Quem tem uma mini-horta em casa sabe o quanto é bom poder colher o alimento e consumi-lo na hora. Geralmente, os temperos são escolhidos para compor a plantação. Saber como plantar manjericão, por exemplo, pode enriquecer o seu almoço, deixando-o mais saboroso.
Fique conosco e aprenda o passo a passo de como ter manjericão em casa, incluindo as formas de plantio e cultivo. Aproveite para conhecer a origem desse tempero, os tipos que existem e os benefícios para a saúde.
Essa folhinha de gosto tão marcante tem origem na Índia, como muitos outros temperos, ervas e especiarias. A similaridade com o formato da hortelã não é à toa, já que ambas pertencem à família Lamiaceae.
Também é fonte de cálcio, zinco, manganês, potássio, ferro e magnésio, além de diversas vitaminas, como a A, B, C, E e K. Além de nutritivo, é utilizado em saladas, pizzas, sopas, massas, refogados de carne e até em alguns drinks. Então, o que é manjericão se não uma erva versátil?
Até aqui, já existem muitos motivos para você querer aprender como plantar manjericão e ter sempre essa fonte de saúde em casa, mas ainda podemos melhorar! Ao agirem no corpo, esses nutrientes trazem benefícios, como os apresentados abaixo.
A maneira mais comum de ter manjericão nas residências é plantar em vaso. Por isso, vamos compartilhar dicas de como cultivar manjericão em vaso e proporcionar um crescimento saudável para a erva.
Com tudo pronto, o próximo passo é colocar o vaso em um espaço com luminosidade, como a varanda ou a janela. O ideal é que a planta receba luz durante três horas por dia. Depois disso, deixe o vaso em um local com luz indireta.
Se você quer saber como plantar muda de manjericão ou multiplicá-la, preste atenção nos detalhes a seguir. Pode parecer um pouco trabalhoso, mas é recompensador.
Em primeiro lugar, corte um caule da erva já crescida, mantendo algumas folhas. Mergulhe o caule em um copo com água de tal forma que as folhas fiquem para fora do copo. Deixe o copo com o manjericão próximo a uma janela para receber luminosidade de duas a três semanas.
A cada dia que passa, você vai ter o privilégio de ver nascer as primeiras raízes aos poucos. Quando elas estiverem grandes e bem desenvolvidas, é hora de transplantá-las para o vaso com terra.
Outra maneira de ter essa erva em casa é aprendendo a plantar as sementes de manjericão. A tarefa é fácil, sem exigir muito do seu tempo durante a execução. O mais demorado é aguardar a germinação.
Plante de duas a três sementes em uma profundidade de um centímetro e cubra com terra. Caso a terra for mantida úmida, em até sete dias, começarão a brotar as primeiras folhinhas. Você vai ver de perto a natureza agindo.
Agora que você já sabe como plantar manjericão, que tal aprofundar ainda mais a pesquisa? A seguir, vamos falar sobre as espécies que existem e podem tranquilamente ser encontradas na natureza.
Para incrementar a sua horta, escolha o tipo de manjericão que se adeque ao seu gosto pessoal. Separamos cinco espécies diferentes para te ajudar a escolher o ideal para você. Confira.
Como você deve ter percebido, a natureza é sinônimo de fartura quando se trata de manjericão. Todos eles são comestíveis, deixando qualquer prato bonito e com um gosto especial.
Agora que você já sabe como plantar manjericão e conhece tudo sobre esse presente da natureza, chegou a hora de viver essa experiência. Vá até uma das lojas da Petz para adquirir os equipamentos e os produtos destinados tanto ao plantio quanto ao cultivo de plantas.
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…