Essa plantinha da turma das suculentas é cheia de superstições e muito usada em simpatias! Quer aprender como fazer mudas de comigo-ninguém-pode e como cuidar dela? Então, venha e nos acompanhe!
O nome científico da comigo-ninguém-pode é Dieffenbachia seguine e seu apelido é por causa da sua seiva, que é bastante grudenta, semelhante ao látex, e causadora de muita irritação, considerada extremamente tóxica. Pois é, com ela, ninguém pode!
A comigo-ninguém-pode é uma planta de tamanho médio, com folhagens esverdeadas e manchas brancas. Ela é originária da Colômbia e da Costa Rica. Sua toxicidade se deve ao ácido oxálico.
Sempre use luvas para evitar o contato com o látex venenoso. Além disso, mantenha os animais de estimação e as crianças longe dela. Caso algum acidente ocorra, procure imediatamente ajuda médica ou veterinária. E a flor da comigo-ninguém-pode não tem importância ornamental.
Existe a comigo-ninguém-pode macho e a fêmea. E não é muito difícil diferenciá-los: o macho possui as folhas mais alongadas, porém menores que as das fêmeas. Além disso, são menos manchadas.
A planta comigo-ninguém-pode é muito conhecida por afastar do ambiente as energias negativas, como a inveja e o mau-olhado. Por causa disso, ela é bastante cultivada em lugares comerciais e escritórios e deixada bem na entrada destes.
Para manter a casa livre de inveja e sentimentos afins, plante-a em alguns vasos e espalhe-os pelo ambiente. O indicado é que se coloque pelo menos uma planta na entrada de cada cômodo. Assim, você garante um ambiente mais purificado e com boas energias. Agora, veja como fazer mudas de comigo-ninguém-pode.
Para ter mudas que cresçam saudáveis, é preciso primeiro escolher uma comigo-ninguém-pode viçosa e livre de pragas. Suas folhas devem estar verdes e com suas manchas brancas características. Manchas amarelas ou escuras indicam que a verdinha não está saudável.
Escolhida a mamãe, corte um pedaço de seu caule, aproximadamente 10 centímetros. Coloque um pouco de canela em pó na ferida da planta-mãe para evitar que ela pegue alguma doença. Está gostando de aprender como fazer mudas de comigo-ninguém-pode?
Agora vem a parte mais trabalhosa: arrumar o recipiente que vai receber a futura muda. Pode ser um vaso e ele não precisa ser muito grande, a não ser que você já queira deixar a mudinha em seu local definitivo.
Coloque no fundo do recipiente um punhado de pedrinhas de construção ou de argila expandida, pois isso vai ajudar na drenagem da água. Insira o substrato para a comigo-ninguém-pode pôr cima e enterre cerca de um terço do caule cortado e, pronto! Agora é só cuidar dela com muito carinho.
Você aprendeu como fazer mudas de comigo-ninguém-pode! A mudinha é como um bebê, ela precisa de cuidados para que se desenvolva de forma saudável e se torne em uma bela planta. Desse modo, garanta que ela recebe luz solar direta todas as manhãs. Mas nada de esquecê-la embaixo do sol, hein? Isso pode matá-la.
As regas da muda de comigo-ninguém-pode também são muito importantes para o seu pleno desenvolvimento. Todos os dias, verifique se ela precisa de água. Para isso, basta colocar o dedo no substrato e pressionar levemente. Se sair limpo, é hora de regar a plantinha!
A comigo-ninguém-pode não gosta de climas frios. Sendo assim, se você estiver fazendo a mudinha em um período do ano que tenha temperaturas abaixo de 20ºC é melhor deixá-la dentro de casa para evitar geadas e ventos frios.
Quando a muda já estiver com 2 ou 3 folhas bem desenvolvidas, já é possível transplantá-la para o local definitivo. Prepare um vaso grande conforme orientamos acima. Retire a muda com o torrão de terra e passe-a para o vaso. Pronto, agora é só continuar com todo seu carinho!
Tem se tornado moda a decoração de ambientes com plantas cultivadas em água em jarros transparentes, nos quais as raízes ficam aparentes, dando um visual bem bonito para os cômodos.
Se esse é seu desejo, saiba como cuidar da comigo-ninguém-pode na água: ela se adapta muito bem nesse tipo de cultivo. A sua muda também cresce bem nesse esquema. Mas cuidado no manuseio da planta, pois a água em que ela fica parcialmente submersa também contém suas toxinas!
Para deixá-la bem saudável, é preciso trocar a água a cada 3 dias ou sempre que notar que ela está ficando suja. Ah, e para evitar os mosquitos que colocam seus ovos na água, sempre que realizar a troca, escove bem o vaso para retirar os ovos aderidos a ele.
A adubação da comigo-ninguém-pode deve ser realizada uma vez por ano! Sim, ela é uma plantinha bem pouco exigente! Para não esquecer da data, faça isso sempre próximo do início do verão, quando ela cresce com maior vigor.
O adubo ideal da comigo-ninguém-pode deve ser feito com a mistura NPK 10-10-10. Caso seja adepto da adubação natural, é possível usar o húmus de minhoca misturado com cascas de ovo e de legumes e frutas triturados.
É possível também adubá-la com suas próprias folhas e caules, oriundos da poda da plantinha, que é bem simples e feita para o controle de sua altura e retirada das folhas mortas e secas.
Viu como fazer mudas de comigo-ninguém-pode é fácil? E com essa verdinha, é só amor e boas vibrações! Encontre tudo que você precisa para seu jardim nas lojas da Petz. Aproveite e venha nos conhecer!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…