Categories: Plantas

Como fazer muda de samambaia: confira o passo a passo

A samambaia é uma das plantas mais comuns no Brasil. Muitas pessoas têm lembranças afetivas dessa verdinha pendurada na parede, o que acaba despertando interesse em cultivá-la. Saber como fazer muda de samambaia é uma boa ideia para acompanhar todo o desenvolvimento da plantinha.

A samambaia é uma espécie muito antiga e conta com mais de 12 mil tipos de plantas que se adaptam a diversos climas. As mais comuns são a do tipo americana, avenca, renda-francesa, amazonas, de metro, chifre-de-veado e outras. Seja qual for a sua predileta, confira como fazer muda de samambaia!

Como tirar muda de samambaia?

É possível ter novas plantas de samambaia de três maneiras diferentes: pelo método de touceira, do rizoma ou dos esporos. A escolha de como fazer muda de samambaia deve atender às expectativas de quem está plantando, de acordo com o tempo de crescimento e a dificuldade na execução do plantio.

Há métodos em que as plantas demoram mais para crescer. Em outros, a mudinha já é transferida com folhas. Confira o passo a passo de como tirar mudas de samambaia de diferentes maneiras e escolha o mais adequado para você!

Muda de samambaia por touceira

Uma maneira de fazer muda é replantar a samambaia por meio de suas touceiras. Funciona como uma divisão da samambaia para obter novos pés da verdinha, sendo mais recomendado para as espécies de metro, samambaia-rabo-de-peixe e samambaia-paulista.

O primeiro passo é retirar a planta do vaso original, limpando bem a terra da raiz. Depois, é preciso separar as touceiras com as mãos, de acordo com a quantidade de mudas que deseja plantar. Acomode as mudas em vasos com terra adubada.

Muda de samambaia por rizoma

Esse método de como tirar mudas de samambaia é um pouco mais elaborado do que o anterior, mas, ainda assim, é fácil de fazer. É necessário utilizar uma tesoura para cortar o rizoma da planta, uma parte do caule que fica abaixo da terra e que contém gemas.

Plante o rizoma no vaso com uma terra fértil, de modo que as gemas fiquem para o lado de fora. As gemas são fundamentais para o surgimento da nova planta e em torno de três a quatro meses já é observada a muda de samambaia no vaso.

Muda de samambaia por esporos

O método de como fazer muda de samambaia pelos esporos é o que mais exige paciência e dedicação. Os esporos são aquelas bolinhas dispostas atrás das folhas da planta e precisam ser coletadas para, então, ser depositados em um recipiente.

Para a coleta, pode ser utilizado um pincel ou um pedaço de papel, raspando nos esporos com delicadeza. Então, deposite os esporos no recipiente com substrato para plantas e regue. É importante manter o recipiente tampado com uma tampa de vidro para que os esporos não se dispersem e para manter a umidade.

Deixe a semeadura sempre à sombra e não precisa regar novamente. Em aproximadamente seis meses, ocorrerá o brotamento. Então, as mudas devem ser transferidas para os vasos.

Cuidados com a samambaia

Agora você já sabe como plantar mudas de samambaia, mas os cuidados com a planta se iniciam antes disso. Um exemplo é a escolha do vaso, que deve ter uma boa drenagem e ser preenchido com substrato rico em matéria orgânica. Certifique-se de que as raízes estejam bem cobertas (quando for o caso), mas não enterre o caule.

O local ideal para posicionar o vaso é onde a planta receba luz indireta, já que os raios de sol podem danificar suas folhas. Outro motivo para manter a samambaia na sombra é que essa verdinha adora umidade, mas sem exageros, portanto, nada de deixar a terra encharcada!

O intervalo entre as regas varia de acordo com a época do ano, sendo que no verão precisam ser mais frequentes. O ideal é estar atento ao solo, deixando secar levemente entre uma rega e outra, dando preferência ao período da manhã.

Para manter a verdinha sempre revigorante, esteja atento à adubação da samambaia. Nos meses quentes, a planta está com crescimento ativo, então, é recomendado adubar mensalmente. Já na época de descanso (meses mais frios), a adubação pode ser realizada a cada três meses.

Controle de pragas na samambaia

Um dos motivos de a samambaia ser tão apreciada é a quantidade de folhas, que lhe dão uma aparência exuberante. Por outro lado, a quantidade de folhas é uma ambiente ideal para o aparecimento de pragas.

Mesmo que a planta ainda seja pequena, estar atento ao controle de doenças faz parte das etapas de como fazer muda de samambaia, pois a umidade também favorece o crescimento de fungos que atrapalham o brotamento e o crescimento da planta.

Para evitar o surgimento de pragas e doenças na samambaia, é importante manter a planta sempre limpa, retirando folhas secas, evitando excesso de água e mantendo a planta em um local de boa ventilação e iluminação. Caso necessário, é preciso usar produtos específicos para eliminar o problema.

Gostou das dicas de como fazer muda de samambaia e cuidar da sua plantinha?! No site da Petz, você encontra tudo o que precisa para aumentar a quantidade de plantas no seu jardim. Não deixe de conferir!

Paola

Recent Posts

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

17 horas ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

3 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

4 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

4 dias ago

A decoração certa para estimular o gato

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…

4 dias ago

Dieta de roedor: hamster pode comer morango?

Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…

1 semana ago