Como poda rosa-do-deserto: um guia definitivo!
Publicado em 29 de abril de 2023Tempo de leitura: 5min
A rosa-do-deserto se tornou uma das plantas mais populares do Brasil e atualmente é cultivada em quase todo o país. Ela é uma planta de cuidado fácil, mas você sabe como poda rosa-do-deserto para ela ficar sempre bonita e florida?
Se você é uma daquelas pessoas que só de pensar em podar a plantinha, já sente um frio na espinha, está no lugar certo. A rosa-do-deserto (Adenium obesum) aprecia uma boa poda, no entanto, é preciso que isso seja feito da forma correta, para não prejudicar a plantinha. Confira!
Qual é a melhor época para fazer a poda da rosa-do-deserto?
O começo do aprendizado de como poda rosa-do-deserto é saber qual época do ano é ideal para realizar o procedimento. Certifique-se de ter as ferramentas corretas para quando chegar a hora:
- tesoura de poda esterilizada com álcool;
- canela em pó (não use o extrato de própolis, a rosa-do-deserto não pode ser molhada na ferida da poda);
- adubo do tipo Bokashi.
A melhor época de podar rosa-do-deserto é quando a temperatura ambiente está bem quente, ou seja, no verão. Isso não quer dizer que ela não pode ser podada no outono, porém, nessa estação do ano, vai demorar mais para brotar.
Com a rosa-do-deserto é assim: seu crescimento é devagar, mas vale a pena esperar. Com o frio, ela vai ser mais lenta ainda. Por isso, só faça a poda radical da rosa-do-deserto com a temperatura baixa se não estiver com pressa.
Outra dica importante para aprender como poda rosa-do-deserto é que se você fizer isso entre setembro e março, quando a verdinha está em seu momento mais ativo, ela vai ficar mais florida!
Como podar a rosa-do-deserto pela primeira vez?
Se você está se perguntando como podar rosa-do-deserto pela primeira vez, continue nos acompanhando! A primeira poda da plantinha é a mais importante e vai ser determinante para o seu crescimento.
A primeira pode ser feita por volta dos oito meses da rosa-do-deserto, caso ela tenha sido plantada via sementes. No entanto, se for por estaquia, a primeira poda pode ser feita quando ela atingir aproximadamente 20 centímetros.
Como é a poda da rosa-do-deserto?
Enfim, como é que se faz a poda da rosa-do-deserto? Com a tesoura de poda previamente esterilizada, escolha onde você vai cortar a planta. Entenda que, onde o corte for feito, irá brotar pelo menos dois novos caules.
Por isso, o ideal é planejar bem o formato que você quer dar para a sua plantinha. Para que ela fique parecida com uma árvore com a copa abundante, várias podas serão necessárias antes que esse objetivo seja alcançado.
Para cortar o caule, segure firmemente na ponta mais próxima da planta e faça um corte rápido e único. Logo após o corte, polvilhe a canela em pó para que nenhuma bactéria entre na planta por essa ferida.
Como fazer a poda para a rosa-do-deserto florir bastante?
Você sabe como podar rosa-do-deserto para florir bastante? É simples. A rosa-do-deserto só vai florir em sua ponta. Então, quanto mais pontas ela tiver, mais florida ficará!
Planeje bem e pode a rosa-do-deserto de forma que ela tenha bastantes pontas. Você vai conseguir fazer isso não a deixando ter um caule principal muito comprido. Assim que ela fizer a bifurcação do caule principal, aguarde que eles cresçam em torno de 20 a 30 centímetros.
Depois, inicie a poda desses caules, que formarão novos caules e assim por diante. Dessa forma, a rosa-do-deserto vai ficar frondosa e com a copa muito cheia, o que vai fazê-la ter mais pontas e, assim, mais flores!
Aproveite a poda e faça novas rosas-do-deserto!
Agora que você já sabe como poda rosa-do-deserto, aprenda como fazer as mudas da plantinha! A estaquia é o processo de reprodução por galhos das plantas. Então, aqueles caules que você podou podem ser usados para fazer novas rosinhas.
Comece removendo todas as folhas do caule oriundo da poda. Isso faz com que ela gaste sua energia no enraizamento. Se nesse caule houver uma gema apical (uma bolinha na parte superior), retire-a.
Deixe o caule repousando por dois a três dias, para desidratar um pouco. Depois, coloque-o em um vaso com substrato para rosa-do-deserto e faça uma boa camada de drenagem, pois ela não gosta de umidade.
Demora em torno de 30 a 60 dias para que a raiz se desenvolva e as folhas comecem a crescer. Será preciso ter paciência. Assim que as folhas surgirem, comece a seguir as orientações:
- deixe a planta no sol;
- só faça as regas se o substrato estiver seco. Para verificar isso, coloque o dedo na terra. Se sair sujo, ainda não é hora de regar a rosa-do-deserto;
- No verão, adube-a mensalmente. Na primavera, semanalmente. Já no inverno, pode ser a cada dois meses.
Pronto! Agora você já sabe como poda a rosa-do-deserto e como cuidar dela para ter uma planta linda e saudável. Sabia que nas lojas da Petz você encontra um setor de jardinagem incrível com tudo que ela precisa? Venha conferir!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário