Categories: Plantas

Confira um método superfácil de como fazer muda de hibisco!

Veja como fazer muda de hibisco é fácil! Sabia que essa planta tem muitos benefícios além do paisagismo? Ela também pode ser usada para fazer chá! Ao aprender a fazer a propagação, você pode usufruir de todas as vantagens!

As dicas do blog da Petz sobre como fazer muda de hibisco são bem tranquilas. Mesmo os jardineiros iniciantes conseguem propagar a planta sem grandes dificuldades. Continue a leitura e confira!

Conhecendo o hibisco

O nome científico do hibisco é Hibiscus sp. O representante mais famoso é o Hibiscus rosa-sinensis. Essa flor é símbolo nacional do Havaí, ilha situada no Pacífico Central.

A planta hibisco pode desenvolver-se em forma de arbusto ou de uma árvore pequena, podendo atingir de 2 a 5 m de altura. As flores são bastante grandes e vistosas. Além disso, as pétalas têm uma paleta de cores incrível!

Como fazer muda de hibisco por estaquia?

A estaquia é o processo de propagação botânica por meio de um pedaço do galho de uma unidade adulta que já produz flores ou frutos. No caso do hibisco planta, escolha a espécie e corte um ramo de aproximadamente 20 cm.

Remova as folhas, deixando somente uma ou duas na parte mais alta do galho cortado. Enterre ¼ da ponta, apertando a terra ao redor de forma gentil, só para dar melhor sustentação para a muda.

Regue a muda sempre que notar o substrato seco, mas sem exagerar para não encharcar demais a terra. O excesso pode apodrecer as raízes da plantinha. Esse é o método mais fácil. Agora, confira uma forma mais avançada de como fazer muda de hibisco!

Como fazer muda de hibisco com sementes?

Tem como fazer muda de hibisco por meio das sementes, mas o método é um pouco mais trabalhoso. A seguir, o blog da Petz conta o segredo dessa forma de propagação!

Coletar as sementes do pé de hibisco parece impossível: se você não souber onde procurar, dificilmente vai encontrar. O segredo é o seguinte: a flor dura pouco tempo: um dia nas épocas mais quentes do ano e até três dias nos períodos mais amenos.

A parte que fica na planta do hibisco depois que a flor cai forma uma proteção que se parece com um copinho. É ela contém as sementes! Quando elas estão prontas para germinar, essa cápsula racha, derrubando-as no chão. É assim que se formam novas plantinhas.

Não é só isso!

A grande questão é como as sementes são formadas: essa parte é um pouco mais complicada. Elas só serão produzidas caso a flor tenha sido polinizada no tempo certo.

A polinização natural ocorre através do vento, das chuvas ou de animais, como as abelhas. O hibisco precisa que esses agentes “façam seu trabalho” logo que a flor se abre, pela manhã. Para você mesmo fazer isso artificialmente, pensando em propagar a plantinha com as sementes, use uma haste flexível com um algodão na ponta.

Passe-a em uma flor para obter o pólen, um pó amarelado que fica nas hastes centrais, e esfregue no estigma de outra flor. Ele é formado por 5 “bolinhas” mais escuras e altas que ficam na estrutura do meio. Proteja essa região após a polinização se o tempo estiver muito quente e chuvoso.

Demora de dois a três meses para as sementes ficarem prontas. Também é possível adquiri-las pela internet ou em lojas especializadas em produtos de jardinagem, como a Petz.

Bom, independentemente da forma, o plantio das sementes para fazer a muda de hibisco é bem mais fácil do que a coleta — ufa! Confira, a seguir, como plantar as pequeninas.

Como plantar as sementes de hibisco?

As sementes de hibisco devem ser colocadas em um substrato rico em nutrientes para germinarem e crescerem com força e saúde. Para prepará-lo, misture 1 parte de terra vegetal, ½ de húmus de minhoca, 1 de areia de construção de grão médio e ½ de terra vermelha.

Coloque o substrato em um recipiente, que pode ser um copo de plástico descartável. Agora, faça um buraquinho no meio (pode ser com o dedo ou o cabo de algum talher), com cerca de 0,5 cm de profundidade, e coloque uma semente, cobrindo-a com a mistura.

A germinação da semente, que é o momento em que ela solta a primeira raiz, ocorre em cerca de quatro semanas. O transplante das mudas para o local definitivo deve ser feito quando elas já tiverem com quatro a seis folhinhas.

Como cuidar do hibisco?

Cuidar do hibisco é simples. Ele não tolera climas muito frios ou quentes — o ideal é que seja cultivado entre 18ºC e 27ºC. A luminosidade diária deve ser de pelo menos 6 horas. A rega deve ser feita apenas quando o substrato estiver seco.

O hibisco precisa receber adubo todo mês na primavera e no verão. No outono e no inverno, a fertilização pode ser feita a cada 45 dias. O produto pode ser o orgânico ou o NPK 4-14-8. Faça podas anuais.

Agora, você já sabe como fazer muda de hibisco! As lojas da Petz têm as sementes dessa linda planta e mais diversos itens de jardinagem. Visite uma unidade e confira todos os produtos!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Como o Eucafluff® torna o tapete higiênico do seu pet mais sustentável?

Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…

11 horas ago

Mundo dos roedores: conheça os tipos de camundongos

Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…

16 horas ago

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

2 dias ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

4 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

4 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

4 dias ago