Se você gosta de plantas, já deve ter ouvido falar que suculentas são superfáceis de cuidar, não é mesmo? Mas você sabia que, além disso, é muito simples fazer mudas? Continue lendo e aprenda como plantar suculentas pela folha!
Antes de pensar em desistir, saiba que qualquer pessoa pode conseguir, até mesmo quem acredita que não leva jeito para cuidar de plantas. Vamos aprender como plantar suculentas pela folha?
A primeira dica é começar tentando com mais de uma folha ao mesmo tempo. Dessa forma, suas chances aumentam! As próximas orientações você confere a seguir. Boa leitura!
Em primeiro lugar, se você já tem uma suculenta e quer formar novas mudas dessa mesma espécie, é importante saber em qual momento a planta deve ser retirada. Mas como identificar a época certa?
Observe se a base do caule está reta e comprida. Geralmente, isso ocorre porque a planta está buscando sol para se desenvolver. Quando isso acontece, fica mais fácil retirar a folha da suculenta que fica nessa região.
Tal elevação do caule é um fenômeno que se chama estiolamento. Isso faz com que as plantas mais velhas fiquem à mostra na parte mais baixa. Escolha algumas e deixe as mais jovens continuarem o processo de crescimento.
Para entender como plantar suculentas pela folha e obter um resultado bem-sucedido, escolha as que estão com aspecto saudável. Em outras palavras, evite as plantas mais secas, com danos, sem coloração uniforme e muito magras.
Assim, dê preferência à folha que é mais cheia e carnuda, com um verde bonito, sem manchas e que não tenha nenhum tipo de fissura, combinado? Aliás, aproveite para arrancar as que já estiverem secas e que ainda não caíram.
Para retirar a folha, dispense a tesoura e utilize as mãos. Com o polegar e o indicador, segure a planta bem perto da base e gire para um lado e para o outro até que ela se solte do caule. Preste atenção, pois é importante que a folha não quebre para que consiga se manter viva.
Em seguida, é hora de deixar a folha removida em um lugar que seja quente, mas protegido da luz direta do sol. Pode ser em cima de uma toalha, um guardanapo ou outra superfícies absorventes, pois a planta precisa secar. Feito isso, aguarde até que se forme um calo na base.
A primeira parte de como plantar suculentas pela folha já foi. Após a formação do calo na base da planta removida, molhe essa parte da folha com água e esfregue de maneira leve, sem machucar.
Outra opção é utilizar algum tipo de hormônio enraizador que seja natural, de preferência. Uma alternativa é passar um pouco de mel, por exemplo. Assim, o processo de enraizamento se torna mais rápido e demora menos para fazer as mudas de suculentas.
Porém, antes de fazer isso, deixe um pequeno vaso com terra preparado ao lado, pois será necessário colocar a folha em contato com o substrato o mais breve possível. Acomode as folhas deitadas na superfície.
Para preparar o solo, utilize sempre substratos específicos para cactos e suculentas. A profundidade do vaso não precisa ser grande e pode, inclusive, ser um prato raso. O mais importante é que tenha uma boa drenagem. Afinal, elas não gostam de solos encharcados.
Para conseguir plantar suculenta de forma bem-sucedida e desfrutar de folhas saudáveis e viçosas, busque sempre saber quais são as quantidades de luz e água que a planta gosta.
No caso das suculentas, são plantas que se desenvolvem muito bem em climas quentes, secos e com abundância de sol direto. No entanto, no caso do preparo de mudas, não é bem assim.
Nessa fase de enraizamento, é importante que as folhas recebam apenas luz indireta. Além disso, como são mudas que estão se formando desde o início, precisam de mais água do que uma suculenta adulta.
Portanto, borrife um pouco de água nas plantas todos os dias, mas não encharque. Isso porque o excesso de água pode fazer com que as folhas morram por apodrecimento. Assim, molhe apenas o suficiente para que a superfície do solo fique úmida.
Após seguir todos esses passos, resta esperar até que as raízes apareçam e novas folhas comecem a surgir a partir do calo. Viu como fazer muda de suculenta é fácil?
Ao passo que você perceber o surgimento da raiz, cubra com terra. Continue observando e, quando folhas novas começarem a se formar, espere até que a antiga comece a secar.
Quando isso acontecer, separe as duas plantas delicadamente e transplante as folhas novas para um vaso só delas. Dessa forma, terão o espaço suficiente para crescer e se desenvolver de maneira saudável.
Agora que você já sabe como plantar suculentas pela folha, é hora de desfrutar desse charme e beleza dentro da sua casa! Afinal, é uma espécie vegetal que decora o ambiente e combina com tudo.
Encontre tudo o que você precisa para criar mudas no site da Petz! Todos os itens necessários estão disponíveis, desde vasos em diversos tamanhos até substratos e fertilizantes. Confira as oportunidades e leve mais natureza para o seu dia a dia.
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…