Planta-jade, árvore-da-amizade, árvore-da-prosperidade e árvore-da-felicidade referem-se à mesma planta. Essa espécie é uma das queridinhas dos apaixonados por jardinagem por conta do aspecto ornamental e da facilidade de cuidar. Quer aprender como plantar jade? Então, você está no lugar certo!
Assim como qualquer outra, essa verdinha requer atenção e circunstâncias adequadas para crescer. Separamos dicas para te ajudar a plantar jade em casa. Continue a leitura e confira.
Antes de explicarmos como plantar jade, vamos falar sobre as vantagens. A Crassula Ovata pertence à família das suculentas. Como tal, é muito resistente e duradoura. Ela não necessita de regas frequentes e resiste a altas temperaturas, pois acumula água nos caules e nas folhas verdes.
Outra característica muito atrativa da jade é que ela pode ser cultivada tanto ao ar livre, no jardim ou na varanda, por exemplo, quanto em casa. Isso porque ela gosta de luz solar direta, mas também sobrevive com luminosidade indireta.
Nativa da África do Sul, a suculenta é muito usada para fins decorativos. Além da folhagem vistosa, a planta-jade dá pequenas flores estreladas de cor branca ou rosa. Encantadora e fácil de cuidar, ela é uma ótima opção, principalmente para os iniciantes na jardinagem.
Há como plantar jade em vaso ou canteiro. Você pode realizar o plantio com sementes ou estaquia. Apesar das diferenças entre os métodos, desde que haja dedicação, o resultado costuma ser positivo.
Você já se perguntou como fazer mudas de flor de jade de forma prática e rápida? A resposta para essa pergunta é a estaquia. Esse método consiste em colocar um ramo ou uma folha da planta em um vaso. É necessário preparar o solo antes do plantio, ou seja, misturar a terra com adubo e substrato arenoso.
Até que a plantinha desenvolva raízes, o ideal é deixá-la à meia-sombra. Também é importante realizar regas frequentes, mas ter cuidado para não encharcar o solo. Depois disso, faça a manutenção adequada para a jade ficar firme e forte.
Há quem prefira iniciar o cultivo da planta-jade com sementes. Esse processo conta com mais etapas, mas apresenta algumas semelhanças com o método anterior. O solo deve ser preparado da mesma forma, por exemplo.
As sementes devem ser enterradas em uma profundidade de 1,5 cm a 3 cm. O plantio deve ser feito em uma sementeira. Após a germinação, as mudas devem ser transferidas para um local maior e definitivo (vaso ou canteiro).
Você pode plantar as sementes diretamente no local definitivo. Contudo, com a sementeira, as chances de sucesso são maiores. Vale ressaltar que, em ambos os casos, as mudas precisam de luz indireta e irrigação suficiente para deixar o solo úmido.
As próximas dicas de como plantar jade estão relacionadas à manutenção da planta. Afinal, não é apenas o momento do plantio que merece atenção. Também é importante falar sobre certas condições, como luz, água e qualidade do solo, para garantir que a planta tenha uma vida saudável.
Não há como cultivar a planta-jade sem preparar o solo apropriadamente. A suculenta não pode receber muita água. Por isso, o solo precisa ter uma boa drenagem para as raízes não ficarem úmidas demais.
Uma boa técnica para obter um solo adequado é colocar um substrato bem drenado, como areia grossa e pedriscos, no fundo do vaso ou do canteiro. Depois, complete com uma camada de terra adubada por cima.
A adubação pode ser realizada a cada dois ou três meses, variando de acordo com cada caso. Tanto o adubo orgânico quanto o NPK proporcionam que a jade fique muito mais alegre e vigorosa.
Entre as dicas de como plantar jade, cuidar da iluminação é uma das mais importantes. A planta ama luz solar e precisa de cinco a seis horas de luminosidade, que pode ser direta ou indireta. No caso dos ambientes internos, é imprescindível que o vaso permaneça perto de uma janela.
Quando a planta-jade é exposta ao sol pleno, as folhas podem ficar com as bordas avermelhadas, o que é normal. Porém, se as folhas começarem a ficar marrons, é um indicativo de que elas estão queimadas pelo excesso de sol.
A irrigação da suculenta deve ser moderada, podendo ser realizada apenas uma vez por semana. No entanto, quando a planta recebe luz solar direta, o solo fica seco com mais facilidade, por isso pode ser necessário um número maior de regas. Lembre-se: a terra não pode ficar encharcada.
Sendo assim, o ideal é conferir as condições do solo. Para isso, você pode fazer um simples teste ao colocar a ponta dos dedos na terra. Se ela estiver úmida e sujar seu dedo, é porque não há necessidade de hidratar a verdinha. Já se estiver seca, e seu dedo permanecer limpo, está na hora de regar.
Além de saber como plantar jade, é preciso tomar algumas precauções. Quando a irrigação é feita de forma exagerada, há um grande risco das raízes apodrecerem.
O melhor horário para as regas é no início ou no final do dia, momentos em que a temperatura está mais fresca. Evite molhar diretamente as flores ou as folhas, pois isso pode prejudicá-las.
Fácil de cuidar, a planta-jade é excelente para compor a decoração da sua casa. Agora que você já sabe tudo sobre o cultivo, que tal colocar as mãos na obra? No site da Petz, você encontra diversos produtos de jardinagem para te auxiliar nesse processo. Aproveite a visita e confira nosso catálogo!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…