Para quem ama a beleza das flores, entender como plantar rosa-do-deserto em casa pode ser muito interessante. Afinal, essa flor resiliente e bela chama a atenção por vários motivos, inclusive pelo alto valor no mercado, chegando a atingir mais de R$1 mil. Isso se deve, principalmente, ao crescimento lento e cheio de cuidados.
Se você não pretende gastar um valor tão exorbitante para tê-la em casa, saiba que é possível plantar rosa-do-deserto de forma simples e barata. Ficou interessado em descobrir o passo a passo? Continue lendo para conferir todos os detalhes!
A rosa-do-deserto é uma flor originária das regiões do Sul da Arábia e da África Oriental. Também conhecida como lírio-impala ou pelo nome científico Adenium obesum, ela pertence à família das suculentas e recebeu essa nomenclatura popular graças à capacidade de resistência a solos áridos, como os do deserto.
As flores dessa espécie têm formato de sino e cores que podem variar entre branco, rosa, vermelho e violeta. Outra característica marcante da plantinha é que ela consegue reter muita água e nutrientes no interior do caule.
O cultivo da rosa-do-deserto pode ser feito por meio de ramos ou sementes, sendo que a primeira opção é a forma mais rápida de obter resultados. Porém, se optar pela segunda alternativa, lembre-se de alguns detalhes:
Gostou dessas dicas sobre como plantar rosa-do-deserto? A seguir, separamos algumas particularidades e preferências dessa flor para você ficar atento e ter o seu exemplar em casa. Veja!
Na hora de aprender como plantar rosa-do-deserto, saiba que o cultivo da plantinha é bastante singular. A primeira exigência diz respeito à escolha da terra que “forra” as mudas. Essa flor prefere um mix de substratos: 40% de areia grossa, 40% de substrato Carolina e 20% de carvão moído.
A escolha do vaso também é muito importante. Em geral, essa planta do deserto fica em vaso do tipo bacia, que possui bordas mais baixas, redondas, quadradas ou em formato de cuia. Isso porque esse modelo ajuda na oxigenação da flor, possibilitando o engrossamento mais rápido das raízes que ficam na superfície.
Parecida com um bonsai, essa é uma excelente planta ornamental, mas lembre-se que, por conta disso, as raízes não podem ser cobertas. Assim, a melhor opção é optar por pedrinhas para proteger a umidade do substrato. A seguir, você confere dicas de como cuidar de rosa-do-deserto.
Como mencionamos acima, quando explicamos como plantar rosa-do-deserto, essa flor ama o sol. Porém, é preciso prestar atenção para não exagerar no contato. Se você não manter um sistema de rega constante, a melhor opção é seguir um cronograma específico de exposição ao sol.
De manhã até o meio-dia, deixe o vaso em um lugar em que o sol incide de forma constante. Nas demais horas do dia, transporte o vaso para a sombra. Assim que a planta se acostumar — geralmente, isso leva três meses —, é possível deixá-la em contato direto com o sol.
Por conta do nome, muitas pessoas pensam que não é preciso regar a planta com frequência, mas não é bem assim! A rosa-do-deserto gosta de ser regada diariamente, principalmente se o substrato em que está plantada possui alta capacidade de drenagem.
Afinal, quando esse material é bem escolhido, em alguns segundos, a água já deve começar a baixar e vazar pelos furos do vaso, ajudando a molhar as raízes sem excessos.
Durante o plantio de rosa-do-deserto, é uma boa ideia investir em produtos de fertilização, mas lembre-se que os mais recomendados são os brandos ou os solúveis em água.
Uma dica importante é que, durante a primavera, período em que a planta mais se desenvolve, é válido diluir o fertilizante e adicionar algumas regas com intervalos maiores, de uma a duas semanas.
Já no verão, o mais aconselhável é diminuir drasticamente o uso dos fertilizantes para somente uma vez no mês. No inverno, não precisa se preocupar porque essa etapa não é mais necessária.
Mesmo que seja comum encontrar algumas flores do deserto com pétalas em todos os lugares, essa não é uma prática aconselhável. Por isso, a poda de rosa-do-deserto é muito importante. Dessa forma, assim que você perceber que as pétalas estão caídas e murchas, retire-as semanalmente.
Lembre-se que esse processo é delicado. Então, sempre use luvas. Isso se deve à toxicidade da seiva da rosa, que não deve entrar em contato com a pele. Esse alerta também é válido para quem tem crianças ou pets em casa. O mais recomendado é mantê-los longe da planta para evitar imprevistos ou acidentes.
Achou fácil o passo a passo de como plantar rosa-do-deserto? Se estiver procurando materiais antes de pôr a mão na massa, saiba que podemos ajudar. Acesse a loja on-line da Petz e encontre tudo o que precisa à distância de um clique!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…