As orquídeas são plantas belíssimas e muito charmosas. Elas embelezam qualquer canto, mas a falta de cuidados necessários pode adoecê-las, por isso, você precisa saber como recuperar orquídea.
Deixar a orquídea sempre bonita não é fácil: ela precisa de uma série de fatores acontecendo ao mesmo tempo, pois é bastante delicada e pode facilmente ficar murcha ou seca. Porém, não se preocupe: hoje você vai aprender tudo sobre a recuperação de orquídeas!
No dia em que ela chegou era só alegria: flores exuberantes, folhas verdinhas e muitos anos pela frente! No entanto, com a correria do dia a dia, ela ficou lá, esquecida em algum canto da casa, e começou a perder o brilho e o encanto.
A história parece triste, mas você pode dar um final feliz para ela! Basta aprender como recuperar orquídea com as recomendações abaixo e de quebra você também vai saber como cuidar dessa linda planta para evitar seu adoecimento. Não perca nenhuma linha deste artigo!
Cada maneira de recuperar orquídea vai depender do que está acontecendo com a planta. Ela pode estar doente da cabeça aos pés, mas também somente nas folhas ou raízes. Mesmo sendo em somente uma parte dela, a coloração e o aspecto vão ditar cuidados diferentes.
Sendo assim, para saber como recuperar orquídea, você precisa diferenciar o que é considerado normal daquilo que é anormal e que pode evoluir para uma doença — ou se já é o caso de ser uma.
Sabia que a orquídea gosta de ter suas raízes emaranhadas e apertadas dentro do vaso? Essa é uma condição normal, mas com a falta de espaço, a flor pode lançar as raízes para fora do recipiente, deixando-as expostas, o que possibilita um acidente.
Raízes quebradas são um problema para a planta, que terá a absorção de nutrientes prejudicadas. Então, uma forma de como recuperar orquídea é transplantá-la para um vaso maior. Faça isso com gentileza e prepare muito bem o substrato do novo jarro.
Um breve intervalo no assunto para você aprender como fazer o substrato ideal para a orquídea. Isso será muito importante para saber como recuperar orquídeas com folhas murchas e raízes secas ou qualquer outra situação de doença da planta.
Afinal, o substrato vai ajudar a alimentar corretamente a planta, e uma boa dieta é necessária para revigorar qualquer ser vivo. Então, arregace as mangas e veja todo o material que você pode usar.
Você pode usar esses materiais em conjunto ou apenas um deles. A escolha vai depender da exigência de cada espécie de orquídea. Preste atenção se a sua gosta de mais ou menos umidade, e se as raízes estão bem aeradas.
Voltando ao assunto sobre como recuperar orquídeas secas e murchas, observe como estão suas folhas. Segure a vontade de cortar aquelas que estão manchadas ou com aspecto recortado!
Isso pode mais prejudicar do que salvar a planta, afinal, folha é essencial para a fotossíntese dela. Se ainda existe uma parte verde, ela está alimentando a orquídea e deve permanecer na planta.
Se uma das folhas está ficando amarela, pode ser que esteja passando pelo processo normal de envelhecimento. No entanto, quando muitas estão ficando assim, pode ser excesso de rega da orquídea. Para recuperá-la, basta espaçar mais os banhos.
Se você acha que a orquídea não gosta de água, pode estar enganado! Veja como recuperar orquídea na água usando alho e arroz. A mistura é inusitada, mas muito nutritiva! Comece separando 1 litro de água. Pegue dois dentes de alho, corte em fatias e jogue na água.
Agora, coloque de três a quatro colheres de sopa de arroz branco cru nessa mistura e agite bem. Deixe descansar por um dia e coe. Sabe aquela orquídea com a raiz toda preta e gosmenta? Você vai limpar suas folhas com essa mistura, retirar toda a gosma da raiz e mergulhar nessa solução.
Aguarde um dia e coloque no novo substrato. Repita o processo a cada trinta dias e, em três meses, você verá novas raízes e folhas surgindo na sua orquídea. Sua recuperação total se dará em torno de seis meses, por isso, paciência!
Gostou de aprender como recuperar orquídea? E vai gostar ainda mais de saber que as lojas da Petz têm de tudo para ajudar você a ter um jardim mais florido e uma casa mais bela à distância de um clique!
O amendoim é um petisco muito popular entre os seres humanos, mas será que ele…
O verme de gato é um problema comum, que pode atingir até os gatos mais…
A escolha da ração para o seu pet é fator fundamental para manter a saúde…
Até alguns anos atrás, os animais eram reconhecidos como propriedades — por isso mesmo dava-se…
Ah, o amor de gato! Os felinos são muito inteligentes e sabem demonstrar esse sentimento…
Os periquitos são aves encantadoras e super populares. Com cores vibrantes e personalidade forte, eles…