Aprenda como fazer muda de lavanda em casa!
Publicado em 08 de agosto de 2024Tempo de leitura: 5min
Quer aprender como fazer muda de lavanda? Conhecida pelo aroma suave, essa planta vem ganhando notoriedade, principalmente entre quem visita os lavandários para sentir o cheiro característico e apreciar as belas flores.
A alfazema, além de ser uma planta ornamental, também pode ser cultivada para outras utilidades. Quem nunca adquiriu um produto de limpeza ou perfumaria com esse aroma, não é mesmo?! Então para ter uma porção dessa belezura, venha saber como fazer muda de lavanda!
Características e origem da lavanda
A principal característica dessa planta é o cheiro! É possível sentir o aroma de longe! Ela é originária da região mediterrânea, principalmente do sul da Europa. Por isso, aprecia e é resistente a climas mais frios. No Brasil, é mais fácil ter uma plantação de lavanda em regiões de temperaturas mais baixas.
Entre as 25 espécies de planta lavanda espalhadas pelo mundo, a Lavanda angustifolia é a mais cultivada porque produz um óleo essencial de aroma doce e de maior qualidade em comparação com as outras variedades. Dependendo da espécie, as flores podem ser roxas, azuis, rosadas ou brancas, podendo ter altura de 30 cm a 2 m.
Conheça outras utilidades da lavanda
A maioria dos apaixonados por jardinagem quer saber como fazer muda de lavanda para ter o ambiente perfumado e uma decoração deslumbrante. Além de deixar o clima mais aconchegante, a alfazema pode ser utilizada para outros fins!
O óleo da lavanda pode ser extraído para compor produtos de limpeza, como amaciantes e desinfetantes, ou de perfumaria, como perfumes, shampoos e cremes. O aroma que a planta exalada elimina os maus odores do ambiente, além de ter propriedades calmantes.
Por falar nisso, o óleo essencial da lavanda também é muito usado para melhorar a qualidade do sono, auxiliar no tratamento de ansiedade e fazer massagens relaxantes. Além disso, tem propriedades anti-inflamatórias, bactericidas, cicatrizantes e analgésicas.
Sabia que algumas pessoas querem aprender como cultivar lavanda para usar a planta como tempero? As flores podem conferir um sabor especial em saladas, molhos, mel, sorvetes, vinagres e carnes. Atenção à quantidade: como o perfume é forte, pode ficar muito predominante.
Como fazer muda de lavanda?
A muda de lavanda pode ser feita de duas maneiras bem simples: por estaquia ou por sementes. Ambos os procedimentos podem ser bem-sucedidos quando você segue o passo a passo corretamente. Confira a seguir!
Muda de lavanda por estaquia
Para fazer muda de lavanda por estaquia, é necessário ter uma planta-mãe, ou seja, já adulta e com vitalidade. Corte uma estaca de 10 cm com uma tesoura de jardinagem e retire as folhas de baixo.
Em outro vaso já previamente preparado com um substrato de qualidade e areia, espete a parte da estaca sem folhas no substrato até que fique firme. Regue em seguida e pronto!
Muda de lavanda por sementes
Para fazer muda de lavanda com sementes, é necessário adquiri-las em lojas especializadas. Antes de plantar, prepare o vaso na proporção de uma parte de substrato para uma de areia.
A dica é colocar as sementes na superfície do substrato e pressionar levemente. Se necessário, adicione uma camada fina de terra para cobrir e, então, regue para que comece a germinação.
Dicas para fazer muda de lavanda
A lavanda pode ser plantada no vaso ou no solo. Para que ela cresça com vigor, o recipiente deve ter de 30 a 40 cm de diâmetro. Se for colocada na terra, a distância entre uma muda e outra deve ser de no mínimo de 40 cm.
Outra dica muito importante é escolher um local de cultivo adequado. Essa cheirosa precisa de um solo com boa drenagem e de um espaço com iluminação solar direta. A flor de lavanda fica mais vigorosa quando recebe pelo menos 5 horas diárias de luz natural.
Como cuidar da lavanda?
A maneira como fazer muda de lavanda é simples. Agora, é necessário saber cuidar dela. A irrigação é muito importante, principalmente no início do plantio — apenas tome cuidado para não encharcar o solo. Conforme a planta fica mais resistente, é possível fazer intervalos maiores entre uma irrigação e outra.
Fique de olho em invasores ao redor da lavanda e sempre retire quando aparecerem. Também faça a poda de ramos velhos e sem vida. Por fim, não se esqueça de adicionar adubo quando a plantinha estiver sem nutrientes.
Seguindo essas dicas, é bem provável que a lavanda floresça no primeiro ano de cultivo. É a partir do segundo ano que as flores ficam ainda mais bonitas. A floração acontece nas épocas mais frias do ano, de junho a agosto, conforme a temperatura do local.
Viu como fazer muda de lavanda é um processo simples? Então, acesse agora mesmo o site da Petz para adquirir os materiais necessários para multiplicar sua coleção de plantas. Deixe sua casa ainda mais cheirosa!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário