Se tem uma flor com a qual é possível fazer muitas coisas, essa é a camomila. Chás, cosméticos, produtos de higiene e limpeza, medicamentos, bebidas alcoólicas e ornamentação são alguns exemplos de como dá para usufruir dessa preciosidade. Já pensou em aprender como plantar camomila?
Se você gostou da ideia e quer ter essa matéria-prima especial em casa, fique conosco. Vamos ensinar o passo a passo de como plantar camomila (Matricaria chamomilla) e cultivá-la da melhor forma. De quebra, ainda vamos compartilhar algumas funções dessa florzinha tão delicada.
Antes de saber como fazer o plantio, que tal conhecermos um pouco mais sobre as propriedades da camomila? Se você sofre de insônia, seu interesse em tê-la em casa vai ficar ainda maior ao descobrir que ela é um ótimo calmante.
Parece incrível, mas essa florzinha tão pequena é gigante quando se trata de funcionalidade. Dessa forma, ao detalharmos os benefícios da camomila, a lista é diversa e extensa.
Das flores secas, faz-se o chá, porém, na forma natural, pode servir para banhos de assento, inalações, compressas ou pomadas. A culinária também é um nicho no qual ela faz muito sucesso, como tempero para frango, macarrão ou aromatizador de bolos e doces.
Algumas doenças podem ter os sintomas aliviados com o uso da camomila. Contudo, não se esqueça: a planta não deve ser a única forma de tratamento. Procure o seu médico para receber as orientações devidas. Abaixo, veja os sintomas que podem ser amenizados:
Agora que você já sabe para que a camomila serve, vamos ao próximo passo: como plantar e cultivar a planta. Você vai ver que a aparência da flor é semelhante a uma pequena margarida, o que deixa qualquer ambiente encantador.
As duas espécies de camomila mais cultivadas são a camomila-alemã e a camomila-romana. Basicamente, o que difere uma da outra é que a primeira é mais ereta, e quanto a segunda é rastejante. Porém, na hora de fazer chá e outros produtos, ambas são utilizadas.
A seguir, confira o passo a passo para plantar camomila em casa. Em seguida, veja algumas dicas importantes para você ter sucesso nessa missão. Você verá que é muito fácil deixar o seu jardim ainda mais rico com a presença de uma planta linda e medicinal.
Em primeiro lugar, é importante saber que a camomila-alemã desenvolve-se a partir da semente, enquanto a romana, a partir da divisão de plantas já crescidas. Por isso, já que a semente de camomila atende às duas espécies, vamos a ela.
Para começar, a semente pode ser plantada no lugar onde a planta ficará definitivamente ou em sementeiras. No caso da segunda opção, as mudas devem ser transplantadas quando alcançarem de 2,5 a 5 cm de altura.
Faça uma cova com profundidade máxima de 0,5 cm ou apenas coloque as sementes no solo e pressione para serem encobertas pela terra. Você verá as primeiras mudas surgirem uma ou duas semanas após o plantio.
A indicação é deixar uma distância de 30 a 45 cm entre as plantas na hora de fazer o plantio. Essas dicas também servem para aprender como plantar camomila em vasos, jardins e floreiras.
O clima ameno é ideal para o crescimento pleno da planta. Portanto, se você mora em regiões com temperaturas mais baixas, já começa com pontos a favor. Além disso, se o local tiver alta umidade, melhor ainda! Ela florescerá mais rápido que você imagina.
Ao aprender como plantar camomila, é importante saber que a planta adora a luz do sol. Quanto mais luz natural, melhor é a produção dos óleos essenciais. Por isso, escolha um lugar que receba luz natural direta por mais tempo ao longo do dia.
Essa planta tem a vantagem de crescer bem em diversos tipos de solo. Porém, se ele for fértil, bem drenado, rico em matéria orgânica e com pH entre 6 e 6,8, é melhor ainda! Por isso, não custa nada fazer um investimento a mais para colher belas flores no futuro próximo.
Um dos segredos para plantar camomila é manter o solo úmido, mas não encharcado. Então, fique sempre atento ao volume de água que você utiliza para regar. Geralmente, deve-se regar três vezes por semana, em regiões mais quentes e secas, e duas vezes por semana, em locais com temperaturas mais frias.
Quando cerca de 60% das plantas estiverem com as pétalas abertas em 180º, é a hora de coletar as flores. Deixe-as secando por dois dias. Depois, para evitar o desenvolvimento de larvas, use um secador para eliminar a umidade.
Com nossas dicas, você vai conseguir plantar a camomila facilmente! Suas plantinhas vão crescer fortes e saudáveis, e você ainda vai ter um santo remédio em casa.
Agora que você já sabe como plantar camomila, não espere para colocar o passo a passo em prática. Aproveite para visitar uma das lojas da Petz e adquirir todos os materiais necessários para fazer o plantio!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…