Dicas

Entenda como plantar babosa e todos os seus benefícios!

Publicado em 10 de julho de 2021

Tempo de leitura: 5min

Para quem ama suculentas, entender como plantar babosa se torna um processo muito divertido e interessante. Essa plantinha tipicamente tropical possui vários usos para o dia a dia e benefícios para a saúde, além de se tornar uma parte super bonita da decoração do nosso lar.

como plantar babosa

Pensando nisso, preparamos um conteúdo cheio de dicas para plantar babosa. Além disso, explicamos um pouco mais sobre o porquê dessa suculenta do gênero Aloe ser tão famosa e versátil. 

Mas, afinal, o que torna a babosa tão especial?

Para aprender como plantar babosa, você tem que saber que ela tem uma aparência super diferenciada que a torna única e imediatamente identificável, podendo ser um detalhe de decoração nos ambientes onde está na casa. Suas folhas são grossas e firmes, com uma borda cheia de espinhos, podendo chegar a até 50 cm de comprimento.

Existem três variedades mais comuns no Brasil: a Aloe Vera, que possui um gel verde que pode ser aplicado na pele e nos cabelos, a Aloe Maculata, cujo gel não pode ser colocado diretamente na pele e tem folhas mais avermelhadas e, por último, a Aloe Arborescens, que pode chegar até um metro de altura e é mais encontrada nas montanhas.

Como usar a babosa no dia a dia

A planta babosa é muito associada aos cuidados relacionados à estética. Ela é muito utilizada para tratar cabelos, pois ajuda a evitar a queda, incentiva o crescimento e ainda hidrata os fios. Também é um ótima para evitar a presença de sinais na pele, pois incentiva a produção de colágeno.

As vantagens de cultivar babosa não param por aí! É uma planta excelente para ser usada em vários cuidados para a saúde. Seu gel, por exemplo, pode ser utilizado para aliviar queimaduras solares, por ter propriedades anti-inflamatórias. Ela  ainda pode ser usada como antibiótico e antitérmico natural.

O que comprar para cultivar babosa

Uma das principais características para saber como plantar babosa é que seu enraizamento acontece de forma bem expansiva, ou seja, ela precisa de um bom espaço para crescer. O vaso para essas plantas deve ser grande e precisa ter furos para saída da água, já que prefere um solo drenado.

O solo para plantação de babosa deve ser uma mistura de terra, areia e um adubo. É importante que esse último seja rico em fósforo. A plantinha pode ser originada de um broto ou de uma folha. Além desses materiais, é importante comprar pás e tesouras, pois ajudam no cuidado.

O plantio da babosa

Agora que você já sabe um pouco mais sobre essa plantinha, está na hora de entender como cultivar babosa. Comece escolhendo se o plantio será feito com um broto ou apenas uma folha, pois ambos têm um cuidado especial. Aqui vamos explicar um pouco sobre o porquê.

como plantar babosa

Broto

O broto da babosa vem de uma planta-mãe e esta deve ter uma raiz bem firme, para que o crescimento seja feito de forma saudável. Depois de escolher, você deve colocar a terra, a areia e o adubo, tomando cuidado para não encher o vaso. Tente sempre afofar a mistura com as mãos, pois a plantinha adora um solo mais fofo.

Cortando o broto com muito cuidado, você irá colocá-lo no centro do vaso, por causa das raízes mais extensas. Depois, adicione mais um pouco da mistura, afofando como sempre. Não se esqueça de regar a plantinha após o plantio.

Folha

A primeira coisa a ser observada para saber como plantar babosa desse jeito é que a folha deve ter entre oito e dez centímetros. Depois de escolher, você vai cortá-la em vários pedacinhos, tomando muito cuidado para não danificar a estrutura.

Nesse caso, você vai encher o vaso com a mistura de terra, areia e adubo, fazendo buracos para colocar os pedaços que cortou. O mais importante nesse plantio é não cobrir a folha cortada com o substrato, você deve afofar com delicadeza ao redor dela e depois regar.

Dicas para cuidar da babosa

A rega é uma parte importante da sobrevivência da babosa. Sempre lembre que não deve encharcar demais as raízes, pois isso pode levar ao apodrecimento delas. Então, regar apenas uma vez por semana é o bastante para essa plantinha. Uma técnica interessante para evitar aguar demais é a pulverização.

Essa plantinha ama a luz do sol e ela é muito importante para o seu crescimento. Deve receber iluminação direta por pelo menos oito horas por dia. Mas lembre-se sempre que a babosa é acostumada a climas mais tropicais, então tome muito cuidado com temperaturas muito frias.

A importância da poda

A poda da babosa tem duas funções que ajudam no crescimento dessa suculenta. Primeiramente, é ótimo para fazer uma limpa de folhas mais secas. Isso além de contribuir para a vida da plantinha, ainda deixa sua aparência mais bonita e saudável.

Além disso, é um jeito de fazer um controle do tamanho da planta, pois como já dissemos, ela tem tendência a crescer bastante. Nesse caso, os pedaços cortados podem ser reutilizados em novos vasos, que vão trazer cor para o cotidiano do lar!

como-plantar-babosa

Agora que já sabe como plantar babosa e os cuidados necessários no cotidiano, mal pode esperar para ter uma suculenta dessas em casa, certo? Na Petz, você encontra atendimento especializado que vai te ajudar a escolher todos os produtos para o plantio. Visite nosso pet shop online ou se preferir, vá a uma de nossas lojas!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Categoria de produto não configurada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog