Você sabe como plantar cactos? Esta plantinha vem conquistando cada vez mais o coração de apaixonados por jardinagem. Integrante do grupo das suculentas, o cacto é único e de uma beleza nada óbvia. Por isso, é um grande destaque na decoração.
No entanto, é comum ter dúvida sobre como plantar cactos e cuidar dos verdinhos. A seguir, você confere algumas dicas muito úteis na hora de tratar essa planta!
Uma das dúvidas mais comuns sobre os cactos é a diferença entre eles e as suculentas. É preciso lembrar que os espinhosos fazem parte do grupo das suculentas, como já mencionamos acima. Eles são uma família bem menor, com cerca de 2.000 espécies.
Por natureza, essas plantas não precisam de tanta água para sobreviver, por isso, são comuns em solos áridos e biomas como cerrados e caatingas. Além dos espinhos característicos, a flor de cacto é um detalhe que chama atenção. Por isso, é uma ótima opção para a decoração.
Como é uma planta que precisa transpirar mais a água que recebe, o cacto exige um vaso de cerâmica ou barro. É bom que o recipiente tenha furos no fundo e seja mais raso. Você pode escolher um parecido com sua personalidade e que combine com a decoração da sua casa.
Para o solo, o substrato deve ser feito de areia e pedriscos. O adubo deve ter a presença de fósforo e nitrogênio. Para ajudar na drenagem, uma dica é comprar cascalho ou telha e um pouco de manta bidim. Isso faz muita diferença para o plantio de cactos.
Também é importante comprar materiais como pá e regador, que ajudam no plantio e na manutenção diária do cacto. Como plantar cactos envolve o manuseio de espinhos, adquirir luvas evita machucados.
Com os materiais e a planta em mãos, chegou a hora de saber como plantar os cactos. Primeiro, coloque a barreira de drenagem, com o cascalho ou a telha, seguidos pela manta bidim. Tenha bastante cuidado, pois essa parte garante a sobrevivência do cacto.
Depois, é hora de colocar o substrato junto ao adubo, sempre lembrando de deixá-lo mais poroso, pois isso ajuda a drenar a água que ele vai receber. Usando as luvas, coloque o cacto no centro do vaso e finalize com mais uma camada de pedriscos e areia. Pronto! Agora, é só posicionar sua plantinha ao sol.
Depois de montar o vaso, é importante atentar-se para alguns cuidados com cacto que devem ser realizados diariamente. Por mais que essa plantinha não tenha tantas demandas, é importante vigiá-la com atenção, afinal, ela está fora do habitat. Confira algumas dicas simples para a manutenção a seguir.
Os cactos são grandes acumuladores de água, então as regas não precisam ser constantes. Aliás, se você colocar água demais nessa planta, pode atrapalhar o crescimento dela. A quantidade deve sempre ser proporcional ao tamanho do vaso.
Em períodos de calor, apenas uma rega durante a semana é o bastante. Já no frio, é legal espaçar ainda mais as regas, fazendo-as apenas uma ou duas vezes ao mês.
O cacto é uma planta que precisa receber sol diretamente (com exceção aos coloridos). Diferentemente de outros grupos, eles gostam da luz solar em momentos de pico, entre 10h e 15h. Também é legal não deixar a plantinha em um lugar muito abafado.
A luz solar é muito importante, pois, sem ela, acontece o estiolamento, quando o cacto tenta se esticar até alcançar qualquer ponto próximo de sol, fazendo com que gaste uma energia desnecessária. Esse processo atrapalha o florescimento e faz com que a planta cresça demais.
Em casos de estiolamento, a poda é necessária. Comece cortando pedaços que cresceram demais do caule e deixe a planta secar por dois ou três dias. Depois disso, é só plantá-la novamente, bem próxima ao solo, em um lugar com mais sol.
Para controle de pragas, o cuidado é bem similar, fazendo o replantio do cacto. Porém, é importante que, depois de retirada do vaso, a plantinha seja lavada com um sabão neutro e seque por mais tempo, entre cinco e sete dias. Nesse caso, o vaso também deve ser trocado para evitar novas infestações.
Você sabia que existem vários tipos de cactos? Um deles é o Barba-de-Velho, facilmente reconhecido pelos pelos brancos e florescimento mais lento. Outro exemplo é a Almofada-de-Alfinetes, com formato mais redondo e espinhos brancos.
O Cacto Amendoim tem uma aparência mais alongada, podendo crescer mais que outros. Ele tem lindíssimas flores vermelhas, mas deve receber luz indireta. Já o Semáforo pode chegar a cinco metros de altura, com ramificações redondas, flores e frutos. Qualquer um deles se adapta facilmente à decoração.
Depois de descobrir como plantar cactos e todos os cuidados, você deve estar animado para ter uma plantinha dessa em casa, certo? Então, não deixe de continuar explorando o Blog da Petz para mais dicas de jardinagem!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…