Aprenda como fazer muda de suculenta de forma simples!
Publicado em 20 de janeiro de 2024Tempo de leitura: 5min
As plantinhas suculentas estão cada vez mais na moda, principalmente para a confecção de terrários que são verdadeiras obras de arte. Aprenda como fazer muda de suculenta e tenha muitas delas em casa!
As suculentas são plantas oriundas de regiões de clima seco e desértico, como algumas áreas do continente africano. É por isso que elas armazenam água em suas folhas e receberam esse nome. Conheça mais sobre essas plantinhas!
Adaptações da suculenta para sobreviver no deserto
Essas plantas fofinhas são capazes de sobreviver por longos períodos de seca sem nenhuma gota de água. Como isso é possível? Elas realizaram diversas adaptações para economizar ao máximo esse precioso líquido.
Além das suas folhas, os caules e as raízes também são capazes de armazenar mais água do que as plantas comuns. Algumas dessas verdinhas possuem a superfície de suas folhas cobertas de pelos.
Esses pelos acabam acumulando mais água e orvalho na folha, facilitando sua absorção. Outro segredinho da planta é a cobertura das folhas com uma espécie de cera, o que impede que ela perca água pela transpiração. Eficiente, não é? Vamos aprender como fazer muda de suculenta?
Como fazer mudas da suculenta
As suculentas são lindas, possuem formatos variados, cores vibrantes e alegram qualquer ambiente em que forem colocadas. As mais fofas são as pequeninas, espécies ideais para fazer os terrários, onde as mudas de suculenta se desenvolvem muito bem.
Engana-se quem pensa que só existem suculentas pequenas. No sul da África existe uma suculenta de 25 metros de altura e 28 metros de diâmetro! Ela é da espécie Adansonia digitata.
Essa espécie é muito cultivada para fazer bonsais. Já imaginou o tamanho do vaso para fazer um bonsai dela? Voltando para nossos pequenos exemplares disponíveis no Brasil, vamos ver como plantar mudas de suculenta.
Fazer muda de suculenta é muito fácil
Se você está se perguntando como fazer muda de suculenta, vai ficar impressionado ao perceber como é fácil. Basta pegar uma folha da espécie que você deseja propagar e escolher onde vai querer colocar a mudinha.
Para retirar a folha da planta, escolhe aquela que estiver em contato com o caule principal. Segure-a com cuidado e abaixe-a de forma gentil e devagar. É muito comum elas quebrarem, dessa forma, não irão vingar. Agora, para fazer muda de suculenta é preciso saber como é o substrato da verdinha.
Substrato para suculentas
O substrato que a suculenta gosta e que vai facilitar no processo de cultivar suculentas deve ser poroso, leve, sem reter nenhuma umidade e de fácil manuseio para o transporte para novos vasos quando necessário.
Dessa forma, a areia lavada de construção misturada com terra e pedriscos é a mistura mais indicada para isso. A proporção de areia, terra e pedriscos é de 1:1:1, ou seja, se você usar um copo como medida, será um copo de areia, um copo de terra e um copo de pedriscos.
O recipiente que vai receber as mudas deve ser furado no fundo. O ideal é que ele tenha uma boa camada de drenagem com mais pedriscos. Essa camada favorece a saída da água para evitar seu acúmulo. O acúmulo de água pode apodrecer as raízes, matando a plantinha.
Em cima desses pedriscos é que vai a areia misturada com a terra e os pedriscos. Sabe como fazer muda de suculenta nessa mistura? É só colocar a folha da suculenta mãe em cima do substrato e esperar ele brotar!
Como cuidar da suculenta
A suculenta não é uma planta muito exigente. Ela requer poucas regas e muita luminosidade. Quando for realizar as regas, procure não molhar as folhas, pois elas irão apodrecer facilmente.
Ela gosta de luz solar direta, por isso, procure deixar a suculenta em janelas, peitorais ou sacadas. Ela vai adorar! No entanto, existem espécies que preferem a meia-sombra, então, antes de deixá-las no sol a pino, conheça as suas verdinhas!
Adubagem
Apesar de ser uma plantinha de cuidados fáceis, isso não quer dizer que ela não precise deles. Além das regas e da luminosidade, realizar a adubagem periódica vai fortalecer a suculenta.
O intervalo entre as adubações deve ser de três meses. Existem adubos específicos para as suculentas em lojas especializadas em jardinagem. Você pode optar pelo húmus de minhoca ou pelo esterco curtido de galinha.
Além desses (e caso deseje), as cascas de ovos trituradas no liquidificador são importantes fontes de cálcio para a planta, deixando os caules e as folhas mais fortes. Outra boa opção são os fertilizantes em pastilhas, que liberam os nutrientes necessários de forma lenta e gradual.
Poda
Algumas suculentas precisam ser podadas de forma rotineira. Para outras, somente a retirada das folhas mortas já é suficiente. Se a sua suculenta precisa de podas, algumas regras devem ser seguidas:
- Use uma tesoura de jardineiro bem afiada;
- Escolha o caule que irá cortar. Antes, planeje como deseja que a planta cresça;
- Não faça um corte reto, e sim na diagonal, em um ângulo de aproximadamente 45º;
- Após o corte, coloque canela em pó no local para evitar a infecção da ferida.
Aprendeu como fazer muda de suculenta? Para colocar nossas dicas em prática, visite as lojas da Petz e conheça nosso setor de jardinagem. Nós temos tudo o que precisa para deixar sua casa ainda mais linda!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário