A uva é uma das frutas mais conhecidas cultivadas a mais tempo pelo homem. Símbolo de fartura, prosperidade e longevidade, ela está associada a festividades, já que gera o vinho. Então, existem motivos de sobra para aprender a como plantar uva!
O pé de uva é mais conhecido como parreira, mas também pode ser chamado de vinha ou videira. Se você acha que precisa de muito espaço para plantar uva, está enganado! Vamos ensinar como é possível ter essa deliciosa fruta em casa.
A uva teve o primeiro registro há bastante tempo, cerca de seis oito mil anos atrás, no período Neolítico, em uma região que representa o Oriente Médio atualmente. Contudo, foram os romanos que expandiram o cultivo e o consumo pelo mundo.
Ela foi trazida para o Brasil em 1532 pelos portugueses, em uma expedição de Martim Afonso de Souza para a Capitania de São Vicente. De lá, foi levada para o Sul do país em 1626, onde o clima é mais ameno.
Ter um pé de uva em casa é mais que contar com uma fruta saborosa à disposição. Sinônimo de saúde, ela é rica em vitamina C, cálcio, fósforo, ferro, manganês e vitaminas do complexo B. Também possui ação anti-inflamatória e protege o coração, reduzindo a incidência de infarto do miocárdio.
Para saber como plantar uva, é preciso conhecer as variedades, que totalizam cerca de 60 mil. Os produtores as dividem em três tipos gerais, de acordo com o clima ao qual melhor se adaptam: americanas, europeias e muscadines.
As americanas preferem um clima mais quente e ensolarado, como ocorre no Nordeste semiárido. As europeias são comuns em climas frios da Europa. Já as muscadines preferem o clima litorâneo e são usadas para o aprimoramento genético das videiras no Brasil.
As uvas de mesa, ou seja, aquelas consumidas in natura, são da espécie Vitis sp. Nas regiões Sudeste e Sul do Brasil, a Vitis labrusca, conhecida como uva Isabel, é a mais indicada para o plantio. Nas demais regiões, a uva niágara é a mais recomendada.
Para saber como plantar uva no quintal, é só seguir nossas dicas: o substrato deve ser adubado com compostos orgânicos (húmus de minhoca, esterco de frango ou de boi), calcário e nitrogênio.
O pH deve estar entre cinco e seis, pois a uva não gosta de terras ácidas. Se o solo for arenoso, bem drenado e de boa profundidade, com certeza, a parreira vai se desenvolver muito bem.
Agora, caso queira aprender como plantar uva em vaso, a terra também deve ser adubada como descrito acima, em uma proporção de 1:1 de terra e adubo. Coloque pedriscos no fundo do vaso para garantir uma boa drenagem.
Uma boa dica de como plantar uva é usar vaso de barro, uma vez que mantém a temperatura interna mais fria. Ele deve ser grande, com capacidade para, pelo menos, 50 L, para comportar o componente de drenagem, o substrato e a muda da planta.
A maioria das variedades de uva aprecia um clima mais ameno, que fique entre 10ºC e 19ºC. No entanto, caso esteja em uma região mais quente, escolha a variedade americana.
A planta precisa de sol pleno entre seis e oito horas por dia. Não deixe que ela receba rajadas de ventos fortes, apenas a circulação do ar necessária para evitar fungos nas folhas. A seguir, temos mais dicas de como plantar uva!
Assim como o pé de maracujá e chuchu, a base da uva é uma trepadeira. Isso significa que ela vai subir se apoiando em qualquer coisa que estiver ao alcance. Para ela não matar outra planta da casa, direcione os galhos, sustentando-os com apoios.
Coloque esse suporte quanto a mudinha estiver com 15 cm de altura. O suporte deve estar a 3 cm da raiz. Existem dois estilos de sustentação:
Por volta de 20 dias de vida da muda, selecione o ramo mais vigoroso para a sustentação. A colheita inicia-se após 3 ou 4 meses do plantio. Os cachos maturam em 30 ou 70 dias, dependendo da uva plantada.
A colheita deve ser feita preferencialmente pela manhã, manualmente, de cacho a cacho. Corte o cabo do cacho com uma tesoura limpa e esterilizada com fogo para evitar infecções na parreira.
Então, gostou de aprender como plantar uva de maneira simples e eficaz? Nas lojas da Petz, você encontra os melhores adubos e substratos para manter sua planta saudável e produtiva por mais tempo. Confira!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…