Plantas

Como fazer muda de rosa-do-deserto: método fácil!

Publicado em 20 de setembro de 2024

Tempo de leitura: 5min

Os apaixonados por plantas que se preparem! Hoje, vocês vão aprender um método fácil de como fazer muda de rosa-do-deserto. Essa linda plantinha vem conquistando o coração dos brasileiros!

Rosa-do-deserto.

Aprender como fazer muda de rosa-do-deserto torna você um jardineiro de mão cheia. Quer receber elogios pelo seu jardim, ou mesmo presentear os amigos e os familiares com essa planta elegante? Então, continue a leitura!

Passo a passo para fazer a muda de rosa-do-deserto

A rosa-do-deserto é uma planta que chegou ao Brasil há relativamente pouco tempo. Por isso, é a sensação do momento. É muito fácil achar tudo de que você precisa para fazer as mudas e para cuidar da plantinha.

O primeiro passo para aprender como fazer muda de rosa-do-deserto é deixar tudo à mão. Assim, você tem mais facilidade no manuseio inicial da planta, preparando-a adequadamente para crescer firme e forte. Sendo assim, veja o que você vai precisar:

  • tesoura de jardineiro ou estilete;
  • vasos para mudas;
  • substrato para rosa-do-deserto para acomodar as mudas;
  • pedra de brita ou argila expandida para fazer a camada de drenagem dos vasos;
  • canela em pó para ajudar na cicatrização do corte da planta-mãe;
  • uma rosa-do-deserto já adulta e florindo;
  • areia para misturar ao substrato, garantindo boa drenagem da água de rega e aeração das raízes;
  • água para regar as mudas.

Planta-mãe: o começo de tudo

Para garantir o sucesso das mudas de rosa-do-deserto, a planta-mãe deve ser forte, viçosa, bem verdinha, ter folhas firmes e sem manchas e ter galhos fortes. Esses ramos estão saudáveis quando se dobram, e não se quebram, quando forçados gentilmente para os lados.

Escolha um galho da planta-mãe e corte-o (com cerca de 20 cm) em sentido longitudinal com a tesoura de jardineiro ou um estilete bem afiado. Coloque canela em pó no corte: além de ajudar na cicatrização, como dito acima, o produto tem efeito bactericida e fungicida.

Prepare o galho para a produção das novas raízes da muda

Retire todas as folhas do galho para que a nova mudinha não gaste energia para mantê-las vivas, direcionando-a apenas para produzir as raízes. Na ponta que estava em contato com a planta-mãe, faça um anel de aproximadamente um dedo de largura e descasque-o.

Agora, preste bastante atenção nesse segredo superimportante de como fazer muda de rosa-do-deserto: caso você enterre o galho no substrato logo que o retirou da planta mãe, a chance de ele apodrecer é muito grande. Por isso, paciência! Aguarde pelo menos dez 10 dias antes de realizar esse procedimento!

Vaso com terra e uma pá.

Prepare o vaso da muda

Enquanto você aguarda o tempo necessário para a pequena desidratação do galho, que será uma linda mudinha de rosa-do-deserto, pode preparar o vaso em que ela será cultivada.

Para tanto, pegue um recipiente de mais ou menos 40 cm de altura. Pode ser uma garrafa pet cortada ou um vaso para mudas. Fure o fundo (cinco a seis furos são suficientes) e coloque as pedras ou a argila expandida em uma camada de cerca de 5 cm.

Agora, faça uma mistura com a proporção de duas medidas de substrato e uma medida de areia. Deixe o conteúdo bastante homogêneo, sem pelotas duras de terra (se necessário, desfaça-as com as mãos). Gostando de aprender como plantar rosa-do-deserto?

Coloque os galhos no substrato

Passados os dez dias de descanso do galho, é hora de colocá-lo no substrato. Certifique-se de que não existe nenhum pedaço de torrão de terra que possa machucar as novas raízes.

Espete os galhos bem no centro do recipiente e aperte suavemente a terra ao seu redor para deixar a muda bem firme no substrato. Agora, um passo importante de como cuidar da rosa-do-deserto e das suas mudas: as regas!

Regue as mudinhas de rosa-do-deserto

Como o próprio nome sugere, a rosa-do-deserto é originária de regiões bastante secas. Por isso as regas devem ser feitas com muito cuidado, caso contrário, as mudas ou a planta já formada podem apodrecer.

Sendo assim, aprenda mais um truque: para saber se existe a necessidade ou não de regar uma planta, coloque seu dedo no substrato. Se ele sair limpo, é porque está seco e precisa de água. Se sair sujo, aguarde mais um ou dois dias para regar a plantinha.

Enraizamento das mudas de rosa-do-deserto

Como os galhos estão enterrados no substrato, é muito difícil dizer se o enraizamento das mudas está ocorrendo ou não. Não puxe o ramo da muda de forma alguma, pois isso danifica as novas raízes, que são muito sensíveis.

O ideal é aguardar de 30 a 60 dias para que a planta comece a soltar novas folhas e brotos. Isso indica que ela já tem raízes fortes o suficiente para crescer. A natureza é linda e sábia, não é mesmo?

Após esse período, já é possível realizar o transplante das mudinhas para seu local definitivo, ou para um lindo vaso decorado para presentear alguém! Para sempre ter mudas, faça a poda da rosa-do-deserto para garantir mais galhos!

Rosa-do-deserto.

Viu só como fazer muda de rosa-do-deserto é fácil? Prepare-se para receber muitos elogios! Visite as lojas da Petz e adquira os produtos ideais para ter plantas sempre saudáveis e lindas! Acesse o site e conheça o setor de jardinagem!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog