Cada vez mais pessoas têm buscado formas saudáveis de se alimentar. Plantar os próprios temperos em casa é uma das propostas para esse estilo de vida. Aprender como plantar salsa faz parte desse projeto!
Também conhecida como salsinha, essa hortaliça é usada para dar um sabor todo especial à refeição. Além disso, é impressionante a quantidade de benefícios ao consumi-la bem fresquinha!
Antes de explicarmos como plantar salsinha, você já parou para pensar porque essa ideia é tão cativante? Além da hortaliça dar sabor às refeições, ela é uma planta simples de cultivar e rica em nutrientes.
Por isso, quem ainda é iniciante no cuidado das plantas costuma se interessar pelo cultivo da salsa. Além de ser fácil cultivá-la, o custo do plantio é extremamente baixo, o que atrai ainda mais atenção à planta.
Os benefícios da salsa são impressionantes. Confira alguns nutrientes que essas pequenas folhas trazem para quem as consome.
Como dissemos, a salsa é uma planta muito fácil de cultivar. A seguir, listamos algumas dicas e materiais para você aprender como plantar salsa com o que tem em casa, investindo em uma boa alimentação.
Separe tudo o que você precisa para plantar salsa com o que tem em casa. Para isso, confira a lista de materiais abaixo. Se não tiver algum deles, você os encontra facilmente em lojas especializadas.
Antes de ensinarmos como plantar salsa, lá vai uma dica: a hortaliça adora receber o sol diretamente e por várias horas do dia, por isso, escolha um local com essas características para ela crescer forte e saudável. Feito isso, veja passo a passo abaixo.
A germinação demora de 4 a 6 meses para acontecer, mas se as sementes ficarem de molho em água morna por 24 horas, esse processo é acelerado. Lembre-se de manter a água sempre morna.
Vale lembrar que o mais indicado é plantar de duas a três gramas de sementes por metro quadrado. Assim que a planta atingir quatro ou cinco centímetros de altura, é importante podá-la, deixando somente as folhas mais bonitas e verdes.
Não sabe onde deixar a salsinha? O mais indicado são os lugares com temperatura entre 10 a 24ºC, já que essa hortaliça adora o calor. Porém, lembre-se que os raios solares em excesso podem machucá-las, como qualquer planta.
É possível fazer a adubação química ou natural. Os adubos químicos, conhecidos como NPK, podem ser usados. Caso opte por algo mais natural, é possível usar cascas de frutas, legumes e ovos, lavadas e sem a película interna, assim como borra de café, que irá acidificar um pouco o solo, o que a salsa aprova.
Aprender a como plantar salsa tem como objetivo final a colheita desse maravilhoso tempero, certo? Isso ocorre quando a hortaliça atinge de 12 a 16 cm de altura.
Para colher a salsa, lembre-se de pegar somente ⅓ das folhas de cada muda. Retire-as inteiras, com talos, escolhendo aquelas mais maduras. Repita esse processo somente depois de 30 dias. Após isso, a colheita deve ser feita arrancando toda a planta.
Por último, não se esqueça de ter um cuidado especial com a irrigação da salsa. Isso porque o solo deve sempre ficar úmido, mas não encharcado. Realize a limpeza das folhas secas, evitando que outras plantas se desenvolvam ou pragas comecem a aparecer, como lagartas e pulgões.
Pronto para começar o cultivo, agora que você já sabe como plantar salsa? Nas lojas da Petz, é possível encontrar tudo que é preciso para começar esse projeto. Venha conferir!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…