Plantas

Aprenda como plantar inhame no vaso

Quem já está envolvido com jardinagem sabe que essa é uma paixão que só cresce, seja para passar o tempo, seja ter a comidinha preferida por perto. Pensando assim, o que acha de aprender como plantar inhame no vaso? Essa é a melhor solução para quem não tem um jardim em casa.

Mesmo que você nunca tenha cuidado de uma planta antes, começar com o inhame não será tão difícil. Isso porque ele não é muito exigente, o que facilita o cuidado e a colheita.

Pronto para aprender como plantar inhame no vaso? No conteúdo a seguir, mostramos um passo a passo e os principais cuidados durante a colheita. Vamos lá!

Por que plantar o inhame?

Também conhecido como taro, o inhame é um tubérculo que muitos gostam de acrescentar na dieta por preferência ou saúde. Você sabe como ele ajuda a manter o organismo em dia? A seguir, listamos as principais vantagens de tê-lo à disposição em casa:

  • combate a prisão de ventre: por possuir boas quantidade de fibra solúvel, o inhame hidrata as fezes, ajudando na evacuação;
  • aumenta a energia e a disposição: rico em carboidratos glicêmicos, ele dá mais disposição e energia durante os treinos físicos e mentais;
  • favorece a perda de peso: com boas quantidades de fibras, o inhame ajuda a prolongar a sensação de saciedade;
  • diminui os sintomas da menopausa: o inhame possui diosgenina, um tipo de composto bioativo que afeta o estrogênio, equilibrando-o;
  • controla a glicose no sangue: contém fibras que diminuem a velocidade de absorção do açúcar nos alimentos.

Viu como é interessante aprender como plantar inhame no vaso? Continue lendo que, no próximo tópico, daremos um guia para começar o cultivo em casa.

Como fazer o plantio do inhame no vaso

Agora que já sabe os benefícios, é hora de aprender como plantar inhame em casa e sempre ter esse tubérculo próximo de você. A seguir, daremos algumas instruções-chave para começar o cultivo.

Comece pelas mudas

Para plantar inhame no vaso, primeiro, é preciso cultivar uma muda. A tarefa começa com a coleta de alguns inhames sadios e sem nenhum sinal de apodrecimento, mas que já possuem algumas raízes saindo.

Com o tubérculo em mãos, corte um pedaço e coloque-o em contato com um centímetro de água. Essa é a melhor forma de começar a plantação no vaso.

Espere entre uma semana e dez dias para ver o primeiro broto e, algumas vezes, o sinal de alguma raiz. Não se esqueça de que água precisa ser trocada a cada dois dias para não ficar suja.

Prepare o substrato

Nesse tempo, fique atento ao substrato. É preciso encontrar uma terra orgânica e fazer uma pequena mistura com húmus de minhoca. A receita é simples: três partes de terra e duas de húmus. Além disso, o solo precisa ser:

  • bem drenado;
  • com aceitação de argila arenosa;
  • com boa irrigação para se manter úmido sem apodrecer o tubérculo;
  • com pH próximo de seis.

Escolha o vaso ideal

Não se esqueça do vaso para plantar inhame! Como o vegetal cresce debaixo do solo, é preciso um modelo que tenha ao menos 50 cm de profundidade. A regra é: quanto mais profundo e maior, melhor será o vaso escolhido.

Quais cuidados ter com o cultivo?

Mesmo ao aprender como plantar inhame no vaso, é preciso ter alguns cuidados com o cultivo do inhame. Afinal, essa planta possui características próprias, que precisam ser respeitadas. Veja abaixo.

Clima

Antes de começar a plantar, lembre-se de checar a estação ideal para o cultivo. Isso porque o inhame é uma planta que ama climas quentes e úmidos, ficando entre 20ºC e 29ºC.

Colheita

Reconhecer o momento certo para fazer a colheita é o passo final para aprender a como plantar inhame no vaso. Não se preocupe porque isso não é nada difícil de fazer. Você só tem que contar 240 dias depois do plantio. Então, puxe e separe o inhame para já começar a desfrutar desse delicioso tubérculo.

Se prestar atenção, no momento em que o inhame estiver pronto para ser colhido, as folhas começarão a amarelar, mostrando que é hora de retirá-lo da terra. Assim, só resta aproveitar o alimento sem agrotóxicos.

 Se estiver pensando em plantar mais inhames no vaso em sua casa, não se esqueça de tampar o buraco que fez ao retirá-lo, deixando tudo pronto para a próxima muda.

Quer mais dicas para incrementar os seus conhecimentos de jardinagem? Acompanhe o blog. Agora, se está precisando de materiais de qualidade para iniciar o plantio, acesse o site da Petz e confira um catálogo completo.

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Como o Eucafluff® torna o tapete higiênico do seu pet mais sustentável?

Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…

28 minutos ago

Mundo dos roedores: conheça os tipos de camundongos

Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…

5 horas ago

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

1 dia ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

3 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

4 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

4 dias ago