Aprender como plantar gengibre nunca foi tão fácil e prático. Agora, você poderá colher sua plantinha diretamente na sua casa, sem ter a necessidade de comprá-la em nenhum outro lugar. Dessa maneira, sua refeição estará livre de agrotóxicos e ficará muito mais saudável!
Além disso, há uma grande variedade de comidas que ficam ainda mais deliciosas com o gengibre, como sopas, carnes, peixes, frangos e sucos. A plantinha também traz muitos benefícios para a saúde, sendo especialmente requisitada quando estamos com problemas na garganta. Continue a leitura para saber mais!
Como a grande maioria das pessoas sabe, o gengibre é uma planta aromática, muito utilizada para temperar alimentos e fazer chás. Assim, aprender como plantar gengibre facilitará bastante o cotidiano.
O primeiro passo para plantar gengibre é escolher um vaso grande e colocar pedras no fundo dele. Em seguida, acrescente a terra e o adubo. Logo depois, ponha pedacinhos da planta aromática de forma vertical.
Se você quiser começar sua plantação de gengibre a partir de brotos, é muito simples: basta escolher uma muda que já apresenta alguns brotinhos. Se eles ainda não estiverem ali, não tem problema. É só colocar os pedaços da planta aromática na água morna que eles irão aparecer.
Dessa maneira, ponha os brotos em um vaso e adube bem. Assim, em alguns dias, você já terá sua própria plantinha em casa. Viu só como plantar gengibre pode ser fácil? A melhor parte é que existem outras maneiras bem práticas de cultivar a planta em casa.
Muitas vezes, temos aquela garrafa PET parada em casa, sem nenhuma utilidade. Então, já pensou em semear gengibre nela? A embalagem pode substituir qualquer vaso. Dessa maneira, você dá uma finalidade para ela sem precisar jogá-la fora.
Cultivar gengibre na garrafa pet é muito simples: basta fazer alguns furos pequenos no fundo da garrafa e colocar pedrinhas para a água escorrer melhor. Em seguida, acrescente terra e um pouco de adubo. Depois, ponha alguns pedaços da planta de forma vertical.
Vale lembrar que o local escolhido tem que receber luz solar para a planta crescer e se desenvolver. Dessa maneira, você poderá ter gengibre em casa e ajudar o planeta, reutilizando a embalagem plástica!
Você sabia que essa planta também cresce na água? A primeira dica para plantar gengibre na água é semeá-lo na terra. Assim, quando ele já estiver com caule e folhas, pode ser retirado e transportado para o sistema hidropônico.
A segunda dica para plantar gengibre na água é colocar a plantinha no meio do vaso com água e espalhar as raízes por ele. É essencial manter o pH do líquido entre 5,5 e 8,0 para a verdinha crescer e se desenvolver de modo saudável.
Como o gengibre é uma planta tropical, ele gosta de estar em locais quentes. Por isso, sempre o mantenha em uma área que receba sol, mas não de forma direta. Dessa maneira, para colocá-lo em casa, é ideal mantê-lo perto de uma janela.
Outro ponto importante é regar a planta com muita frequência. Assim, é essencial colocar bastante água no local de plantio quando os primeiros brotinhos começarem a aparecer.
O gengibre estará pronto para ser colhido quando as hastes estiverem amareladas. O tempo varia entre 7 e 12 meses, portanto sempre preste muita atenção ao desenvolvimento da planta para colhê-la no tempo certo.
Além disso, é essencial que o solo sempre esteja adubado para o gengibre receber todos os nutrientes necessários para crescer de forma saudável. Saber como plantar gengibre em casa nunca foi tão fácil, não é?
O gengibre combina muito com diversas comidas, mas você sabia que ele também traz diversos benefícios para a nossa saúde? Esta raiz possui proteína, fibra, sódio, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, zinco, cobre, manganês, selênio, tiamina, riboflavina e niacina.
Além disso, tem vitamina C, que é rica em oxidantes, ajudando a combater os radicais livres. Dessa maneira, também contribui com o sistema imunológico. O gengibre ainda traz a vitamina B6, que ajuda na ausência de vitaminas do corpo, fortalece o sistema imunológico e possui diversos outros benefícios para a saúde.
Portanto, além da planta aromática ser deliciosa para temperar sopas, carnes e peixes ou fazer chás, é muito prática de ser semeada, ocupando um pequeno espaço na sua residência. Desde que as condições corretas sejam oferecidas, ela poderá crescer até em apartamentos!
Gostou de aprender um pouco mais sobre como plantar gengibre? Então, venha conferir os outros conteúdos que publicamos no blog da Petz! Aqui, sempre oferecemos as melhores dicas para você ter as suas próprias plantas em casa, cultivando a sua horta com mais facilidade e praticidade!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…