Plantas

Como fazer muda de primavera e renovar o jardim!

Publicado em 31 de julho de 2024

Tempo de leitura: 4min

Quer aprender como fazer muda de primavera? Essa planta, de nome científico Bougainvillea sp., tem duas variedades mais comuns: a Bougainvillea spectabilis e a Bougainvillea glabra. Genuinamente brasileira, ela é uma arbustiva da família das trepadeiras!

Mulher de avental colocando terra num vaso.

Realizar a propagação de qualquer planta pode ser uma ótima forma de desestressar. É muito legal acompanhar o desenvolvimento desde o surgimento das raízes até a linda floração. Por isso, vale a pena saber como fazer muda de primavera!

História da primavera

A planta primavera é originária do Brasil, mais precisamente do Sudeste, do Nordeste e do Sul do país. O nome refere-se ao almirante Louis Antoine de Bougainville, da marinha francesa.

A tripulação da marinha tinha um botânico chamado Philibert Commerson. Ele viajou de 1766 a 1769 em uma expedição ao redor do mundo e descobriu a primavera, nomeando-a em homenagem ao almirante. Chegando à Europa, a plantinha adaptou-se muito bem ao clima e ficou muito popular por ser tão bela.

Ela se tornou uma planta cosmopolita, ou seja, que se dá muito bem na maior parte do mundo, mesmo com a grande diversidade de temperaturas, tipos de solos, ventos e umidades. Por isso, atualmente, a flor primavera tem muitas espécies híbridas.

Como fazer as mudinhas da primavera?

A primavera propaga-se facilmente por estaquia. Esse processo utiliza um pedaço do caule da planta já adulta, que está saudável e tem floração. Ela é chamada de planta-mãe.

A planta-mãe precisa estar livre de doenças e pragas para que a muda consiga crescer forte e no tempo certo. Procure uma unidade com as folhas bem verdinhas e brilhantes, sem manchas amareladas ou marrons.

Além da escolha certa da planta-mãe, outra recomendação essencial para aprender como fazer muda de primavera é saber preparar a terra que irá receber esse bebê. Veja como fazer isso a seguir.

Material

Você vai precisar de um recipiente para alojar as mudas de primavera temporariamente. Pode ser um copo plástico ou até mesmo um vaso pequeno. Algumas pessoas usam as caixas de leite UHT cortadas ao meio — esse tipo de material também dá supercerto!

O copo plástico e a caixa de leite são opções melhores do que o vaso para jardineiros iniciantes. Isso porque, quando for a hora de realizar o transplante da muda jovem para o local definitivo, eles podem ser cortados. Isso facilita a manutenção do torrão de terra da raiz.

Mulher segurando vaso com terra.

Matéria-prima do substrato

Como matéria-prima para a terra, você vai precisar de 1 parte de terra vegetal, 1 de húmus de minhoca e 1 de areia de construção. Esse conjunto fornece todos os nutrientes essenciais para a muda se transformar em uma linda planta adulta.

A areia é essencial para a boa drenagem do solo e a correta aeração das raízes. O modo de preparo do substrato é bem simples. Misture tudo em um recipiente grande até que o conteúdo fique homogêneo, sem pedaços duros de terra.

Escolha do caule que vai ser a muda da primavera

Após escolher a planta-mãe, é hora de pegar um pedaço do caule dela para fazer a muda. Escolha um ramo vigoroso que tenha flores na ponta. Corte-o na diagonal, em formato de bisel — isso assegura que a ferida da cisão não vai encharcar de água e apodrecer. Coloque um pouco de canela em pó em cima do corte para ajudar na cicatrização e impedir infecções.

Transplante do caule no substrato

Agora, basta colocar a mistura de terra com areia e húmus descrita acima no recipiente temporário até preencher. Faça uma cova no meio com os dedos para acomodar o caule.

Enterre em torno de 1/3 do ramo e faça uma leve pressão sobre a terra para deixá-lo firme e reto. Agora, é só regar um pouco o substrato para hidratar a futura plantinha. Só não exagere para não encharcar! Pronto, agora você já sabe como fazer muda de primavera!

Como cuidar da primavera

Depois que a muda enraizar, criando novas folhas, é hora de transplantá-la para o local definitivo. Você pode pôr a planta primavera em vaso ou diretamente no chão. Ela é de sol pleno, por isso, precisa receber a luz solar por pelo menos 6 horas por dia.

A planta bougainvillea não é nada exigente. Ela precisa de sol e muito pouca água. As regas só devem ser feitas quando a terra estiver com a superfície seca, pois ela não gosta de tomar muitos banhos!

A adubação deve ser feita com maior frequência na primavera e no verão. O adubo pode ser o fertilizante NPK 4-14-8. Se optar por algo caseiro, use cascas de frutas e legumes trituradas. Enterre-as perto do caule.

Planta primavera na cor rosa.

Entendeu como fazer muda de primavera? É muito tranquilo! Sabia que nas lojas da Petz existe um setor de jardinagem incrível com tudo o que é necessário para a mudinha virar uma linda e florida planta? Venha conhecer!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog