Se você é fã da topiaria, já deve ter ouvido falar da planta pingo-de-ouro, um arbusto de crescimento rápido e muito utilizado como cerca viva. Aprenda como fazer muda de pingo-de-ouro da forma correta!
Para conhecer mais sobre a topiaria e sobre esse lindo arbusto, continue a leitura! Com este artigo, você vai ampliar seus conhecimentos de jardinagem e para virar um expert na planta pingo-de-ouro. Não perca nenhum detalhe!
Você pode até não saber o nome, mas provavelmente já viu um exemplo de topiaria em algum jardim arquitetônico. Essa prática nada mais é do que a técnica de esculpir a planta por meio da poda. Ela fica com formatos diversos e pode até representar figuras ou imagens.
Para as figuras ficarem sem falhas ou buracos aparentes, a planta precisa ter uma folhagem bem densa. Saber como fazer muda de pingo-de-ouro corretamente favorece o seu crescimento para que ela possa ser podada lindamente.
Por que a pingo-de-ouro é usada na topiaria? Por ser uma planta arbustiva perene (que tem folhas o ano todo), muito resistente e de fácil cuidado, ela é muitas vezes a escolhida para essa técnica milenar de jardinagem.
Além disso, como o seu crescimento é rápido, é mais fácil para o escultor conseguir realizar sua arte. O detalhe é que a poda também precisa ser frequente para manter a imagem da pingo-de-ouro moldada sempre bonita.
Esse arbusto é bem conhecido entre os paisagistas por causa de suas pequenas e delicadas folhas. Elas têm um tom amarelo-esverdeado muito vibrante e brilhante. Por isso, seu nome remete ao ouro.
O caule lenhoso e espinhento atinge em média 2 m de altura. Porém, existem relatos de plantas que alcançaram 6 m! A pingo-de-ouro é nativa do México, do Caribe e da América do Sul. Por isso, se dá tão bem em solo brasileiro.
A flor pingo-de-ouro surge quando a planta não é podada. Ela pode ser de coloração rosa, branca ou lilás. Também é possível ver seus frutos redondos. Ambos atraem animais polinizadores e pássaros que se alimentam do néctar e da polpa.
É isso mesmo! A planta pingo-de-ouro é tóxica tanto para os seres humanos quanto para os animais. Por isso, caso você tenha crianças ou pets em casa, é importante ter muito cuidado para que eles não comam nenhuma parte desse arbusto.
Caso a planta tóxica seja ingerida, busque socorro médico ou veterinário imediatamente. Os sintomas são sonolência, pupilas dilatadas, aumento da frequência cardíaca, inchaço da boca e/ou dos olhos, convulsões e desarranjos gastrointestinais, como vômitos e diarreia.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre a planta, chegou a hora de saber como fazer muda de pingo-de-ouro. Como essa arbustiva é resistente, a propagação fica muito fácil!
Fazer a muda de pingo-de-ouro não tem muito segredo. Ela se propaga muito bem por estaquia, técnica que utiliza um pedaço de um galho da planta para fazer as mudinhas.
A planta que vai dar origem às mudas é chamada de planta-mãe. Ela precisa estar em suas melhores condições para que suas filhas sejam saudáveis e consigam sobreviver ao processo de propagação.
Tome o cuidado de cortar um pedaço que contenha o nó do caule — é por ele que as raízes da muda vão crescer. Retire as folhas, deixando somente uma ou duas para que a planta consiga produzir seu alimento para crescer. Essa é uma dica importante de como fazer muda de pingo-de-ouro.
Para que o processo de estaquia dê certo, a planta precisa receber os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento. Para isso, faça uma mistura de uma parte de terra vegetal, uma parte de húmus de minhoca e meia parte de areia fina de construção.
Coloque o conteúdo em um recipiente com cerca de 10 cm de diâmetro e 15 cm de altura. Faça uma pequena cova no centro e enterre o galho cortado da planta-mãe. Aperte gentilmente a terra ao redor do ramo para que a muda não caia com o próprio peso.
Regue a muda diariamente. Em torno de 30 a 45 dias, ela já terá criado novas folhas! Então, chega a hora de transplantar a pequena para o seu lugar definitivo. Pronto, você já sabe como plantar pingo-de-ouro.
Gostou de aprender como fazer muda de pingo-de-ouro? Então, comece a colocar a mão na massa (ou melhor, na terra!) visitando a loja da Petz. Aproveite para adquirir tudo de que precisa para ter uma planta linda e saudável!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…