Aprenda como fazer muda de hortênsia e embeleze ainda mais seu jardim!
Publicado em 31 de maio de 2024Tempo de leitura: 4min
Aprenda como fazer muda de hortênsia e transforme seu ambiente externo! Essa é uma planta fácil de cuidar, muito utilizada para fazer o contorno de jardins ou para ornamentar a entrada da casa.
Independentemente da finalidade, ela com certeza desempenha muito bem a função decorativa! Veja, a seguir, como fazer muda de hortênsia. O processo é simples, mesmo para jardineiros amadores!
Como fazer muda de hortênsia?
Se você quer saber como fazer muda de hortênsia, o primeiro passo é escolher uma planta-mãe bonita e saudável. Você pode colhê-la em qualquer jardim! Depois, é hora de definir o procedimento.
É possível fazer a muda por estaquia ou pela folhagem. Ambos os processos são igualmente fáceis e dão certo. No primeiro, é preciso cortar um pedaço do caule da verdinha. No segundo, é só cortar uma folha do pé. A melhor época do ano para ambos é na primavera.
Muda de hortênsia por estaquia
Escolha o caule e corte-o em forma de bisel (inclinado), de forma que a estaca tenha de 15 a 20 cm de comprimento e contenha algumas folhas na ponta. Use uma tesoura ou faca bem afiada para não machucar a planta-mãe.
Coloque um pouco de canela em pó no corte para evitar que ocorra alguma infecção na ferida. Agora, vamos ao segundo passo de como fazer muda de hortênsia: preparar o substrato.
O substrato é uma parte muito importante do processo, afinal, uma planta feliz precisa de uma boa alimentação! Para prepará-lo, prepare uma mistura na proporção de duas partes de terra de jardim para uma de areia de construção.
Acrescente húmus de minhoca ou esterco curtido à mistura, e pronto! Coloque esse conteúdo no vaso ou no chão onde a mudinha irá ficar e enfie a estaca de forma que 2/3 dela fique para fora do substrato. O enraizamento ocorre dentro de dois meses.
Muda de hortênsia a partir da folha
Fazer a muda pela folha de hortênsia é muito fácil. Depois de escolher a folhagem, corte-a no meio e enterre-a de forma que cerca de um dedo da parte cortada fique abaixo do nível da terra. Ah, use o mesmo substrato descrito acima!
Nesse caso, adicione um pouco de alguma substância enraizadora no processo para que ele tenha mais chance de dar certo. É bem fácil achar esse produto em lojas especializadas em jardinagem, como a Petz! Assim como nas mudas por estaquia, o enraizamento também ocorre dentro de dois meses.
Dicas para a mudinha crescer forte e saudável
Agora que você já sabe como fazer a muda de hortênsia, é preciso conhecer os cuidados com ela. Durante todo o processo de enraizamento, a verdinha bebê deve ser deixada em um local com sombra, mas que receba luz solar indireta.
A rega da hortênsia deve ser realizada diariamente, mas, se você observar que o substrato ainda está úmido, dê o banho a cada dois ou três dias. E é só disso que a muda precisa — mas é claro que um pouco de conversa e carinho são muito bem-vindos!
Preferências da hortênsia
Como cultivar Hortênsia? Como dissemos, ela é uma planta fácil de cuidar, mas isso não quer dizer que ela não tenha preferências! Ela adora receber o sol da manhã, mas, em dias muito quentes, prefere a meia-sombra.
Para as plantas adultas, as regas também podem ser diárias nos dias mais quentes e a cada três ou quatro dias no inverno. Uma boa dica para não errar é sempre colocar o dedo no substrato: se ele sair sujo, é porque ainda há água suficiente para a verdinha.
Regue somente as raízes, e não a folhagem. E fique de olho nas folhas: quando elas estão murchas, indicam que a planta precisa de água imediatamente. Se estiverem amareladas, isso pode ser indício de excesso de sol.
A hortênsia aprecia ser adubada com certa frequência. O ideal é em torno de uma vez ao mês, quando for a época da floração (que ocorre na primavera e no verão), e a cada três meses durante o outono e o inverno.
Como ter flores de hortênsia de cores diferentes?
Você já deve ter reparado que as flores da hortênsia têm tonalidades diferentes. Elas podem ser brancas, azuladas, violáceas e róseas. O que faz com que elas tenham cores diversas é o pH do solo.
Para as flores ficarem mais azuis, o solo precisa ser ácido. Para acidificá-lo, use sulfato de alumínio ou turfa para plantas acidófilas. Coloque a quantidade certa nos intervalos indicados pelo fabricante. Isso vale para a hortênsia em vaso ou no chão.
Já para as flores ficarem róseas, o solo precisa ter pH alcalino. Para conseguir fazer isso, misture calcário dolomítico na terra. As cinzas de madeira também são alcalinizadoras e podem ser espalhadas ao redor das raízes da hortênsia.
Com nossas superdicas de como fazer muda de hortênsia, seu jardim será um sucesso! Não deixe de visitar o setor de jardinagem das lojas da Petz, no qual você encontra tudo de que precisa para ter sucesso nessa empreitada!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário