Categories: Plantas

Como fazer muda de rosas e ter a casa sempre florida!

As rosas são o símbolo da paixão, quando vermelhas, paz, se brancas, e da amizade, quando amarelas. Além disso, são as preferidas nas decorações de ambientes e jardins. Aprenda como fazer muda de rosas com facilidade!

Quem não aprecia um lindo buquê de rosas, não é mesmo? Mas o bonito mesmo é vermos a planta crescer e agradecer por nossos cuidados nos presenteando com lindas flores! Se você gosta de colocar a mão na massa, vem com a gente e saiba como fazer muda de rosas!

Fazer mudas de rosas é bem simples!

É isso mesmo! As rosas são muito fáceis de criar e as mudas de rosas podem ser realizadas de diversas formas, algumas até diferentes. Além disso, de um único pé é possível fazer quantas mudas você quiser!

Se você é iniciante na jardinagem e está preocupado com ferramentas ou utensílios para fazer as mudas, saiba que não precisa se preocupar. Basta ter uma tesoura de jardineiro, substrato, vasos ou floreiras (se não for plantá-la) no chão e uma dose de paciência para esperar a verdinha crescer!

Ah, e não podemos nos esquecer das luvas de borracha! Para lidar com plantas que possuem espinhos, como as roseiras, é preciso ter todo o cuidado do mundo para não se espetar e machucar os dedos. Assim, a luva é um item indispensável! Vamos aprender como fazer muda de rosas?

Muda de rosas a partir do galho da roseira

Se você quer saber como fazer muda de rosa com galho, está no lugar certo! Essa é a forma mais fácil de tirar uma muda de roseira. O primeiro passo é escolher uma verdinha que tenha as flores viçosas, com pétalas de cores vivas e, se possível, muito perfumadas.

Escolhida a roseira, pegue um galho grosso, da grossura de um lápis, e corte na diagonal em torno de 10 a 15 centímetros para sua muda. Você pode pegar de dois a três galhinhos para ter maior êxito no projeto de como fazer muda de rosas.

O corte na diagonal aumenta a área de absorção de água e nutrientes, fazendo com que a muda pegue com força total. Além disso, limpe o galho retirando as folhas, mas não todas. Deixe duas para estimular a subida da seiva. Os espinhos não precisam ser retirados.

Onde colocar a muda de galho da roseira

Agora que você já tem a muda da roseira, existem algumas formas para seu enraizamento. Você vai precisar de uma garrafa PET ou caixinha UHT, por exemplo. Veja como fazer muda de rosa na água a seguir.

O recipiente não precisa ser muito fundo, pois a água só deve cobrir um terço do galho. Coloque água mineral ou sem cloro. Deixe-a descansar por três dias, assim, o cloro evapora.

Coloque a muda e deixe em um local sombreado por pelo menos 30 dias, sendo o indicado em torno de 60 dias. Se esse processo der certo, você verá alguns fios brancos saindo da parte em contato com a água e essas são as raízes da muda.

Se você está se perguntando como fazer muda de rosa a partir da flor, saiba que é o mesmo método de muda a partir do galho, ou seja, na escolha da roseira, você pode optar por um galho com flor ou um botão de flor e seguir os mesmos passos.

Plantando a muda da roseira

Independentemente de como a muda foi obtida, ela precisa ser colocada em um recipiente com substrato para continuar a crescer forte e saudável. A roseira gosta de uma terra mais seca e arenosa, que não acumule muita água. Assim, as suas raízes não encharcam e não apodrecem.

Pegue duas partes de terra de jardim, uma parte de húmus de minhoca, uma parte de areia (não pode ser do mar por causa do sal), uma parte de matéria orgânica (pode ser esterco curtido), 100 g de farinha de ossos e 200 g de calcário por metro quadrado de terra.

Misture tudo muito bem e coloque as mudas já com raízes. Cubra com terra cerca de três dedos acima das raízes. Aperte delicadamente para que a terra apoie adequadamente a mudinha. Pronto! Agora é só aguardar em torno de três a quatro meses para a verdinha dar sua primeira flor!

Mudas de rosa do deserto

A rosa do deserto é uma plantinha que vem ganhando muitos amantes no Brasil. Ela recebe o nome de rosa por causa de sua flor, no entanto, essa verdinha é uma suculenta!

Para fazer as mudas de rosa do deserto o processo é bastante simples e parecido com o processo das roseiras. Escolha um galho grosso, corte como indicamos acima. Agora, é só colocar na terra e aguardar em torno de dois meses para a plantinha começar a ter novas folhas.

Apesar de ela apresentar as folhas no mesmo tempo que as mudas de roseiras, com as flores não ocorre o mesmo. A rosa do deserto demora em torno de seis meses para dar a sua primeira flor.

Viu como é fácil aprender como fazer muda de rosas? Se você já estiver pronto para começar a florir seu jardim, corra para uma das lojas da Petz e conheça nosso setor de jardinagem. Você vai se apaixonar!

marianapucci@gearseo.com.br

Recent Posts

Como o Eucafluff® torna o tapete higiênico do seu pet mais sustentável?

Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…

11 horas ago

Mundo dos roedores: conheça os tipos de camundongos

Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…

15 horas ago

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

2 dias ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

3 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

4 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

4 dias ago