As pimentas são nativas de regiões mais quentes, e estudos contam que o primeiro registro de consumo no mundo foi há mais de 9 mil anos a.C. No Brasil, há relatos de que elas foram utilizadas primeiro pelos indígenas. Quem gosta dessa planta já deve ter se perguntado como plantar pimenta-de-cheiro.
Para colher ótimas pimentas, é preciso ter uma horta saudável e organizada. Também é necessário entender que os cuidados com o cultivo começam na escolha da terra, do substrato e da localização dos vasos ou dos terrenos, assim como na definição da frequência de rega. Tudo isso possibilita uma variedade de plantações no seu canteiro.
A pimenta-de-cheiro é muito encontrada nos seguintes estados: Bahia, Tocantins, Goiás e Minas Gerais. Quando ela está madura, a coloração é vermelha ou amarela, e a planta tem um grau de ardência médio. Essa opção é supercheirosa e possui 4 cm, aproximadamente. Normalmente, ela é utilizada como acompanhamento de feijoadas.
A planta possui um formato arredondado. Além disso, quando ela é partida ao meio, é possível ver diversas sementes. Essa especiaria é muito utilizada na culinária, devido ao sabor marcante. Para quem deseja aproveitar os benefícios, aprender a plantar pimenta-de-cheiro vai ser ótimo.
Consumir pimenta-de-cheiro e outras versões da planta faz muito bem para a saúde do corpo. As propriedades dela auxiliam na liberação de endorfinas, consideradas analgésicos naturais produzidos pelo cérebro. Ela também ajuda a diminuir dores de cabeça e enxaqueca.
Outro benefício do consumo das pimentas é o auxílio na digestão, pois elas causam o efeito antiflatulência. Estudos contam que, além de proporcionarem uma boa circulação no estômago, elas têm potencial anti-inflamatório e antioxidante, contribuindo para o antienvelhecimento.
Aprender como plantar pimenta-de-cheiro implica saber quais são as condições para um bom plantio. A começar pela luminosidade, seja em vasos, seja em canteiros, essas plantas gostam de sol em boa parte do dia, pois precisam do calor. Elas preferem temperaturas de 16ºC a 35ºC.
O desenvolvimento delas é melhor nas regiões mais quentes do país. Para o pé de pimenta-de-cheiro crescer saudável e forte, ele precisa de calor. Portanto, a época do plantio deve acontecer preferencialmente no verão.
Para ter sucesso no cultivo de pimenta-de-cheiro, é preciso entender de solo. Ele não deve ser compacto, mas leve, solto e drenado. Essa dica vale para a maioria das plantas de horta. Inclusive, a terra da pimenteira deve ser rica em matéria orgânica e ter um pH neutro, mas tolera entre 4,5 e 8.
Como as pimentas gostam de muito calor, uma dica quanto à rega é que ela deve ser frequente. Isso porque, devido à quentura, o solo seca rápido. Então, ele precisa ser mantido úmido. No entanto, é importante não exagerar, pois isso pode apodrecer as raízes e matar o pé.
Afinal, como plantar pimenta-de-cheiro no vaso? Saiba que essa planta é resistente e cresce muito bem em recipientes, não somente em canteiros. A plantação deve ser feita com sementes. É importante deixá-las secar ao sol por três dias antes de iniciar o plantio.
Com a terra preparada, enterre a semente seca em um copo descartável, a uns 4 cm da superfície. Regue uma vez por dia até a germinação. Quando a planta brotar, é hora de transferi-la para um vaso maior, que pode ser de tamanho médio ou grande. Viu só como plantar pimenta-de-cheiro é simples?
Saber como plantar pimenta-de-cheiro também significa cuidar da drenagem do solo. Isso é importante para proteger a terra e as raízes contra um possível ressecamento. Além disso, esse cuidado preserva a vida no solo. Para fazer isso, é possível usar argila expandida.
Ela serve como cobertura e decoração. O material também pode ser colocado por cima da terra para “forrá-la” ou despejado no fundo do vaso. Além de facilitar a drenagem, a argila expandida atua como uma reserva de nutrientes, facilitando a vida saudável no solo.
A colheita pode ser feita de 60 a 120 dias após o crescimento das pimentas. Para isso, é importante verificar se a coloração indica o que a planta está madura. A pimenta-de-cheiro deve ser colhida quando estiver amarela ou vermelha. Normalmente, o processo ocorre anualmente.
É importante lembrar que a forma mais segura de colher pimentas é com o uso de luvas, principalmente para espécies com ardência maior. Além de ferimentos na pele, elas podem provocar desconfortos em regiões mais sensíveis, como nariz, boca e olhos.
Uma ótima dica quanto às plantações em vasos ou canteiros é a utilização de uma estaca de madeira como suporte para o caule. Isso auxilia no crescimento vertical da pimenteira e evita que a planta envergue no processo de desenvolvimento.
Agora que você aprendeu como plantar pimenta-de-cheiro, saiba que aqui, na Petz, é possível descobrir outras dicas incríveis sobre plantação em canteiros, vasos e jardins.
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…