Conheça a rosa-do-deserto preta e sua beleza singular!
Publicado em 27 de outubro de 2024Tempo de leitura: 4min
A cor preta natural em flores não é algo que se vê todo dia! De rara beleza, a rosa-do-deserto preta tem sido cobiçada no Brasil por sua aparência exótica e pela raridade. Quer conhecer mais sobre essa planta? Então, continue a leitura!
A rosa-do-deserto comum tornou-se a planta queridinha dos jardineiros, amantes da jardinagem e paisagistas. Imagine, então, uma flor-do-deserto preta! É garantia de muitos elogios!
Rosa-do-deserto: lendas e significados
Uma planta tão exótica só poderia estar rodeada de muitas lendas e mistérios. Originária de regiões desérticas, como o próprio nome sugere, ela se desenvolve com muita vivacidade e diversas cores.
Uma das histórias mais conhecidas dessa planta é a de um Sheik árabe que tinha 12 esposas e dava para elas tudo o que o dinheiro poderia comprar. Quando perdeu sua fortuna, saiu andando pelo deserto à procura de outro presente.
Deparando-se com a flor de rara beleza, encantou-se com ela e a levou para as esposas. Sendo assim, a rosa-do-deserto é o símbolo do amor puro, verdadeiro e sem interesse financeiro.
Além desse significado, a flor simboliza um sinal divino para aqueles que estavam perdidos no deserto. Ela representa que, mesmo nos momentos mais difíceis, é preciso ter força para seguir em frente.
Como cuidar da rosa-do-deserto?
Seja para a variedade da rosa-do-deserto comum, da rosa-do-deserto preta e branca (também chamada de Black Love) ou de qualquer outra que você tenha em casa, os cuidados são os mesmos.
A cor da florada não influencia nos cuidados. Sendo assim, as informações abaixo podem ser utilizadas para todas as variedades dessa planta. Leia atentamente e prepare-se para ter uma planta linda e florida!
Forneça muitas horas de sol para essa lindeza!
A planta rosa-do-deserto preta precisa de muitas horas de sol, como é de se imaginar, para mostrar toda a sua plenitude e florir por boa parte do ano. Os especialistas dizem que ela necessita de pelo menos 6 horas de luz solar direta por dia.
Só tome cuidado para não queimar suas lindas folhas. Por isso, nas horas mais quentes do dia, retire a planta do sol e coloque em meia-sombra. No final da tarde, volte a deixá-la em contato direto com a luz solar.
Porém, se você estiver enfrentando o problema oposto (falta de luz solar), deixe a rosa-do-deserto preta o maior tempo possível sob o sol para evitar que seu caule e seu caudex apodreçam. Para você que nunca ouviu falar do caudex, ele é a parte mais gordinha do caule, onde a planta armazena água.
O caudex é uma característica marcante das plantas xerófitas, que se adaptaram a viver em regiões desérticas. Armazenando água, a rosa-do-deserto preta consegue sobreviver bastante tempo.
Atente-se para as regas!
Sabendo que a rosa-do-deserto preta, branca, rosa, lilás e de demais cores tem o caudex, é de se imaginar que as regas não podem (e nem devem) ser muito constantes, para que a planta não fique doente ou apodreça.
A rega da planta só pode ser realizada quando seu substrato estiver bem seco. Para sentir, coloque um dedo na terra. Se ele sair sujo, é porque ainda tem água no substrato e, portanto, ainda não é a hora de dar um banho na rosa-do-deserto.
Porém, se o seu dedo sair limpo, a rosa-do-deserto preta está precisando ser regada. Nesse momento, muitas pessoas ficam perdidas em relação à quantidade de água a ser colocada. Os jardineiros mais experientes dizem que é até que a água comece a escorrer pelo fundo do vaso.
Como fazer mudas da rosa-do-deserto?
Claro que uma planta tão rara merece ser propagada em casa! Fazer mudas de rosa-do-deserto preta é um processo tranquilo. Basta ter uma planta mãe-bem bonita e saudável em casa!
Escolha um galho bem grosso e bonito da planta-mãe. Faça a poda no sentido diagonal de um ramo de cerca de 20 cm. Retire as folhas, deixando somente duas, que servirão para realizar a alimentação da muda.
Para plantá-la em um vaso, escolha um com furos no fundo. Coloque algumas pedras de construção para facilitar a drenagem da água. Por cima, ponha uma mistura de uma parte de húmus de minhoca, uma parte de areia de construção e uma parte de terra vegetal.
Se você preferir usar a semente de rosa-do-deserto preta, a montagem do vaso é a mesma. Então, é só colocar 1/3 do galho enterrado no substrato (ou a semente) e regar. Em torno de 30 dias, a muda já enraizou e pode ser transplantada para o local definitivo.
Enfim, a rosa-do-deserto preta é mesmo uma planta muito bonita, exótica e rara. Visite as lojas da Petz e encontre, no setor de jardinagem, tudo de que você precisa para ter um jardim mais florido e uma casa mais verde!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário