Apreciada no mundo todo, a uva possui um sabor delicioso e traz diversos benefícios à saúde. Não é de espantar que muitas pessoas desejam cultivar a fruta em casa. Uma das etapas mais importantes para isso ser possível é entender como preparar a terra para plantar uva.
Afinal, a terra é a responsável por fornecer os nutrientes necessários para a planta se desenvolver e frutificar. Quer saber mais sobre o cultivo de uva? Então, continue a leitura. Além do preparo da terra, vamos falar sobre outros aspectos do plantio. Confira a seguir!
Para iniciantes na jardinagem, preparar a terra pode parecer algo sem tanta importância. No entanto, nem todo solo é adequado para o plantio! Por isso, antes de falar sobre como plantar uva, vamos mostrar a importância de cuidar da terra para começar o cultivo.
Primeiro, a palavra “terra” é utilizada de forma genérica para se referir à substância em que as verdinhas serão plantadas. Contudo, a terra comum é apenas uma parte do solo adequado para o plantio. Ela precisa ser misturada e enriquecida com outros elementos. Essa combinação é chamada de substrato.
Um substrato bem feito é rico em vitaminas, sais minerais e nutrientes que as plantas precisam. Além disso, retém a água e evita que as raízes apodreçam. Há vários tipos de substratos: uns são mais comuns, enquanto outros são indicados apenas para espécies específicas.
Cada planta possui características distintas, mas uma das semelhanças entre elas é que todas necessitam de um bom substrato para crescerem firmes e fortes. Por isso, saber como preparar a terra para plantar uva é uma etapa fundamental para apreciar os benefícios de ter uma videira no jardim.
Agora que você já sabe qual é a importância da terra enriquecida para o plantio, vamos ensinar como preparar a terra para plantar uva. O solo ideal para o cultivo da videira precisa ser:
Para isso, utilize terra vegetal, um substrato composto por matéria orgânica, calcário e nitrogênio. Para complementar, você pode adicionar uma camada de areia ou argila expandida, pois esses elementos são muito permeáveis e contribuem para uma drenagem eficiente.
Em lojas especializadas em jardinagem, como a Petz, você encontra diferentes tipos de substratos, inclusive os prontos. Uma vez que a terra está devidamente preparada, ela pode receber as sementes ou a muda.
A uva pode ser cultivada em vasos ou diretamente no chão, como em um canteiro de jardim. A forma de preparar a terra é a mesma, mas caso decida plantar em vasos, é preciso ter certa atenção.
O recipiente deve ter capacidade de 50 L e, no mínimo, 40 cm de profundidade. Também é necessário que tenha furos no fundo para o escoamento da água. Antes de colocar o substrato, adicione uma camada de pequenos pedriscos ao fundo do vaso para auxiliar no processo de drenagem.
Depois de entender como preparar a terra para plantar uva, você está pronto para colocar a mão na massa. O plantio pode ser feito com as mudas ou as sementes da fruta, um processo um pouco mais demorado.
Você sabe como fazer muda de uva? Basta selecionar e cortar ramos maduros de uma videira saudável. As estacas devem ter entre 25 e 30 cm. Após o corte, devem ser deixadas na água durante 24 horas antes de serem colocadas na terra. No plantio, ⅔ da estaca devem ser enterrados no solo.
Quando as sementes ou as mudas já estiverem devidamente acomodadas na terra, é preciso regá-las. Recomenda-se que, no primeiro ano de cultivo, as plantas sejam regadas duas vezes por semana. O solo nunca deve ficar encharcado ou ressecado.
Não podemos esquecer que a videira é uma planta trepadeira, por isso precisa de um meio de sustentação para crescer e se desenvolver. Essa sustentação pode ser feita com pedaços de madeira e arames.
Além de saber como plantar pé de uva, há outras informações essenciais para desfrutar de uma boa colheita. A iluminação, por exemplo, influencia o florescimento e a qualidade dos frutos. A videira precisa receber de seis a oito horas de luz solar por dia, por isso o ideal é cultivá-la a sol pleno.
Outro aspecto a considerar é a temperatura ambiente, que deve ficar entre 15°C e 30°C. A iluminação e a temperatura influenciam diretamente a duração do ciclo fenológico (dias da poda à colheita). Por isso, a duração do ciclo produtivo da uva varia de uma região para outra.
As podas também são necessárias para o crescimento da planta. Portanto, a manutenção deve ser feita regularmente. Por fim, fique atento às pragas ou aos parasitas que podem prejudicar sua videira.
Agora que você já sabe como preparar a terra para plantar uva, por que não começa hoje mesmo? Para obter bons resultados, você vai precisar de materiais e ferramentas de qualidade. Na loja on-line da Petz, você encontra substratos, adubos, fertilizantes e muito mais. Aproveite a visita e venha conhecer nosso catálogo!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…