O que você acha de aprender como plantar rúcula? Para quem tem uma plantação no próprio jardim, essa é uma ideia interessante. Afinal, a rúcula é uma hortaliça rica em vitaminas para o nosso corpo e é muito fácil de plantar.
Está em dúvida se quer isso mesmo? No conteúdo abaixo, temos as respostas para a sua pergunta sobre como cultivar rúcula. Então, leia e veja como pode ser prazeroso ter sua própria plantação de hortaliças em casa.
Por que aprender como cuidar de rúcula, se existem outras hortaliças? O primeiro ponto para você considerar é que esse vegetal é rico em vitaminas, como A e C, além de compostos fenólicos, como luteína e zeaxantina.
Em palavras mais simples, a rúcula é um vegetal que faz bem à nossa saúde, com efeitos interessantes para o nosso corpo. Para ajudar você a tomar a decisão de plantar rúcula, separamos abaixo algumas das vantagens de tê-la em casa.
Interessante, não é mesmo? O melhor de tudo é que é fácil começar a sua plantação em casa. Inclusive, você não precisa de um grande espaço para esse hobby. Para entender melhor, continue lendo abaixo.
Assim como outros vegetais e hortaliças, para aprender como cuidar de rúcula, é preciso ter alguns cuidados antes e depois de plantar. Veja e se prepare para ter a sua plantação em casa.
Para fazer o plantio de rúcula, você precisa considerar se o clima da sua cidade é ideal. Isso porque, se não tiver uma estufa para regular a temperatura, escolher a melhor estação para começar é a melhor alternativa.
A rúcula é uma planta que precisa de temperaturas mais amenas. Inclusive, para que ela cresça saudável, a temperatura mais indicada é entre 16 e 22 ºC, já que alguns graus a mais podem fazer as folhas ficarem menores, sem a textura pela qual o vegetal é tão conhecido.
Lembre-se de que a irrigação também é muito importante no passo a passo de como plantar rúcula. Isso é ainda mais relevante se você mora em uma região de altas temperaturas.
Se for o seu caso, monte um sistema de irrigação eficiente. Porém, vale lembrar que não pode haver grandes poças de água, pois esse é um convite para o surgimento de doenças que tornarão a hortaliça imprópria para consumo.
Assim, ao escolher onde fazer a plantação de rúcula, veja se é um lugar que pode facilmente alagar e se está longe do sol. Isso porque o contato direto com a luz solar pode queimar as folhas.
Se você gostou da ideia de aprender como plantar rúcula, já deixe anotado: existem duas formas de começar a plantação. A primeira é de forma direta, por meio de um canteiro em casa.
A outra maneira é por meio de bandejas de ovos, por exemplo. Assim, além de reutilizar um material, você não tem gastos com vasos. Porém, lembre-se de que é importante deixar uma distância de 12 a 25 cm para as raízes não “brigarem” durante o crescimento.
Agora, se você escolher pela semeadura direta, é importante usar apenas 0,2 g de sementes para elas crescerem saudáveis. Já se optar por vasos ou bandejas, é possível plantar de quatro a oito sementes que germinarão, em média, em quatro dias.
Está ansioso para a primeira colheita de rúcula? Saiba que é possível fazer isso somente depois de 50 dias após a plantação. Inclusive, se tudo ocorrer bem, é possível fazer o rebrote.
Em outras palavras, você consegue fazer uma segunda colheita com a mesma hortaliça. Além disso, os resultados são mais rápidos que a primeira vez (35 dias), já que a raiz está mais madura.
Se você tiver problemas com as pragas, não se preocupe, pois é normal! Porém, em vez de utilizar algum agrotóxico, o que acha de investir em uma solução mais orgânica? Temos uma dica de receita para você, veja.
Após separar todos esses produtos, é só bater tudo no liquidificador, coar e borrifar na sua plantação de rúcula caseira. Bem prático, não é mesmo? Já se estiver procurando por mais produtos para a sua horta, não deixe de acessar o site da Petz e aproveitar as nossas ofertas.
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…