Se tem algo que facilita o cotidiano é ter tudo sempre à mão, principalmente quando se trata da alimentação. Cada vez mais, as pessoas estão montando hortas no conforto do lar. Por isso, preparamos um conteúdo especial com algumas dicas sobre como plantar alecrim.
Pois saiba que o alecrim é extremamente versátil e vai muito além da alimentação, podendo ser utilizado para fins medicinais e até cosméticos! Seu aroma é inconfundível e só traz benefícios para o dia a dia. Venha conhecer mais sobre essa plantinha tão interessante!
A primeira coisa que você precisa saber sobre o alecrim é que ele é uma planta perene, ou seja, vive por muito tempo se estiver bem-cuidado. É uma das maiores vantagens de quem escolher plantá-lo em casa, pois poderá ter sempre acesso a suas funcionalidades.
Uma das mais importantes dicas para plantar alecrim é que ele é extremamente resistente a temperaturas altas e pode ser mantido em solo pouco umedecido. Porém, por ser uma planta originária do Mediterraneao, é preciso ter atenção às temperaturas frias, que podem prejudicar seu crescimento saudável.
Outro ponto importante sobre essas plantas é a sua estrutura. Ele tem uma aparência ramificada, sendo um arbusto com diversos galhos cheios de folhas. Além disso, possui flores que, além de exalar um perfume incrível e ter tonalidades lindíssimas, podem ser consumidas.
Como mencionamos anteriormente, essa planta tem múltiplos usos e, por isso, é extremamente benéfica. O uso imediato que lembramos é na culinária, onde é utilizado como um tempero, dando um sabor delicioso e único a carnes e molhos. É ideal para quem gosta de criatividade na hora de cozinhar.
Além disso, plantar alecrim é muito bom para a saúde, já que a planta pode ser utilizada como remédio caseiro. Um simples chá com essa planta pode ajudar a melhorar a digestão, relaxar os músculos e até aliviar dores relacionadas a contusões e reumatismo.
Para quem gosta de explorar a estética, essa planta tem benefícios para o cabelo e a pele. Em relação ao primeiro, ajuda a evitar a queda e a deixá-los com uma aparência mais macia. Já para a pele, o alecrim é explorado em forma de óleo, ajudando a relaxar e a tratar problemas de acne e até de oleosidade.
Ao plantar o alecrim, você pode escolher fazê-lo em vasos. É legal adquirir um que seja grande, pois essa planta costuma crescer bastante, entre um a dois metros de altura. A terra de plantio deve estar misturada à areia, lembrando sempre que a planta gosta de solos mais secos.
É muito importante criar uma camada que ajude a drenar a água e deixar o solo agradável ao alecrim. Você pode comprar manta bidim ou argila expandida, que são ótimos na drenagem da água. Já o adubo precisa ser rico em nitrogênio. Além disso, é legal adquirir materiais como pás e tesouras, que ajudam no plantio e no cuidado diário com a plantinha.
Agora que você já sabe tudo sobre os benefícios dessa plantinha e os materiais necessários para plantá-la, está na hora de aprender como cultivar alecrim. Aqui, você vai entender um pouco sobre o passo a passo do plantio e as diferentes técnicas utilizadas.
Antes de começar o plantio, é importante estabelecer qual vai ser o método de origem da plantinha. Os métodos mais conhecidos são por meio da muda ou da semente de alecrim. Ambos podem ser adquiridos em lojas especializadas.
Existe outro método interessante de como plantar alecrim: a estaquia. Com essa técnica, você vai precisar de um ramo da plantinha de 15 a 20 centímetros. É legal sempre limpá-lo e tirar suas folhas, pois isso ajuda no crescimento.
Na hora de plantar em vasos, o primeiro passo é colocar a camada de drenagem, com a argila ou a manta bidim. Ela deve ser montada com bastante cuidado, pois um solo muito úmido pode acabar atrapalhando a plantinha.
Depois, coloque a terra e a areia misturadas. Em seguida é só colocar a muda, a semente ou o ramo no vaso, tomando cuidado para que fique bem firme e mais no centro, para que possa crescer de forma saudável.
O alecrim é bem fácil de ser administrado, mas é importante sempre estar atento aos cuidados diários com ele. No começo, é legal molhá-lo mais frequentemente, para depois deixar o solo mais arenoso com regas apenas duas vezes durante a semana.
É uma planta que adora a luz solar direta. São necessárias de três a cinco horas de iluminação por dia. Além desses cuidados, você pode realizar podas que ajudam a manter a aparência original da plantinha. Depois de noventa dias, o alecrim já está pronto para ser colhido e apreciado.
Viu só? Essa plantinha é excelente para ser cultivada no conforto do lar, e agora você já sabe todo o processo de como plantar alecrim. Na Petz, você encontra todos os produtos necessários para o plantio, além da ajuda de especialistas. Aproveite e visite nosso pet shop online ou passe em uma das nossas lojas físicas próximas a você!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…