!
A primeira florada pode surgir, em média, em até 130 dias. Para manter a planta sempre florida, faça a adubação mensalmente, retire as folhas secas e com manchas e atente-se à regra da luz e do sol.
Gostou de aprender tantas curiosidades sobre a flor amor-perfeito? Visite as lojas da Petz e adquira todos os itens de jardinagem que você precisa para cuidar dessa e de outras plantas!
Se existe uma coisa que o brasileiro faz muito bem, é usar a criatividade. Foi…
Alguns gatos são divertidos e adoram brincar. Porém, quando eles apresentam alterações no comportamento, é…
Todo vegetal precisa da luz do sol para fazer a fotossíntese e, assim, obter alimento.…
Vários motivos podem fazer um cão apresentar tremores. Fatores como frio, ansiedade ou excitação são…
A personalidade do Maltipoo é resultado da mistura entre Maltês e Poodle. Essa combinação resulta…
Talvez você nunca tenha ouvido falar dele, ou talvez já o conheça, mas quer saber…