Por conta do espaço limitado, pessoas que moram em apartamentos têm ressalvas quanto a ter uma horta em casa. É por isso que, muitas vezes, abrem mão de ter coentro fresquinho à sua disposição. Entretanto, não seria ótimo poder se abastecer de tempero a qualquer hora? Afinal, como plantar coentro em apartamento?
Ter uma plantação de coentro dentro de casa pode trazer muitas vantagens para você. Essa planta pode ser utilizada para compor os mais diversos tipos de receitas, como guacamole, chutney e muitos outros pratos. Caracterizado pelo seu sabor forte, o coentro é muito presente na culinária latina e asiática.
Por isso, saber como plantar coentro em apartamento pode ser muito útil para você, que ama preparar refeições com esse verdinho. Pensando nisso, fizemos este guia para te ajudar a cuidar dessa hortaliça, para que, assim, você sempre possa desfrutar de um delicioso tempero.
Para você, que está se perguntando “como plantar coentro em apartamento”, saiba que existem várias maneiras práticas e criativas de cultivar a plantinha. Garrafas pet, canos de PVC e até mesmo canteiros são opções viáveis para o plantio desse tempero.
Entretanto, hoje vamos nos atentar à plantação de coentro em vaso. Afinal de contas, esse é o método mais prático e seguro para o desenvolvimento das plantinhas. Basta escolher um recipiente adequado (no mínimo 15 cm de diâmetro e 20 cm de profundidade) e que tenha furos no fundo para drenagem.
Feito isso, chegou a hora de preparar a terra. Como cultivar coentro em vaso envolve um bom sistema de drenagem. O ideal é que a última camada seja formada por argila. Assim, você garante o escoamento do excesso de água (que deverá ser expelida pelos furos do vaso).
Por cima da camada de drenagem, coloque terra misturada com substrato. Depois, é só colocar as sementes em buraquinhos de 1,5 cm de profundidade e cobri-las com uma fina camada de terra. Lembre-se: para o plantio de coentro no vaso, prefira utilizar sementes. As mudas dessa planta não se dão bem com o transporte.
Como plantar coentro em apartamento não é só preparar o vaso e esperar que as plantas cresçam sozinhas, é importante estar atento para alguns cuidados. Afinal de contas, as verdinhas também precisam de muito amor e carinho para crescerem fortes e saudáveis
Você sempre deverá checar o solo antes de regar o coentro. O ideal é que a terra nunca fique úmida ou encharcada demais. Ofereça água sempre que perceber a terra seca. Quando as plantas estiverem bem desenvolvidas, diminua a frequência de rega.
Mas, afinal de contas, coentro gosta de sol ou sombra? Os verdinhos gostam bastante de calor. Por isso, o ideal é que o vaso fique em um local bem iluminado do seu apartamento, de preferência na janela ou na sacada. Certifique-se de que as plantas receberão luz solar por, no mínimo, quatro horas diárias.
Além disso, é importante que o coentro esteja em ambientes com temperaturas superiores a 20ºC para germinar. Por isso, opte pelo plantio em épocas mais quentes. Vale dizer que essa não é uma planta que necessita de adubação constante. Assim, ofereça um pouco de matéria orgânica a cada dois ou três meses.
Agora que aprendeu como cuidar de coentro, chegou a hora de saber quando, finalmente, o tempero poderá ser colhido e utilizado. Depois de plantadas e muito bem-cuidadas, as folhas de coentro poderão ser colhidas após, mais ou menos, 60 dias do plantio.
Entretanto, é sempre importante colher as folhas mais altas da planta para que as que estão embaixo possam se desenvolver melhor. Outra dica é retirar somente o necessário para preparar a refeição que você deseja. Afinal, depois que é retirado do pé, o coentro perde a sua essência com facilidade.
Plantar coentro é muito mais fácil do que você achava, não é verdade? Temos certeza de que você se beneficiará bastante ao plantar esse verdinho em casa. Afinal de contas, nada melhor do que ter temperos fresquinhos à disposição.
E agora que você já sabe como plantar coentro em apartamento, o que acha de dar uma olhada nos outros conteúdos do blog Petz? Além de inúmeras dicas de cuidados com suas plantinhas, estamos sempre trazendo curiosidades sobre vários tipos de animais de estimação. Não deixe de conferir!
Ao decidir adotar um gato, é normal ficar muito empolgado, mas indeciso na hora de…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…