Quando o assunto é cultivo de plantas, o uso de produtos que auxiliam o crescimento e a saúde das plantinhas é recomendado tanto por jardineiros experientes quanto iniciantes. No entanto, ao ler sobre o tema, uma dúvida vem à tona: qual é a diferença entre adubo e fertilizante?
Preparamos um artigo explicando a função do fertilizante e do adubo, além de trazer dicas e curiosidades a respeito de cada um desses produtos. Assim, você pode ter uma horta com verdinhas sempre saudáveis e lindas.
Não sabe o que é fertilizante? O composto é uma substância inorgânica, aplicada no solo ou nos tecidos vegetais para ajudar a fixar nutrientes essenciais, como carbono, hidrogênio e oxigênio. Além disso, o produto conserva a planta por mais tempo e melhora a produção na agricultura.
Os nutrientes podem ser divididos em macro e micro. O primeiro possui carbono e oxigênio, geralmente utilizado para quem tem muitas plantas. O segundo possui zinco, fósforo, ferro e cobre, indicado para menos plantas.
Esses fertilizantes podem ser utilizados diretamente no solo ou por irrigação e pulverização. Além disso, podem ser orgânicos, de origem natural, ou até inorgânicos, em que a extração é obtida a partir de minerais ou refinos do petróleo.
Não sabe o que é adubo? O composto é um alimento feito para o solo. É a compostagem natural, feita com produtos de origem vegetal ou animal. Por esse motivo, é ideal para quem deseja plantar de forma sustentável. Há diferentes tipos de adubo para finalidades diversas.
NPK é um tipo de adubo que ajuda a planta a crescer rapidamente, pois possui nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K) na composição. O primeiro é responsável pelo crescimento e pelo fortalecimento de caules, folhas e raízes. O segundo é responsável pela formação de fotossíntese. O terceiro garante o fortalecimento dos tecidos vegetais.
Existem diversas opções de adubo NPK no mercado, entre eles, o granulado e o líquido. Além disso, há outros tipos de adubo. Cada um atende a diferentes tipos de plantas. O NPK 4-14-8 e 08-09-09 é ideal para manter as suculentas verdes e fortes.
As minhocas são essenciais para a drenagem e a qualidade de vida das plantas. No entanto, não é fácil de encontrar, principalmente em regiões urbanas.
Nesse caso, optar pelo húmus de minhoca é uma excelente escolha. Isso porque, além de ser versátil e natural, o composto pode ser aplicado em todo tipo de planta, sendo ideal para os iniciantes em jardinagem.
Outro composto versátil é o esterco. Fácil de encontrar, é só misturar esse adubo com terra que as plantinhas aproveitam todos os nutrientes e benefícios que só os fertilizantes orgânicos podem oferecer.
Rica em fósforo e cálcio, a farinha de ossos é excelente para regularizar o pH da terra. Diferentes tipos de plantas usufruem dos benefícios que esse composto traz. No entanto, o processo de fortalecimento e saúde das plantas pode demorar um pouco mais, quando comparado com outros adubos.
Depois de conhecer um pouco sobre esses produtos essenciais para o cuidado e o bem-estar das plantinhas, é hora de descobrir a diferença entre adubo e fertilizante. Derivado de matéria orgânica, o adubo é um composto natural que auxilia na nutrição do solo. Já o fertilizante nutre a parte visível da planta.
Sendo assim, ambos oferecem propriedades parecidas, mas agem de modo diferente: o adubo age no solo e o fertilizante age na superfície da planta. Essa é a diferença entre adubo e fertilizante.
Ambos podem ser utilizados nas plantinhas. No entanto, é importante estar atento às orientações da embalagem, já que o excesso de nutrientes prejudica e pode até matá-las.
Ao seguir as orientações de acordo com o tipo de plantinha, você garante que ela germine, produza folhas, sementes e até frutos, deixando o seu lar e seu jardim mais bonito e esverdeado.
Sabendo a diferença entre adubo e fertilizante, pode surgir a dúvida se o fertilizante e o agrotóxico são sinônimos. Na verdade, apesar de ser uma substância inorgânica, o fertilizante tem a função de estimular a superfície e o solo da planta.
O agrotóxico protege as plantas de possíveis pragas, fungos e insetos que podem prejudicar a colheita. Além disso, é bastante usado na produção agrícola, enquanto o fertilizante pode ser usado tanto em lares quanto em grandes campos.
Independentemente do que você escolheu plantar, na Petz, encontra acessórios que facilitam o cultivo e tornam esse momento ainda mais incrível. Depois de descobrir a diferença entre adubo e fertilizante, que tal fortalecer a sua horta com esses supernutrientes? Acesse nosso catálogo!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…