O kiwi é uma fruta deliciosa, de origem oriental, com casca marrom e peluda, além de interior verde com sementinhas pretas. Ela é rica em muitos nutrientes. Você sabia que dois kiwis têm mais que o dobro da quantidade de vitamina C recomendada ao dia? Por isso, aprenda como plantar kiwi!
O kiwi é uma planta arbustiva escandente, ou seja, uma trepadeira. Os frutos são produzidos entre três e cinco anos após o plantio, bastante produtivos se forem manejados da maneira correta.
Os kiwis à venda atualmente são originários das variedades Actinidia deliciosa e Actinidia chinensis, menos comum. A planta pode ser fêmea, macho ou hermafrodita. Para ter frutas em casa, é preciso ter dois pés, um da planta macho e outro da planta fêmea.
É possível fazer uma plantação de kiwi a partir das sementes da fruta comprada no supermercado. Retire as sementes do miolo, lave-as bem e seque-as com papel-toalha.
Coloque a semente de kiwi em um papel toalha-seco, em um pote bem fechado. Leve para a geladeira de 7 a 20 dias, período em que as sementes vão brotar.
Depois de brotarem, retire o excesso de papel-toalha de cada brotinho e coloque em bandejas de germinação ou copos de plástico reciclável, com a terra preparada. Siga essas dicas de como plantar kiwi:
Mantenha essa terra bem úmida. Quando as mudinhas estiverem com cerca de 10 cm de altura, transplante-as para um local definitivo, que pode ser um canteiro. Também dá para plantar pé de kiwi em vaso. É só seguir as mesmas instruções e escolher um vaso para cada pé.
A reprodução por estaquia é uma forma de reprodução assexuada das plantas. É preciso pegar pequenas estacas de caule, que contenham gemas, brotos ou folhas, e plantá-las em terra úmida. Está gostando dos truques de como plantar kiwi? Continue lendo!
O uso de soluções enraizadoras é recomendado para maior sucesso desse tipo de plantio. Uma solução enraizadora bastante utilizada é a de lentilhas, e você pode fazê-la em casa:
Selecione estacas de kiwi de um pé já produzindo. Escolha aquelas que estiverem mais próximas do caule principal e com pelo menos duas folhas. Mergulhe-as na solução enraizadora e na terra preparada umedecida na bandeja de germinação.
Ao surgirem os primeiros brotos, já é possível fazer o transplante para o local definitivo. Retire da bandeja de germinação com muito cuidado para não quebrar as raízes. Caso contrário, a planta nova pode morrer.
Você não pode plantar kiwi em qualquer lugar. A planta gosta de lugares com sombra, onde o sol não bata direto, e pouco vento, pois ventanias podem derrubar as flores do kiwi e prejudicar a produção dos frutos, que ocorre após a polinização das flores pelas abelhas.
Uma dica de como plantar kiwi é fazer um suporte para o pé se apoiar e crescer. Pode ser um caramanchão, postes de madeira ou até um muro. O importante é que essa estrutura aguente o peso da planta.
O pé de kiwi adora água, por isso, regue a planta com frequência, principalmente em épocas quentes e secas. Para cada 20 L de terra, é preciso usar 10 L de água.
O pé de kiwi é considerado muito resistente. No entanto, os pulgões são pragas frequentes nessa planta. Para eliminá-los, é possível usar inseticidas vendidos em lojas especializadas.
Você também pode usar receitas caseiras para acabar com as pragas. A receita mais tradicional leva fumo de corda. Coloque 200 g de fumo de corda em 1 L de água por 24 horas. Peneire, dilua em mais 1 L de água e borrife diariamente na planta.
Agora que você já sabe os segredos de como plantar kiwi, é só colocar a mão na massa e desfrutar desse delicioso fruto! Nas lojas da Petz, você encontra adubos, vasos e terra para seu pé de kiwi!
Os gatos precisam de cuidados especiais que variam conforme a idade. Porém, ao encontrar um…
Uma carne no olho do cachorro que aparece de repente pode ser o chamado cherry…
Quando o assunto é a saúde dos animais de estimação, todo cuidado é pouco. Há…
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
O fígado é um dos órgãos mais importantes de nosso organismo. Ele trabalha desintoxicando o…
De repente, seu pet, que era alegre e cheio de energia, ficou triste, amuado e…