Categories: Plantas

Confira como fazer muda de jasmim

De perfume doce e flores brancas, amarelas ou rosadas, essa planta é muito admirada. Não é à toa que muitos apaixonados por essa verdinha querem multiplicar a coleção. Sendo assim, nada melhor do que saber como fazer muda de jasmim.

Essa planta é comumente usada para fazer chás, óleos, perfumes e dar cheiro a produtos de limpeza, por exemplo. Ela decora qualquer ambiente, deixando-o ainda mais cheiroso e harmônico. Venha aprender como fazer muda de jasmim!

Características do jasmim

Jasminum é um gênero de plantas que engloba mais de 200 espécies em regiões tropicais e subtropicais. De folhas verdes escuras e flores tubulares, a maioria das espécies é popularmente chamada de apenas jasmim.

Entre as variedades, podemos destacar o jasmim-manga, jasmim-branco, jasmim-da-china, jasmim-amarelo, jasmim-dos-poetas, jasmim-estrela, entre tantos outros. É uma planta arbustiva que pode chegar a 2 m de altura.

Propriedades do jasmim

Muitas pessoas podem querer aprender como fazer muda de jasmim para usufruir das propriedades da planta. Ela ajuda no tratamento de coceira na pele, dor de cabeça, depressão, dores musculares e irritação. Além disso, o aroma e a beleza trazem sensação de bem-estar.

Das flores frescas da planta jasmim, podem ser feitos chás ou óleos essenciais. A bebida relaxa, combate insônia, alivia sintomas de dor de cabeça etc. Já as essências são comumente usadas para massagear o corpo, ajudando aliviar a tensão e dores musculares.

Na aromaterapia, o óleo essencial de jasmim pode ser colocado no aromatizador para perfumar o ambiente. Você também pode pingar algumas gotas no travesseiro, por exemplo. As partículas do líquido, quando inaladas, têm propriedades calmantes.

Embora plantar jasmim seja uma boa opção para quem deseja se beneficiar das propriedades, é sempre importante consultar um médico para saber se há alguma contraindicação. Algumas pessoas podem ter comorbidades ou alergias causadas pela verdinha.

Afinal, como fazer muda de jasmim?

Seja qual for a finalidade, medicinal ou decorativa, chegou a hora de aprender como fazer muda de jasmim e aumentar o jardim! O primeiro passo é escolher uma planta-mãe: adulta, vigorosa e livre de doenças e pragas.

A escolha da planta-mãe influencia na qualidade das mudas de jasmim que irão crescer. Ela será responsável por oferecer todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento das novas plantinhas.

Depois, é preciso separar os materiais. Você irá precisar de substrato de terra vegetal, areia e húmus de minhoca. Também tenha em mãos uma tesoura de jardim limpa e os vasinhos de sua escolha. Veja como fazer muda de jasmim:

  • misture a terra vegetal, o húmus e a areia em partes iguais;
  • corte ramos de 10 cm da planta-mãe;
  • deixe apenas duas ou três folhas no ramo;
  • faça pequenos furos no solo;
  • plante as mudas de modo que fiquem firmes;
  • regue as mudas de jasmim;

Como cuidar das mudas de jasmim

Para o pé de jasmim crescer lindo e saudável, é necessário iniciar os cuidados assim que acabar o plantio das mudas. O substrato deve sempre estar úmido, mas não encharcado — regue conforme a necessidade. Geralmente, de duas a três regas por semana são suficientes.

O vaso deve estar em um local de boa luminosidade e sol. Porém, cuidado com a luz solar direta por muitas horas. Tomando esses cuidados, logo a muda vai enraizar e começar a crescer.

A muda cresceu: como cuidar agora?

Quando a muda estiver medindo entre 10 e 20 cm, é hora de transplantá-la para um vaso maior ou ao solo. Escolha um local bem iluminado para que ela continue a se desenvolver e se torne uma planta adulta vigorosa. As regas permanecem iguais.

É imprescindível estar atento à umidade do solo! Se a planta adulta ficar ao ar livre, não há necessidade de tantas regas em períodos chuvosos. Outro fator importante é oferecer suportes como treliças ou fios quando necessário, pois o jasmim é uma planta trepadeira.

Como usar jasmim na decoração?

Agora que você já sabe como fazer muda de jasmim e vai usufruir de todos os benefícios, pense em deixar a planta em um local estratégico. Isso pode fazer toda a diferença na estética do ambiente. Tudo depende do tipo de decoração que deseja e da variedade da verdinha.

O jasmim-trepadeira pode ser utilizado para cobrir paredes do lado externo. Já espécies que crescem como arbustos podem ser plantadas diretamente no solo.

Elas permanecem ali, oferecendo sombra e um perfume agradável.

Apesar do tamanho, o jasmim também pode ser cultivado em vasos, inclusive dentro de casa. Como a planta cresce bastante, o ideal é escolher um recipiente grande e colocá-lo em um canto amplo da sala, por exemplo. As espécies menores podem ser colocadas em qualquer cômodo, desde que recebam iluminação.

Aprender como fazer muda de jasmim é bem simples! Para colocar em prática essa atividade, não deixe de acessar outros conteúdos do blog da Petz e conferir mais dicas de jardinagem! Aqui, você conhece todos os materiais necessários para os seus cultivos!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Reação alérgica em cachorro: sintomas e o que fazer

O cão é curioso por natureza, e isso vem da sua ancestralidade. Porém, mesmo sendo…

17 horas ago

Geração P: os diferenciais dos tutores especialistas nos pets

Nos últimos anos, o jeito de cuidar dos animais de estimação passou por muitas mudanças…

2 dias ago

Alimentação de gato diabético: tudo o que você precisa saber

A diabetes é a doença endócrina mais comum entre gatos. No tratamento, é preciso ter…

3 dias ago

Cachorro emagrecendo: entenda possíveis causas e o que fazer

Notar o cachorro emagrecendo, sem causa aparente, pode ser bastante assustador. E não é para…

3 dias ago

Carvão ativado para cachorro: quando usar?

Divulgado como um antídoto em caso de envenenamento, o carvão ativado para cachorro ganha popularidade…

3 dias ago

Confira as doenças comuns de pets no inverno e saiba como proteger cachorros e gatos

O inverno exige mais atenção à saúde de cães e gatos. Com temperaturas mais baixas…

5 dias ago