Categories: Plantas

Plantas brasileiras: como fazer muda de pacová

Quer saber como fazer muda de pacová? Essa planta genuinamente brasileira é muito comum na Mata Atlântica. Suas folhas são de um tom belíssimo, verde-bandeira brilhante, e podem embelezar qualquer espaço!

O pacová também é chamado de babosa-de-pau ou babosa-de-árvore. Ele dá um toque exótico para qualquer ambiente externo ou interno. Além disso, tanto as suas folhas quanto as suas raízes podem ser usadas na culinária. Interessante, não é?

Cuidado! O pacová é tóxico para animais e crianças

Antes de aprender como fazer muda de pacová, você deve saber que ele é tóxico para as crianças e para os animais. Então, é importante tomar muito cuidado para evitar acidentes com a planta.

O pacová pertence à família Araceae e a maioria das plantas dessa família é venenosa. São exemplos de parentes do pacová, e também tóxicos, a comigo-ninguém-pode, o antúrio, a costela-de-adão e o lírio-da-paz.

Conhecendo o pacová

Primeiro, essa planta tem como característica principal o armazenamento de água nos pecíolos, as estruturas gordinhas, de tom verde-claro, que unem as folhas ao caule.

Como já foi dito, a planta é originária da Mata Atlântica e costuma ficar em regiões sombreadas pelas árvores. Por isso, ela é de meia-sombra e sombra, mas gosta de receber luminosidade indireta. Em geral, o exemplar é pequeno, mas também existem versões de pacová grande e gigante, sabia?

Quando está na natureza, a planta pacová cresce agarrada às árvores para proteger-se dos predadores. Vale lembrar que ela não é um vegetal parasita, portanto, não retira nutrientes dos troncos. Ela é classificada como epífita.

Como cuidar do pacová?

Tanto as versões pequenas quanto o pacová gigante não precisam de regas constantes, já que armazenam água nos pecíolos. Porém, se você borrifar esse precioso líquido nas folhas da planta nos dias quentes, ela vai amar!

Para tanto, primeiro, tire todo o pó das folhagens passando um pano umedecido no sentido do crescimento das folhas. Depois, é só borrifar a água suavemente. Ajuste a pressão para não machucar a planta.

O pacová também não precisa de podas constantes. O mais importante é retirar as hastes e as folhas secas ou amareladas. Além disso, não corte as raízes que estiverem saindo do vaso — elas são essenciais para captar a água do ambiente.

Para que o pacová fique sempre vistoso e brilhante, faça a adubação com o adubo N-P-K de proporção 10-10-10. Também é possível realizar a adubação foliar. Nesse caso, faça a diluição conforme a recomendação do fabricante para não queimar as folhas. A seguir, veja como fazer muda de pacová!

Muda de pacová por separação de touceiras

Agora que você já sabe como cuidar da planta pacová, está na hora de aprender a fazer as mudas. Para isso, é necessário entender o que são as touceiras: um conjunto de caules com um grupo de raízes em comum.

Então, como fazer muda de pacová? Identifique uma touceira com dois ou três pecíolos e, com as mãos, separe-a da planta. Agora é só pegar esse conjunto de caules e raízes e plantar em outro vaso.

Preparando o vaso para receber a muda de pacová

Para a muda crescer com muita vitalidade e saúde, ela precisa estar em um ambiente ideal. O pacová aprecia um substrato rico em matéria orgânica que apresente boa drenagem da água.

A boa drenagem do vaso começa com o fundo desse recipiente, que deve ter furos para a água escoar. O acúmulo de líquido apodrece as raízes, podendo matar a planta. Outro ponto importante é colocar uma camada de pedras ou argila expandida antes do substrato.

Já o substrato que irá acomodar a muda pode ser feito com uma parte de terra vegetal, uma parte de húmus de minhoca ou esterco curtido e meia parte de areia de construção ou vermiculita. Misture tudo muito bem e desfaça qualquer torrão de terra que possa machucar as raízes do pacová.

Plantando a muda de pacová

Após a divisão das touceiras e o preparo do vaso, é hora de colocar a muda em sua nova casa. Faça uma cova no substrato funda o suficiente para acomodar todas as raízes.

Não enterre as raízes aéreas! Como já dito, elas são importantes para captar a umidade ambiental, favorecendo o desenvolvimento da muda. Embora o pacová retenha água nos pecíolos, para a muda vingar, ela precisa ser regada duas ou três vezes na semana.

Possíveis problemas com o pacová

Quando as plantas não estão bem, elas dão alguns sinais. Fique atento se o caule começar a ficar amarelado perto da terra — isso significa excesso de regas. Além disso, se notar manchas escuras ou marrons nas folhas, o ideal é usar um produto fungicida. Também vale maneirar nos banhos nas folhas, pois essas marcas também demonstram excesso de umidade.

Agora que você já sabe como fazer muda de pacová, que tal visitar uma das lojas da Petz? Aproveite para adquirir o substrato, o adubo, o vaso e muito mais para colocar esse projeto em prática!

thais

Recent Posts

Como o Eucafluff® torna o tapete higiênico do seu pet mais sustentável?

Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…

15 horas ago

Mundo dos roedores: conheça os tipos de camundongos

Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…

19 horas ago

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

2 dias ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

4 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

5 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

5 dias ago