Conhecido pela bela tonalidade das flores, o ipê-amarelo é uma árvore brasileira muito popular. Como ele é resistente e se refere a diferentes localidades, muitas pessoas têm o desejo de cultivá-lo. Porém, você sabe como plantar ipê-amarelo?
Se você faz parte dos apaixonados por jardinagem e quer saber como cultivar ipê, continue a leitura. Separamos as informações mais importantes sobre a planta e um passo a passo para te ajudar no plantio!
O ipê (Handroanthus albus) é uma árvore nativa do Brasil. O clima tropical é ideal para o cultivo, por isso as variações estão presentes em todo o território do país. Ele também pode ser encontrado especialmente nas regiões mais quentes da América Latina.
O ipê é uma planta perene que pode atingir de 20 a 30 m de altura. Na época de floração, que ocorre entre o inverno e a primavera, as árvores ganham tons vibrantes. Além de amarelas, as flores podem ser rosas, roxas ou brancas.
O nome “ipê” vem do tupi e quer dizer “casca grossa”. Com o tronco particularmente fino, ramos curvos e copa arredondada, a árvore é muito utilizada no paisagismo e na arborização de cidades.
O ipê-amarelo é culturalmente reconhecido como símbolo da primavera no Brasil. Isso porque o mês de setembro, que marca o início da estação, coincide com a época de floração da árvore.
Antes de entender como plantar ipê-amarelo, é preciso observar quais são as circunstâncias ideais para o desenvolvimento da árvore. Elementos como qualidade do solo, quantidade de luz e irrigação são de extrema importância.
O ipê gosta de luz e calor, por isso precisa estar em um local com grande incidência de sol. A árvore precisa de solo úmido, profundo e com boa drenagem. A irrigação deve ser moderada, pois, caso haja excesso de água, as raízes podem apodrecer.
Há diferentes formas de plantar ipê. A primeira é a partir de sementes, o que exige um processo maior. Já na segunda, você utiliza mudas prontas, comercializadas em lojas de jardinagem.
Por fim, você também pode utilizar o método da estaquia. Nessa técnica, é necessário cortar uma estaca de 15 cm de um ipê adulto. O corte deve ser feito na diagonal, e a estaca pode ser retirada das raízes, do caule ou dos galhos da planta original.
Caso você não tenha como cultivar a árvore em um quintal ou jardim, não precisa se preocupar. Tem como plantar ipê-amarelo em vaso! Todas as formas de plantio podem ser realizadas dessa forma.
No entanto, o recipiente precisa ter espaço suficiente para a planta se desenvolver. Recomenda-se que o vaso tenha, no mínimo, 50 litros e furos na parte de baixo para a drenagem da água.
Agora, chegou o momento de colocar as mãos na terra e começar o trabalho. Nesse passo a passo de como plantar ipê-amarelo, vamos te orientar em cada etapa e dar algumas dicas.
O cultivo de ipê não é complicado. Para começar, plante as sementes em um vaso com terra adubada a 3 cm de profundidade. O vaso deve estar posicionado em um local arejado e que receba sol pleno.
É hora de molhar a plantinha. Até que as sementes germinem, é preciso regá-las com frequência para o solo permanecer úmido. Vale ressaltar que o recipiente precisa ter furos no fundo para a água ser drenada.
Após o período de germinação, a planta deve ser transferida para o local definitivo. Antes de transplantar a muda, é preciso preparar a terra. Portanto, esse é o próximo passo de como plantar ipê-amarelo.
Como citamos um pouco acima, o solo precisa ter uma boa drenagem. Por isso, o substrato precisa ser composto por uma camada feita com brita ou argila expandida, e outra de terra adubada. Você pode optar por adubo orgânico, químico ou fertilizante NPK.
Quando a muda tiver alcançado 20 cm de altura, está na hora de transferi-la para o local definitivo. Com o solo devidamente preparado, abra uma cova e faça a alocação da planta. As medidas dependem do tamanho da muda, mas precisam ter no mínimo 20 x 20 x 20 cm.
Faça a manutenção da planta! Depois de um plantio bem-sucedido, é preciso manter certos cuidados para garantir um ipê saudável. Primeiro, certifique-se de que a árvore está recebendo as quantidades ideais de luz, água e nutrientes.
É importante ressaltar que, após a germinação, as regas podem ser feitas com menos frequência. O solo deve permanecer úmido, mas nunca encharcado. Os melhores momentos para a irrigação são no início ou no fim do dia, pois a árvore consegue absorver melhor a água.
A adubação pode ser feita uma vez ao ano. As podas não precisam ser regulares, pois não interferem na floração. Elas são recomendadas apenas como forma de limpeza para eliminar galhos secos e folhas mortas.
Depois de conhecer todas as etapas do cultivo do ipê, você deve estar ansioso para saber quando poderá contemplar as belas flores. A floração da planta começa no mês de julho e dura até o mês de novembro. Contudo, infelizmente, apenas uma árvore com três ou quatro anos de idade é capaz de produzir flores.
Agora que você já sabe como plantar ipê-amarelo, que tal se aventurar e tentar cultivá-lo em casa? Na loja on-line da Petz, você encontra tudo o que precisa para cuidar de suas plantas. Nosso catálogo oferece ferramentas, vasos, adubos e muitos outros produtos para jardinagem. Aproveite a visita e confira!
Construir ou reformar uma área de lazer quase sempre dá trabalho, mas o resultado é…
Ao adotar um novo pet, uma das primeiras dúvidas é como batizar o animal. Nesse…
Se está pensando em adotar ou já adotou esse pequeno roedor, chegou a hora de…
Decidiu adotar um felino? Pode ser difícil definir como batizar o pet, não é? Há…
Os gatos são animais incríveis, que conquistaram os corações de muitos tutores. Quem ama os…
Você é o mais novo tutor de um passarinho, mas ainda não sabe qual nome…