Saiba como plantar espada-de-são-jorge na sua casa!
Publicado em 30 de julho de 2022Tempo de leitura: 5min
Os apaixonados por jardinagem gostam de ter a maior variedade possível de plantas em casa. Afinal, as verdinhas embelezam e trazem alegria a qualquer ambiente. Porém, algumas são mais populares que outras. Hoje, você entenderá como plantar espada-de-são-jorge, uma das mais comuns.
Essa verdinha é caracterizada por folhas longas e pontudas, parecidas com espadas (daí o nome). Por mais que o cultivo seja simples, é importante ter em mente todos os cuidados necessários para aumentar a longevidade da planta. Assim, confira algumas dicas de como plantar espada-de-são-jorge a seguir!
Qual é o significado da espada-de-são-jorge?
Você já se perguntou porque a planta espada-de-são-jorge é tão querida? Sabe se há alguma lenda popular por trás da verdinha? Originária da África, ela é caracterizada pelas longas folhas verdes-escuras com algumas manchas amareladas.
Mesmo que essa planta esteja em alta, poucos sabem que ela possui lindas flores brancas-amareladas, que dão um toque todo especial. Porém, o que chama mesmo a atenção e faz os apaixonados por plantas quererem saber como cuidar da espada-de-são-jorge é o significado dela.
Também chamada de espada-de-ogum, a espada-de-são-jorge é famosa por ser uma planta protetora, assim como a arruda e a aroeira. Ou seja, se você está precisando de um amuleto contra as energias negativas, essa é a espécie certa para a sua casa.
A boa notícia é que existem vários tipos de espadas-de-são-jorge ou, pelo menos, plantas muito parecidas. Acontece que a verdinha faz parte de um grupo conhecido como dracaenas. Os membros dessa família são:
- espada-de-são-jorge: planta com folhas verde-escuro, que podem atingir 80 cm de altura;
- espada-de-santa-bárbara: planta com folhas mais amareladas, que não costumam crescer muito;
- lança-de-são-jorge: é a versão em miniatura da espada-de-são-jorge, por isso as folhas são mais cilíndricas e tendem a permanecer em tamanhos menores que a “original”.
Formas de plantar espada-de-são-jorge
Agora, chegou a hora de entender como cultivar a verdinha. Se você quer aprender como plantar muda de espada-de-são-jorge, saiba que existem duas formas diferentes:
- separar uma parte enterrada da planta com um pedaço do caule subterrâneo, responsável por acumular as substâncias nutritivas;
- cortar uma folha em partes com até 10 cm.
Assim que tiver as mudas, vá para o próximo passo. Para isso, você precisa de um vaso com argila expandida, bidim, cascas de pinus, areia peneirada e composto orgânico. Com esses materiais em mãos, siga as instruções:
- coloque argila expandida no fundo vaso;
- cubra essa camada de argila com um “manto” de bidim, ajudando na drenagem da irrigação;
- preencha o vaso com ⅓ de areia peneirada para evitar que o composto orgânico encharque e apodrece a raiz;
- adicione composto orgânico, tanto húmus quando compostagem de rio;
- ponha a terra com a muda no centro do vaso, dando mais atenção às laterais;
- termine colocando cascas de pinus nas laterais, impedindo que a umidade saia.
Cuidados diários
Agora, você já sabe como plantar espada-de-são-jorge. No entanto, é importante frisar que os cuidados com a verdinha devem ser rotineiros. Lembre-se que a melhor época do ano para começar o plantio é durante os meses de maio, junho e julho. A adubação deve ser feita uma vez ao ano para a reposição dos nutrientes.
Inclusive, aqui vai uma dica para plantar espada-de-são-jorge: dê preferência aos adubos granulados e, principalmente, NPK 10-10-10, deixando o substrato úmido quando for colocá-lo na terra.
Irrigação e iluminação
Depois de ter ficado sabendo como plantar espada-de-são-jorge no vaso, o próximo passo é entender como cuidar para as folhas estarem sempre saudáveis. Dois dos cuidados mais importantes são a irrigação e a iluminação.
A espada-de-são-jorge prefere a meia-sombra. Isso significa que os vasos devem ser deixados em áreas iluminadas, mas que não recebam incidência solar direta. Inclusive, um ambiente iluminado por lâmpadas pode ser o suficiente para o desenvolvimento da planta.
Agora, quanto à irrigação, saiba que a espada-de-são-jorge não gosta de água em excesso. Por isso, lembre-se de sempre deixar a terra úmida, sem grandes poças d’água. Se você perceber que a sua planta cresceu demais depois de um tempo, vale trocar o vaso por um maior. Dessa forma, você evita que as raízes sufoquem.
Como escolher o melhor vaso para a decoração?
Agora que aprendeu como cuidar da espada-de-são-jorge, é importante saber qual é o melhor vaso para a verdinha. Por conta das folhagens altas e da tendência a crescer rapidamente, o mais indicado é comprar recipientes maiores, evitando a troca frequente.
Outra dica importante é evitar plantá-la em jardins verticais. Afinal, a longa folhagem pode se “machucar” enquanto estiver crescendo. Assim, o ideal é colocar o seu vaso em suportes no chão e aproveitar a beleza natural da espada-de-são-jorge.
Esperamos que tenha entendido como plantar espada-de-são-jorge e como cuidar da verdinha no dia a dia. Para mais dicas de jardinagem, continue navegando pelo blog da Petz!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário