Além de aromático, o coentro é uma planta que dá muito sabor à comida. Não é à toa que ele é um queridinho na cozinha de todo brasileiro. Porém, você já pensou em aprender como plantar coentro? Essa é uma boa ideia para ter uma reserva desse tempero sempre por perto.
É claro que você sempre pode ir ao mercado e comprar alguns ramos do tempero, mas aprender como plantar coentro também é um passatempo e garante um alimento livre de agrotóxicos. Afinal, o agricultor aqui é você!
Gostou da ideia de saber como cultivar coentro em casa? Então, não deixe de ler este conteúdo até o fim! Aqui, trazemos algumas dicas bem interessantes para ajudar você a simplificar o plantio e facilitar o usufruto desse tempero delicioso. Leia e confira.
Antes de ver algumas dicas sobre como plantar coentro, o que acha de entender um pouco sobre os benefícios desse tempero? Afinal, essa hortaliça cheirosa dá um sabor todo especial à comida, mas também faz bem à nossa saúde, e podemos provar isso!
Existem diferentes tipos de coentro, mas a maioria deles ajuda a prevenir certos tipos de câncer. Isso porque a planta é rica em carotenoides, flavonoides e taninos, antioxidantes poderosos que combatem a ação dos radicais livres no organismo.
Além disso, o coentro é eficaz na manutenção da saúde da pele, minimizando os efeitos danosos dos raios ultravioletas, já que é rico em antioxidantes. Não é só isso! Ele ainda ajuda a:
Convenceu-se de que aprender como plantar coentro pode ser uma decisão assertiva? Não deixe de conferir as dicas que vamos dar mais adiante e já comece a plantação da sua horta.
É hora de plantar coentro! Para isso, separamos alguns cuidados especiais e necessários para o cultivo se desenvolver bem, trazendo bons frutos depois de concluir o ciclo. Leia a seguir.
O primeiro passo é escolher um lugar para fazer o plantio. Tem como plantar coentro em vaso ou canteiro, tudo vai depender do espaço que você tem à sua disposição em casa.
Se optar por um vaso, prefira modelos com, pelo menos, 15 cm de diâmetro, 20 cm de profundidade e furos. Quando você for “montar”, lembre-se de seguir essas recomendações: camada drenante, manta drenante e substrato.
Caso você esteja planejando compartilhar o canteiro ou o vaso com outros temperos, lembre-se de pesquisar se as plantas possuem “gostos” similares, como a sálvia. Assim, é possível ter os mesmos cuidados sem “agredir” uma ou outra.
Como esta planta é anual, ou seja, possui um ciclo de vida de um ano, é mais indicado fazer as mudas por sementes. Assim, utilize sementes compradas ou resultantes das belas flores brancas que o coentro dá para plantar no seu jardim.
O coentro é uma planta da região do Mediterrâneo, o que significa que ele está acostumado com o clima mais ameno: não aceita muito bem o frio e adora estar sob o sol. Assim, na hora de escolher o lugar ideal para plantá-lo, opte por locais abertos, onde ele receba, pelo menos, quatro horas de sol direto.
Existem algumas exceções em que o coentro se dá bem à meia-sombra, podendo ficar de duas a três horas sob o sol fraco. Porém, o desenvolvimento não será tão bom.
Quanto à frequência de irrigação, lembre-se de não encharcar a planta. Uma dica para evitar esse tipo de problema é colocar a mão na terra e sentir se ela está seca: se sim, é hora de jogar um pouquinho de água.
O solo mais indicado para o cultivo do coentro é o substrato fértil e bem adubado mensalmente com húmus de minhoca. É claro que você também pode optar por outros adubos orgânicos, mas considere que é importante deixar a terra sempre rica em nutrientes para o bom desenvolvimento do tempero.
Normalmente, a primeira colheita pode ser realizada depois de 30 ou 35 dias, quando a planta assume uma aparência bem similar à de uma salsinha. Na hora de colher, lembre-se de cortar bem rente à base, escolhendo primeiro as folhas externas e maiores, ou seja, as mais velhas.
Dessa forma, você permite que as folhas mais novas do coentro tenham mais tempo para se desenvolverem e, mais para frente, poderá colhê-las. É possível fazer esse processo mais algumas vezes antes que a planta perca a vivacidade e você tenha que repetir o processo de plantio.
Para começar a pôr a mão na terra e seguir as nossas dicas, conte com a gente! Acesse o site da Petz e confira um catálogo completo com produtos para jardinagem.
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…