Bonita, colorida, com lindas flores e uma bela folhagem, a cyclamen atrai os olhares de todos. Por isso, não é de se estranhar que muita gente deseje ter essa plantinha em casa para decorar o ambiente e encantar as visitas.
Se você sempre desejou ter um exemplar, mas não sabe como cuidar de uma, não se preocupe! Separamos algumas dicas infalíveis para manter sua plantinha encantadora e saudável por mais tempo.
Cyclamen, ciclame, ciclame-da-pérsia… Muito popular, ela parece ganhar apelidos por onde passa. Na verdade, trata-se de um gênero que compreende diferentes espécies de plantas. As mais conhecidas são a Cyclamen Graecum e a Cyclamen Persicum. Mas, por serem muito parecidas, precisam exatamente dos mesmos cuidados.
Acredita-se que essas espécies sejam originárias da Grécia. Graças a sua beleza e versatilidade, elas foram exportadas para todo o mundo, e hoje é facilmente encontrada em quase todos os continentes!
Atualmente, ela pode ser encontrada em muitas lojas especializadas, como a seção de jardinagem da Petz.
É uma planta baixa e rasteira, atingindo cerca de 20 cm de altura, e se espalha em pequenas moitas. Trata-se de uma planta delicada, que se dá melhor em vasos do que em jardins abertos, sendo muito indicada para interiores.
Sua floração ocorre no inverno, entre março e outubro. No entanto, é uma planta perene, isto é: com os cuidados adequados, poderá encantar sua casa por muitos anos. Para os tutores de pets é necessário cuidado! A cyclamen pode ser tóxica, e não deve ser ingerida por cachorros ou gatos.
Devido sua beleza e delicadeza, ela é muito associada à paz interior e à reflexão. Sendo assim, se você se pergunta, sobre a cyclamen, “para que serve?”, saiba que ela é ideal para locais dedicados à concentração e relaxamento, como escritórios, bibliotecas, sacadas ou salas de estar.
Por suas características introspectivas, é muito usada como presente para pessoas que passam por momentos difíceis, especialmente o luto. Geralmente, estimula a se admirar o lado bom da vida, atraindo energias positivas.
Além de encantadora, é uma planta de fácil trato. Com todos os cuidados da cyclamen em dia, belas flores brotarão durante todo o inverno. Sua folhagem ornamental também é muito charmosa, e vai garantir um toque extra na decoração de sua casa.
Trata-se de uma planta de meia sombra, que prefere ambientes mais frescos. Por isso, é ideal para sacadas e janelas, contanto que não receba luz direta. A recomendação é deixar o vaso de cyclamen à meia sombra, com uma iluminação difusa e em um ambiente ventilado.
Deve-se regar em abundância, porém sem encharcar, deixando a terra úmida e sem excesso no pratinho. Durante as épocas mais frias, recomenda-se regar duas vezes por semana. Já nos dias mais quentes, a rega pode ser feita uma vez a cada dois dias.
Na dúvida, é melhor pecar pela falta de água que pelo excesso, visto que muita umidade pode matar a planta. A rega deve acontecer cedo, durante a manhã, ou após o pôr do sol, e nunca durante a hora mais quente do dia. Isso pode queimar a planta.
Uma dica importante: na hora de regar, molhe apenas o substrato, e evite água nas folhas e flores. Assim, sua planta ficará segura de fungos e parasitas!
Geralmente, já são comercializados com o substrato correto, rico em matéria orgânica e com um bom sistema de drenagem para que não acumule água. Se for preparar o substrato, misture terra, adubo e casca de pinus. Para adubar, é recomendado utilizar fertilizantes preparados por profissionais, como o NPK 4-14-8.
E aí, tirou suas dúvidas sobre a cyclamen e como cuidar dessa planta? Aproveite para saber mais informações sobre o fabuloso mundo da jardinagem aqui, no blog da Petz. Acompanhe nossas publicações!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…