A jiboia é uma muda de trepadeira muito utilizada para decorar ambientes internos, sejam eles grandes ou pequenos. Aprenda como fazer muda de jiboia para decorar a casa ou presentear os amigos!
Por ser uma planta vertical, essa verdinha não precisa de muito espaço nem de um vaso muito grande, e fica linda com seus ramos pendentes enfeitando prateleiras e varandas. Fazer muda de jiboia é muito fácil! Assim, você terá muitas plantinhas espalhadas pela casa!
A planta jiboia é muito popular entre os amantes das verdinhas. Sua popularidade se dá pela sua beleza, coloração brilhante e vistosa, e por ser facilmente adaptável a diversos ambientes.
Além disso, saber como fazer muda de jiboia ajuda a propagar essa planta sem ter um custo alto, o que a torna ainda mais querida. Como você vai conferir abaixo, ela é uma plantinha que não requer muitos cuidados, sendo de fácil manejo.
Antes de falarmos sobre como fazer muda de jiboia, vamos contar algumas curiosidades a respeito dela. A jiboia é originária da Indonésia, nas Ilhas de Salomão, mas se adaptou tão bem ao nosso clima que ganhou o coração dos moradores de comunidades ribeirinhas do Amazonas.
Eles usam a planta dentro de casa para proteção da família contra as más vibrações, por isso, é tida como uma planta que atrai boa sorte, sendo até sagrada para algumas pessoas. Outras curiosidades sobre a jiboia:
Antes de aprender como fazer muda da planta jiboia e decorar toda a casa com ela, é preciso entender que ela é tóxica. Por isso, se você é tutor de algum animal ou possui uma criança pequena na família, a jiboia precisa ficar bem longe do alcance deles.
A toxicidade da jiboia, também conhecida como hera do diabo ou jiboia-verde, se deve a um princípio ativo chamado oxalato de cálcio. Ele está presente em todas as partes da planta e causa alterações no sistema cardiovascular.
Você vai ver como fazer muda de jiboia é descomplicado, mesmo para quem é jardineiro iniciante, e como a muda pega facilmente e cresce muito rápido. As mudas são feitas pelo método da propagação.
Aprender como fazer muda de jiboia por propagação só tem um segredo que nós vamos contar: você precisa saber reconhecer os nós dos ramos. Os nós são por onde as folhas brotam. Simples, não é mesmo?
Para ter uma muda forte e vistosa, é preciso saber escolher a parte certa da planta, que é a ponta do ramo. Nessa ponta existe uma folha, e não há continuidade do ramo. Esse ponto é considerado o primeiro nó.
A partir dele, conte mais dois nós em direção ao recipiente que contém a planta e faça um corte na diagonal bem no meio entre o terceiro e o quarto nó. Procure usar uma tesoura bem afiada para não esmagar a planta onde o corte será feito. Se isso acontecer, a muda não vai vingar.
Com o ramo em mãos, como fazer muda de jiboia na água? Ou a muda precisa de um substrato para crescer? A mudinha pode se desenvolver muito bem tanto na água quanto no substrato. Inclusive, a própria planta pode crescer e se manter saudável se for cultivada somente na água.
O substrato ideal para a jiboia deve ser rico em matéria orgânica e bem úmido, mas com boa drenagem. Para conseguir isso, faça uma mistura de terra vegetal e areia lavada de construção e finque o ramo nesse substrato.
Para plantar muda de jiboia no vaso, é só aguardar em torno de três a quatro meses para que a muda fique com aproximadamente 30 centímetros de altura para transplantá-la para o recipiente.
Se você pretende fazer a muda na água, é só colocar o ramo cortado em um copo ou outro recipiente com água, procurando não deixar a última folha em contato com o líquido.
Caso deseje que a jiboia cresça na água, é só ter o cuidado de trocá-la a cada três dias, pelo menos, para evitar a presença de larvas de mosquitos. Observe se as raízes não estão muito grandes para o recipiente, sendo necessário trocar por um maior.
Como dissemos, cuidar da jiboia é muito fácil. Faça as regas em torno de três vezes na semana, lembrando de não exagerar para que as raízes não apodreçam. Se ela já estiver sendo cultivada na água, não é necessário regá-la.
Apesar de ser uma trepadeira, a jiboia não precisa ficar em contato direto com o sol, basta que ela esteja em um local iluminado para se manter saudável. Adube-a a cada 40 a 60 dias com húmus de minhoca. A poda pode ser feita a cada seis meses, mas é dispensável.
O que achou de aprender como fazer muda de jiboia? Garantimos que era fácil! E para ficar mais fácil ainda, conte com as lojas da Petz! Aqui você encontra tudo que precisa com um clique, confira!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…