As flores sempre tiveram protagonismo na decoração e trouxeram harmonia ao ambiente, seja no interior da casa ou no jardim externo. As orquídeas, por sua vez, atraem olhares por onde estão. Para usufruir cada vez mais da sua beleza, nada como fazer muda de orquídea e ter vários exemplares para presentear ou aumentar o jardim.
As orquídeas são plantas delicadas, que requerem uma série de fatores, como iluminação, temperatura e umidade para se desenvolverem. Saber como fazer muda de orquídea e todos os cuidados que essa linda planta necessita, contribuirá para o aumento da sua coleção! Confira mais no texto abaixo.
Antes de aprender como plantar muda de orquídea é importante levar em consideração alguns detalhes que farão diferença no sucesso da reprodução da planta. O melhor período para realizar o plantio é quando acaba a época de floração.
A floração é uma época da vida das plantas que requer muita energia, e replantar orquídea nesse período pode prejudicar a vitalidade da verdinha, causando falhas no florescimento. Assim, por mais ansioso que esteja para reproduzir as plantas, espere o momento ideal.
Outro fator importante é que existem diferentes espécies desse tipo de planta, e a maneira como fazer muda de orquídea pode sofrer algumas alterações de uma espécie para outra. Porém, de um modo geral, basta seguir o passo a passo.
Para as orquídeas do tipo Cattleya, o método de fazer muda pelo rizoma é uma boa opção. Essa espécie se adapta bem e tende a crescer e florescer normalmente. O rizoma é uma extensão do caule rico em nutrientes e fundamentais para que a planta cresça.
Para identificar o rizoma, observe a parte que cresce horizontalmente ao substrato, de forma rasteira, formando raízes a partir de “nós”. A orquídea a ser dividida precisa estar bem desenvolvida para ter sucesso no cultivo. O ideal é que pelo menos a verdinha tenha passado por uma estação de florescimento.
Portanto, o primeiro passo como fazer muda de orquídea pelos rizomas é identificá-los e, então, separá-los. Tenha já preparado um vaso com substrato para transplantar o planta e faça o seguinte:
Se está muito ansioso para ver sua orquídea no vaso toda florida, talvez esse não seja o método ideal, pois é bastante trabalhoso e os resultados demoram a aparecer. Já os que desejam ver todo o brotamento da planta desde o surgimento das raízes, plantar as sementes é a melhor opção.
Nesse caso, é necessário o uso de um fungo chamado micorriza, indispensável para a germinação das sementes. Ele pode ser encontrado em lojas especializadas ou até mesmo na natureza, nos troncos das árvores. Para a reprodução de orquídeas pelas sementes, siga essas instruções:
Uma dica de como fazer muda de orquídea sem os fungos é despejar a mistura em uma orquídea adulta da mesma espécie. Nesse local, é mais provável que tenha a presença do fungo naturalmente.
Fazer mudas de orquídea pelo caule é simples e prático. A atenção necessária é que o caule precisa ter a raiz brotando para que a nova plantinha germine com sucesso. Observe como fazer muda de orquídea dessa maneira é fácil:
Além de saber como tirar muda de orquídea, a escolha e o preparo do vaso também são fundamentais para que a mudinha cresça e se desenvolva em uma bela planta florida.
O vaso mais recomendado é o de barro, pois nele não se acumula muita água, mas nada impede de fazer o plantio em outro tipo do seu agrado — sempre atento à frequência das regas para não encharcar as raízes. O tamanho do vaso deve ser proporcional ao tamanho da espécie de orquídea a ser cultivada.
Para diminuir as chances de excesso de umidade e apodrecimento das raízes pode ser utilizado no fundo do vaso uma camada de carvão, argila ou pedras para facilitar a drenagem. Depois dessa camada, deve ser adicionado o substrato, de preferência orgânico.
Os cuidados com a orquídea devem ser iniciados desde a muda, sempre atento à quantidade de regas. Verifique a umidade da terra com o dedo a cada dois dias, pelo menos, e coloque água conforme a necessidade.
Procure deixar o vasinho de orquídea em um local bem iluminado, sem ventos fortes, mas que tenha boa circulação de ar. A cada três meses, adicione adubo para fortalecer sua plantinha.
Seguindo as dicas de como fazer muda de orquídea e os cuidados após o plantio, certamente, quando você menos esperar, sua verdinha vai começar a brotar! Sabia que no site da Petz você encontra tudo que precisa para começar a reprodução das suas orquídeas? Acesse já!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…