Poucas paisagens naturais são mais bonitas do que um coqueiral à beira-mar. Inclusive, esta imagem já é símbolo do litoral nordestino brasileiro. Você já pensou em aprender como plantar coqueiro para tentar reproduzir esse cenário onde você quiser?
O blog da Petz vai ensinar como plantar coqueiro em cinco passos. Continue a leitura para saber como plantar coqueiro no vaso e no chão, a melhor maneira de cultivar a muda. Além disso, aprenda a hora certa de colher o coco para beber a água, comer a polpa, fazer cocada, entre outros produtos.
Os coqueiros são originários do Sudeste Asiático e se desenvolvem mais facilmente em climas tropicais. Podem chegar até 20 metros de altura, porém, ainda assim, podemos encontrar árvores mais altas que eles no país.
Existem muitas variedades de coqueiros, divididas em duas classificações: a alta e a anã. A categoria alta chegou ao Brasil no século XVI, enquanto que a anã apareceu nos anos 1920 do século passado.
O coqueiro alto é um típico polinizador. Por compartilhar material genético com outras árvores, acaba produzindo mais de um tipo de fruto. Podemos encontrar o coco selvagem, de nome niu kafa, e o domesticado, intitulado niu vai.
Já os coqueiros anões se autopolinizam, por isso, há menos variedades desse tipo de árvore. Como não crescem muito, alcançando no máximo cinco metros de altura, eles são mais utilizados em parques e hortas. Também são mais resistentes às doenças, quando comparados aos coqueiros altos.
Aprender a plantar coqueiro pode ser sua grande chance de virar o seu próprio fornecedor de leite de coco (muito usado na comida baiana), coco ralado (presente em sobremesas maravilhosas) e água de coco, um hidratante natural e bastante saboroso.
A única diferença de plantar coqueiro grande e anão é a distância entre uma cova e outra. No mais, o tipo do solo arenoso e bem drenado, além do clima quente, marcando em média 27º, são ideais para qualquer espécie.
Conheça cinco passos que ajudarão você a entender como plantar coqueiro anão e o alto. Dessa forma, você inclui o coco na sua alimentação, contando com o fortalecimento da imunidade, a hidratação do corpo, o bom funcionamento da tireoide e do metabolismo, entre outros benefícios.
O primeiro passo para plantar um coqueiro é escolher um coco fresco, com água dentro, e mergulhá-lo em um balde com água. Coloque algo que faça peso para o coco permanecer submerso por três a quatro dias. O objetivo é deixar a casca mais propícia para brotar raízes.
Passados os três dias, a casca vai estar preparada para brotar raízes. Então, retire o coco da água, coloque-o em um saco plástico e conserve-o em um local quente e escuro por até três meses. Quando perceber que as raízes começaram a crescer, retire-o do saco.
Envolva as raízes em um papel-toalha umedecido. Devolva o coco para o saco e observe o crescimento das raízes. Quando elas atingirem de 15 a 20 cm de comprimento, é hora de plantar o coco.
Escolha o vaso para plantar coqueiro e prepare a terra, misturando-a com areia. Como a raiz do coco é curta, não necessita de um vaso muito profundo, inicialmente. Faça um buraco de uma forma que a parte do broto fique embaixo do solo. Importante deixar o vaso em um local que recebe sempre a luz do sol.
Porém, se você quer saber como plantar coqueiro diretamente no chão, a única preocupação é com a localização: escolha um solo arenoso e drenado, que receba a luz do sol durante a maior parte do dia.
Uma dica: se for uma área baixa, faça o possível para elevá-la. Dessa forma, você estará contribuindo para que a drenagem aconteça a contento, já que o coqueiro necessita disso para se desenvolver bem.
Regar toda semana vai possibilitar o crescimento de uma árvore mais forte. Para isso, aí vai uma dica para economizar: colete a água da chuva e utilize-a para a rega da sua árvore! Depois, é esperá-la crescer para, em alguns anos, beber água de coco à vontade.
A doença mais comum do coqueiro é o amarelo letal. Os sintomas são folhas amareladas e ausência dos frutos. Para tratar, podem ser utilizados antibióticos, que deverão ser administrados três vezes por ano, enquanto o coqueiro durar.
O apodrecimento dos brotos também acontece muito, principalmente se a terra não estiver bem drenada. As folhas ficam acinzentadas, enquanto os brotos ficam amarelos e caem. O mau cheiro também é outro sintoma.
A melhor maneira de não ter esse problema é plantando o coqueiro anão. Como informado no início do texto, essa variedade é muito resistente às pragas e às doenças. Em até cinco anos, você poderá colher os primeiros cocos plantados.
Esperamos que o passo a passo sobre como plantar coqueiro sirva para guiá-lo nessa missão. Afinal, a prática não é tão habitual como plantar flores e hortaliças, por exemplo. Por isso, a loja da Petz possui uma série de equipamentos de jardinagem para ajudar nesse trabalho. Esperando por você!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…