Uma das principais hortaliças produzidas e consumidas no Brasil, o tomate é o “queridinho” de toda refeição. Afinal, ele vai bem com salada, pode se transformar em molho, sopa e muito mais. Porém, você já pensou em aprender como plantar tomate?
Além de um passatempo produtivo, ao aprender como plantar tomate, você garante uma refeição mais saudável. Isso porque você é o responsável pelo plantio e se assegura de que todo o processo é orgânico e livre de agrotóxicos.
O melhor de tudo é que você ainda consegue economizar e ter um “tomatinho” esperando por você, no jardim da sua casa, de tempos em tempos, já que o cultivo de tomate varia de 90 a 120 dias. Pouquinho, não é mesmo?
Está pronto para começar a aprender como plantar tomate em casa? A seguir, preparamos um conteúdo completo com algumas dicas imprescindíveis que vão ajudar você a pôr “mão na terra” e já começar sua horta. Leia e veja como iniciar este ambicioso projeto.
Se você ainda não está convencido de que aprender como plantar tomate é uma boa ideia, temos algumas coisas para contar: as vantagens de ter essa hortaliça sempre à sua disposição. Afinal de contas, o tomate traz diversos benefícios para a nossa saúde, como:
Esses são somente alguns dos benefícios de sempre ter o tomate por perto. Ainda é comprovado que ele promove noites de sono melhores, ajuda a prevenir o câncer de próstata, pulmão, entre outros, além de reduzir os níveis de açúcares no sangue. Então, o que acha de começar o plantio de tomate?
Na verdade, não existe época para plantar tomate, já que ele pode ser plantado durante todo o ano. As únicas restrições e cuidados necessários tem relação com a temperatura.
Isso porque essa é uma planta que não tolera temperaturas extremas, como geadas ou extremo calor. Por isso, se você mora em um lugar que possui épocas assim, evite plantar tomate durante esses períodos.
Então, existe uma temperatura certa para fazer o plantio de tomate? O mais indicado é que as temperaturas fiquem entre 15ºC e 24ºC, sendo essa mínima durante a noite.
Agora que você já sabe a época para começar o cultivo, é hora de preparar as mudas. É claro que é possível plantar as sementes diretamente no solo, porém, como são plantas mais sensíveis, os riscos são altos, principalmente se você é um novato na área da agricultura.
Por isso, a seguir, separamos duas dicas para você preparar as suas mudas antes de plantá-las no solo. Leia e já comece a colocá-las em prática para colher os seus tomates.
Para fazer as mudas de tomates, não é necessário nenhum material elaborado. Você pode usar bandejas de ovos ou copos plásticos, desde que estejam limpos. Esse será o berçário, em que você vai colocar as sementes e esperar que germinem para plantá-las no solo.
O próximo passo é preparar o solo. O substrato precisa ser leve e descompacto, dando espaço suficiente para as raízes crescerem de maneira saudável, sem nenhum tipo de praga.
Adubo e fertilizantes são bem-vindos, principalmente se forem feitos à base de fósforo ou potássio, já que são excelentes no desenvolvimento da planta. Porém, lembre-se de não exagerar.
Com o substrato em mãos, tudo o que você terá que fazer é forrar a bandeja e colocar as sementes. Fazendo a rega periodicamente, basta esperar até que as mudas tenham de quatro a cinco folhas para fazer o transplante.
Com as mudas prontas, você deve colocá-las em um vaso ou um canteiro com um espaçamento de 50 a 60 cm e sulcos de 1,2 m. Uma dica para um bom desenvolvimento do tomate é enterrar as mudas até o primeiro conjunto de folhas, estimulando a formação de novas raízes.
A colheita não demora muito depois do transplante! Dependendo do tipo de tomate que você escolheu, isso pode durar até três meses, mas você vai notar ao ver a cor do fruto mudando e madurando. Isso é sinal de que é hora de retirar da terra e colher.
Viu como é fácil aprender como plantar tomate? Agora que você já sabe a teoria, é hora de adquirir os materiais certos acessando o site da Petz. Descubra aqui um catálogo completo de artigos de qualidade para já começar a colocar em prática o que aprendeu aqui.
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…