Você, que adora plantas e é fã de ornamentação natural, sabe como fazer muda de pata-de-elefante? Embora pareça difícil e coisa de cultivador profissional, pode ser bem simples ter a sua em casa.
A samambaia, por exemplo, é uma ótima planta para ornamentação, mas é bastante comum. Já a pata-de-elefante traz um ar diferente, pois se assemelha a um coqueiro e pode ser cultivada em vasos.
A sua vontade é de ter uma casa com decoração jungle ou de incluir algumas plantinhas para dar um ar mais moderno e sustentável? Então, a hora de aprender é agora. Confira com a Petz como fazer muda de pata-de-elefante e a melhor maneira de cuidar dela.
A planta pata-de-elefante, cujo nome científico é Beaucarnea recurvata, é muito usada no paisagismo. Ela se assemelha a um coqueiro, mas com a diferença de a base ser mais larga e parecida com o pé de um elefante. Já a parte de cima vai afinando perto das folhas, que caem como uma grande cabeleira, verde e em vários ramos.
Quem gosta de ter plantas em casa pode escolher essa como uma espécie para ser cultivada em vasos, decorando ambientes internos e jardins. A propósito, as áreas externas são as que mais combinam com a pata-de-elefante, que é originária do México e pode atingir até cinco metros de altura.
Então, se faz o seu estilo, adquira uma semente de pata-de-elefante e comece a plantar. Falaremos a seguir tudo o que você precisa saber para o cultivo e o cuidado dela.
Se você pensa que saber como fazer muda de pata-de-elefante é coisa de outro mundo, está enganado. Na verdade, a planta é simples não apenas para cultivar, mas também para cuidar. Para saber como plantar pata-de-elefante, basta seguir algumas das orientações que daremos a seguir, as quais valem tanto para vasos quanto para o solo.
A muda de pata-de-elefante, quando colocada em vasos, é uma ótima opção para quem não tem jardins grandes ou mora em apartamento. Nesse caso, é preciso escolher um recipiente espaçoso para o plantio. A ideia é que o vaso seja duas vezes maior que o torrão dessa espécie de planta, para que ela consiga se desenvolver.
Para plantar pata-de-elefante no vaso, coloque primeiro uma manta bidim no fundo do vaso com furos. Depois, basta adicionar uma camada de areia de construção e, em seguida, encher de terra com adubo orgânico.
Para finalizar, coloque o torrão da muda. Cubra a base com terra, e pronto. É simples! Dali a alguns meses você já terá uma planta bonita, ornamental e que pode ser mantida em ambiente interno até atingir o tamanho máximo.
Quem quiser plantar no solo pode seguir quase o mesmo passo a passo. Porém, não é preciso inserir a manta bidim no fundo, e o solo deve ser bem drenado antes do plantio. Além disso, é necessário ter a profundidade adequada para que a planta cresça livremente.
Agora que você sabe como fazer muda de pata-de-elefante, é hora de entender os principais cuidados. A boa notícia é que essa espécie é bem prática para manter; pode ser cultivada onde há luz solar direta ou à meia-sombra.
No entanto, é necessário se atentar à irrigação e ao excesso de sol. A planta não se dá bem exposta a mais de 6 horas de sol por dia, nem com irrigação demasiada. Portanto, considere bem essas questões antes de escolher o local de plantio.
Então, para entender como cuidar da pata-de-elefante, selecione um solo mais seco do que úmido. Isso quer dizer que locais onde chove demais não são as melhores moradas para a espécie, embora ela consiga se adaptar bem.
Durante os cuidados diários, quem escolhe ter uma pata-de-elefante em casa não precisa se preocupar com podas frequentes, como outras plantas exigem. A espécie cresce moderadamente e demora alguns anos para atingir o tamanho máximo; ou seja, não precisa se preocupar em relação a isso.
No entanto, quem quer uma planta sempre saudável e bonita deve focar em podas e adubação a cada dois meses. Mais que isso é excesso e pode prejudicar o crescimento da espécie e fazer com que o processo seja retardado.
Viu como é fácil fazer muda de pata-de-elefante? Aqui, na Petz, a gente ama a natureza em geral, com animais e plantas vivendo em conjunto. Por isso, fique de olho no nosso blog. Há sempre conteúdos novos e que podem ajudar você a cuidar bem de todas as espécies que quiser!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…