Existem plantas que podem ser usadas não apenas para decoração, mas também na culinária, no preparo de diversos pratos ou chás. Se você procura uma verdinha com essas características, está na hora de saber como fazer muda de ora-pro-nóbis!
A ora-pro-nóbis é uma planta conhecida pelas pessoas mais experientes, mas, nos últimos tempos, ela conquistou novos apaixonados por plantas, sendo considerada por muitos a planta do momento! Saiba mais sobre a verdinha e aprenda como fazer muda de ora-pro-nóbis a seguir.
A Pereskia aculeata Miller, ou planta ora-pro-nóbis, como é popularmente conhecida, tem os primeiros relatos de cultivo na África do Sul, mas é uma verdinha que se adaptou bem e é facilmente encontrada desde o México até o sul do Brasil.
Ela recebeu esse nome peculiar, que significa “rogai por nós”, pois era frequentemente encontrada nas áreas externas de igrejas, formando uma cerca natural. Ela também pode ser conhecida como proteína vegetal, carne vegetal, groselha de Barbados, groselha da América ou trepadeira-limão, dependendo da região do país.
De alto valor nutricional, a ora-pro-nóbis pertence à família dos cactos, mas tem o crescimento do tipo trepadeira, com caules revestidos com espinhos. Ela pode chegar até 10 metros de altura.
Suas flores são pequenas, medindo de 2,5 a 5 cm, de coloração branca, amarelo-claro ou creme, geralmente, mas há outras variações. A flor ora-pro-nóbis exala um perfume forte e marcante, facilmente reconhecido por quem já está familiarizado com a planta.
Ter um pé de ora-pro-nóbis em casa é ter uma fonte de proteína vegetal, ou seja, a planta tem um valor nutritivo muito alto. Por isso, essa verdinha acabou sendo chamada de “carne dos pobres”, sendo uma fonte proteica mais acessível financeiramente.
Vegetarianos e veganos também buscam aprender como fazer muda de ora-pro-nóbis para manter a dieta balanceada, já que não consomem alimentos de origem animal.
Além disso, a ora-pro-nóbis é fonte de vitaminas, minerais, e possui ação anti-inflamatória, ajudando a controlar a diabetes, auxiliando na perda de peso, prevenindo a anemia e melhorando a saúde intestinal. Tem ação analgésica e antioxidante, e melhora o aspecto da pele e dos cabelos.
Já conhecendo todos os benefícios, chegou o momento de saber como plantar ora-pro-nóbis. O primeiro passo é escolher um local onde a planta receba, pelo menos, três horas de luz solar diariamente.
Por ser uma planta que não requer muito cuidado, aprender como fazer muda de ora-pro-nóbis é interessante para quem não tem muito tempo para cuidar das plantas. Ainda assim, é importante utilizar uma terra vegetal de qualidade e fertilizantes ou húmus de minhoca para que a planta germine de forma eficaz.
Outra vantagem, é que as regas não precisam ser tão frequentes. Em temperaturas mais amenas, duas regas semanais são suficientes. Em climas quentes, deve-se regar três vezes por semana, nunca deixando o solo encharcado. Aprenda algumas maneiras de como fazer muda de ora-pro-nóbis a seguir.
Fazer muda por sementes é a maneira clássica de como cultivar ora-pro-nóbis. As sementes podem ser retiradas diretamente do fruto da planta ou adquiridas em lojas especializadas.
Seja para propagar a verdinha em um vaso ou no solo definitivo, faça um pequeno buraco no substrato, adicione as sementes e cubra-as. Depois, regue para manter o solo úmido até a planta germinar.
Para fazer muda de ora-pro-nóbis por estaca, é possível cortar um pedaço saudável de um galho ou do caule, com cerca de 15 centímetros, de uma planta mãe. Lembre-se de retiras todas as folhas.
Separe um vaso com boa drenagem e com substrato, e finque o caule ou galho. Mantenha o solo úmido e em um local com luz indireta. As raízes começam a aparecer em poucas semanas, então, é o momento de transplantar a planta para um local definitivo.
Para fazer muda por divisão de touceiras, a planta-mãe precisa estar bem desenvolvida, saudável e com bastante touceiras. Esse tipo de propagação exige um pouco mais de trabalho, pois é necessário desenterrar a planta adulta cuidadosamente e separar as raízes.
Em um vaso ou solo definitivo, faça um pequeno buraco e plante a raiz. Cubra cuidadosamente e regue, mantendo o solo úmido. Um cuidado importante é que a raiz escolhida deve conter brotos para que a nova mudinha cresça adequadamente.
Após o crescimento da muda de ora-pro-nóbis, começam a aparecer as flores e os frutos (normalmente no verão), e eles podem durar algumas semanas. Tanto as folhas quanto as flores e frutos são comestíveis, compondo saladas frescas, farinhas, temperos, sucos ou chás.
Agora que você sabe como fazer muda de ora-pro-nóbis, comece a colocar a mão na massa! No blog da Petz, você encontra outras dicas para cuidar da suas verdinhas e aumentar sua coleção!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…