Para quem gosta de hortas viçosas, com diversos tipos de verduras, legumes e especiarias, aprender como plantar pimenta dedo-de-moça é uma ótima opção. Além de enfeitarem vasos e canteiros, as pimentas são supersaborosas, versáteis e boas para a saúde.
Saber como plantá-las envolve os cuidados com o solo, o adubo e os substratos necessários para uma terra rica e fértil. Além disso, é importante estudar sobre a rega e a colheita. Tudo isso vai garantir um bom plantio, pimentas bem desenvolvidas e muito suculentas.
Utilizada na culinária de várias partes do mundo, a pimenta dedo-de-moça é nativa do México, das Américas do Sul e Central, e muitas pessoas apreciam o gosto forte dela. Inclusive, essa espécie é uma das mais conhecidas. Geralmente, ela tem 10 cm de comprimento e é encontrada nas cores vermelha, laranja e amarela.
Para aprender como plantar pimenta dedo-de-moça, uma curiosidade é que, durante a fase de amadurecimento, ela muda de cor, começando por verde até chegar à tonalidade vermelha, quando está pronta para a colheita. Brilhosa e comprida, ela tem um ciclo de vida curto, mas, se for bem-cuidada, pode durar anos.
Essa pimenta é muito utilizada como condimento. Após plantá-la, uma dica de uso assertivo e saboroso é colocá-la em molhos, conservas, pizzas, saladas e outros pratos especiais. Inclusive, muitas pimentas são utilizadas para a produção de doces e geleias.
Ter um pé de pimenta dedo-de-moça para consumir essa valiosa especiaria é supernutritivo para o organismo. Estudos contam que essa espécie acelera o metabolismo, contribuindo para o emagrecimento. Ela também é rica em ferro, magnésio, aminoácidos e vitaminas C, A e B.
É bom saber como plantar pimenta dedo-de-moça para consumi-la de forma recorrente, porque ela atua como um ótimo antioxidante para o corpo. Além de prevenir doenças, ela evita o envelhecimento precoce. Assim como as outras pimentas, ela ajuda no processo de digestão e tem ação anti-inflamatória.
Para plantar pimenta dedo-de-moça em canteiro com muda, cave buracos com 20 cm de profundidade. A terra deve ser leve, bem drenada e adubada 30 dias antes do início da plantação. Para o adubo, você pode usar esterco de boi ou galinha já curtido.
Para a drenagem, você pode usar pedriscos, argila expandida, perlita, cascas de ovo moídas, areia e cascalhos. Cada muda de pimenta dedo-de-moça deve receber muito cuidado, para não machucar as raízes. Elas devem ser plantadas com espaços de 20 cm uma da outra.
Tem como cultivar pimenta dedo-de-moça em vasos. Para isso, você deve adquirir sementes de boa procedência e garantir que suas pimentas recebam luz direta por, pelo menos, quatro horas ao dia. Com o solo pronto, faça buracos de 4 a 5 cm e coloque duas sementes.
Nos primeiros dias, não deixe o vaso no sol e mantenha o solo úmido, mas não encharcado. Use um borrifador para isso e lembre-se de usar água sem excesso de cloro. A germinação acontece em aproximadamente 20 dias. Com mudas já formadas, é hora de transportá-las para um vaso maior e vê-las crescer saudáveis.
A pimenta dedo-de-moça costuma germinar 15 dias depois de semeada. Nesse início, você pode plantá-la em minivasos. Depois de surgirem as três primeiras folhas, é necessário transportá-la para o canteiro ou o vaso definitivo.
Para aprender como plantar pimenta dedo-de-moça em vaso ou em canteiro, outro ponto importante é saber que ela prefere climas quentes, entre 18º e 35º C. Além da temperatura, ela precisa de sol direto na maior parte do tempo, para ter um melhor desenvolvimento.
O solo da pimenta dedo-de-moça, assim como de toda a horta, deve ser rico e adubado pelo menos a cada 15 dias, em equilíbrio e sem exageros. Como as pimentas são resistentes, ele precisa ter um pH entre 6 e 7,5.
Como as pimentas preferem climas mais quentes, a terra secará mais rapidamente, seja em vasos, seja em canteiros. Por isso, é preciso mantê-la úmida. No entanto, não se pode irrigar demais, pois isso pode causar o afogamento das raízes, nem de menos, porque isso pode ressecá-las, levando à morte.
É a coloração da pimenta que vai indicar o período exato da colheita. Normalmente, essa espécie pode ser colhida em 60 dias depois da floração. Para esse processo, prefira proteger as mãos com luvas e cuidar das regiões mais sensíveis do corpo, como olhos, nariz e boca.
Normalmente, a poda da pimenta dedo-de-moça é feita apenas uma vez por ano, depois do período de frutificação. Essa prática é importante, pois ajuda a planta a ganhar força e estimula o crescimento dela.
Agora que você aprendeu como plantar pimenta dedo-de-moça, saiba que o Blog da Petz conta com várias dicas sobre plantas de horta orgânica, planta decorativa, adubos e fertilizantes. Confira!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…