Ter flores em casa traz muito bem-estar para o dia a dia, não é mesmo? Melhor ainda é cultivar espécies coloridas, enfeitando o ambiente, como plantar onze-horas. Se você tem dificuldade para cuidar dessa planta, continue lendo e veja como é mais fácil do que pensa!
Antes de aprender como plantar onze-horas, conheça um pouco mais sobre ela. O nome curioso e diferente não é por acaso, pois, ela costuma desabrochar justamente nesse horário. Isso acontece porque, às 11 horas da manhã, o sol está prestes a atingir o pico no céu.
O crescimento rápido da flor onze-horas faz com que os botões não demorem a surgir, ou seja, é perfeita para quem quer ter a casa florida sem esperar muito. A seguir, entenda melhor a natureza e o ciclo de cultivo da planta.
À primeira vista, pode não parecer, mas você sabia que a onze-horas faz parte da mesma família das suculentas e dos cactos? Se você reparar bem, verá que as pétalas dessa flor são translúcidas, bem parecidas com as que encontramos no deserto.
A onze-horas é uma espécie típica do Brasil, comum no Uruguai e na Argentina. Em outras palavras, é uma flor de origem sul-americana. Apesar disso, não é muito popular por aqui.
O ciclo de vida da onze-horas dura um ano, envolvendo plantio, crescimento e floração até secar. Isso influencia totalmente o cultivo de onze-horas. Afinal, se você quer manter a planta viva, é preciso replantá-la no período de 12 meses.
Isso vale para vasos, jardineiras ou diretamente na terra, pois todas essas formas são possíveis se você estiver se perguntando como plantar onze-horas. Escolha a que for melhor para você e que combine mais com o seu espaço. Se tiver um jardim, é possível cultivar de modo que um tapete de flores se forme. Muito lindo, não é mesmo?
Que tal aprender o passo a passo de como plantar onze horas? Confira todas as instruções de que você precisa para começar a cultivar essa planta. O primeiro ponto é ter em mãos as sementes, o substrato e os vasos ou outros suportes para a terra.
Antes de qualquer coisa, não enterre as sementes na terra! Diferentemente de outras espécies, a semente da planta onze-horas precisa receber luz para acontecer a germinação.
Para não errar, posicione as sementes na superfície do substrato. A profundidade não deve ultrapassar a marca de meio centímetro. É bem pouco mesmo! Por cima delas, peneire um pouco de terra ou serragem. Feito isso, é hora de aguardar. A germinação deve acontecer em, no máximo, duas semanas.
Fazer uma boa preparação do solo faz parte de saber como cuidar de onze-horas, mas não se preocupe, pois, ela não é muito exigente. O mais importante é garantir que a drenagem esteja em dia, evitando a retenção de água.
Para isso, é necessário misturar terra e areia em partes iguais, porque a areia absorve a água rapidamente e não demora para secar. Dessa maneira, faz com que o solo esteja sempre drenado e pouco úmido.
Algumas das maiores dúvidas sobre como plantar onze-horas estão relacionadas à quantidade de luz e às características do clima mais indicado para o cultivo. Nesse sentido, a melhor temperatura para a planta é entre 19 ºC e 30 ºC.
Além disso, assim como as cactáceas e as suculentas, ela precisa de luz solar direta para se desenvolver com todo o potencial e gerar flores saudáveis. No frio, o crescimento é mais complicado, pois a planta não é capaz de suportar climas com temperaturas baixas.
Uma vez com boa drenagem, certifique-se de que o solo esteja sempre úmido, mas preste atenção, pois isso não significa regar todos os dias. Na verdade, é recomendado que a irrigação seja feita entre duas e três vezes ao longo da semana. A quantidade exata depende se há mais ou menos incidência de sol na planta.
Essa orientação vale especialmente para a onze-horas mais jovem, que ainda não se desenvolveu totalmente. Já no caso das plantas mais adultas, a resistência a alguns dias de seca é maior.
Afinal, como acontece a floração da onze-horas? Como o ciclo é rápido e dura menos de um ano. Não demora muito, mas a época certa depende de quando você a plantar.
Primeiro, surge a base, que é mais grossa, da mesma forma como são as suculentas. Quando as flores começarem a desabrochar, podem ter coloração rosa, amarela, branca, vermelha, entre outras. Aliás, é muito comum que abelhas sejam atraídas, então dê preferência ao cultivo externo.
Agora que você já aprendeu o cultivo por meio de sementes, saiba que também é possível fazer mudas usando os galhos. Nesse caso, você pode começar comprando uma flor já desenvolvida e criar as mudas a partir dela.
Assim, o crescimento vai acontecer ainda mais rápido, e você terá flores novas em pouco tempo. Para aprender como fazer muda de onze-horas, basta escolher um caule ainda sem flor e com a aparência saudável.
Faça o mesmo preparo do solo e plante o galho em um vaso. Siga as instruções de rega recomendadas para as plantas jovens e garanta que a muda receba bastante sol direto ao longo do dia. É simples assim!
Está esperando o que para começar? Encontre tudo o que você precisa no site da Petz, incluindo vasos, terra, areia e outras ferramentas. Com certeza, você vai ter essa flor na sua casa.
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…